terça-feira, 29 de setembro de 2020

Se vitorioso durante o Regime Militar:o comunismo no Brasil teria dado certo?

Essa é uma pergunta com muitas variáveis e difícil de afirmar com exatidão pois depende de outras referências como os países que deram certo e errado ou a aceitação da economia à implantação do regime.Embora o regime militar (1964-1985) não fora o único período da história que houvesse tentativas de implantação de um governo comunista foi nele que houve uma maior repercussão.



Contexto

Não era de hoje que o comunismo tentava entrar na política brasileira.Tentativas fracassadas de golpes comunistas se espalharam pelo Brasil de Getúlio Vargas e até mesmo o presidente general Eurico Dutra colocou na ilegalidade o comunismo cortando relações com a ex-URSS.

Mas foi com a implantação do regime militar no Brasil com o golpe de estado de 1964 que um governo completamente alinhado com as políticas externas americanas tomou partido no país.Havia o chamado medo vermelho que foi a perseguição e a antipatia contra qualquer forma de comunismo seja na teoria ou na prática.

Nos EUA a partir do fim da Segunda Guerra Mundial predominou o medo vermelho justamente para impedir que a antiga União Soviética conseguisse mais aliados no país e no Ocidente.A divisão do mundo em capitalismo x comunismo predominou durante a Guerra Fria (1946-1991) e conquistar mais aliados era a chave do sucesso do regime tanto entre americanos quanto soviéticos.





"Pegando" Exemplos

Nas Américas houve tentativas de implantação com e sem sucesso.A mais notória é o caso cubano.No entanto tentativas frustradas na Guatemala e Nicarágua se tornaram famosas pela influência direta do governo americano em impedir o avanço desta ideologia no continente.

Em Cuba que sofreu um grave embargo financeiro dos EUA desde sua implantação houve avanços em questões de educação e saúde geral da população.No Brasil do regime militar com as constantes guerrilhas urbanas e no interior do país a implantação deste regime tornava-se fora da lei.

Partindo de uma comparação entre diferentes países e modelos de gestão como as ditaduras cubanas e chinesa o sucesso ou fracasso do regime comunista brasileiro poderia depender do modelo de gestão implantado:uma ditadura ou uma democracia.


Ditadura ou democracia?

Como saber se o regime comunista brasileiro seria uma democracia ou ditadura?O historiador Eric Hobsbawm afirmava em seus livros que o trabalho da história não é pensar o que teria acontecido mas o que aconteceu. Mas podemos pensar que numa ditadura comunista brasileira haveria muitas restrições como as que já haviam pelos militares como censura à imprensa e cassação de partidos contra o regime.

Áreas sociais que contemplam benefícios ao bem-estar da população como educação gratuita para os mais pobres em todos os níveis ou acesso à saúde e água potável também teriam avanços.





Economia

No quesito economia o comunismo não prevê a lei da oferta e da procura como no capitalismo.Existe a chamada economia planificada ou seja havia um plano para ela.Em um exemplo mais claro:

Uma safra de arroz atacada por uma praga desconhecida que tivesse uma grande perda do produto.Na economia capitalista haveria aumento do preço do arroz devido a oferta deste ser menor que sua procura nos mercados. Porém na economia planificada o preço do arroz se manteria igual mesmo havendo falta deste pois os valores seriam fixados pelo governo.

Em um país com forte presença da agropecuária como o Brasil fixar preços poderia representar falência de grandes produtores numa perda de safra embora tornasse mais democrático o acesso à comida aos mais pobres. 


Cultura

Na cultura tudo dependeria do modelo de gestão implantado.Na ditadura haveria predominância para o estilo conhecido como realismo muito comum nos países do bloco comunista e na União Soviética e divulgado pelo governo.

Este controlaria a imprensa e censuraria peças de teatro,filmes,livros,exposições de arte e até mesmo faria uma 'reforma' em antigos hábitos de leitura e educação das pessoas.A China de Mao Tsé Tung fez sua Revolução Cultural com base nesse pensamento.


Conclusões

O comunismo permaneceu um fantasma por décadas quando entrou na ilegalidade no regime militar.Seu sucesso ou fracasso assim dependeriam de muitos fatores se realmente fosse viável sua implantação como modelo de governo no Brasil.

Até a década de 1960 e 1970 o comunismo era interpretado apenas como um viés ditador devido ao exemplo chinês e cubano.A partir dos anos 1980 e principalmente 1990 novos partidos, em países democráticos do Ocidente, surgiram sob denominações discretas e menos ''agressivas'' como o social-democrata. Isso ajudou a amenizar o medo das classes políticas e da elite criando uma convivência pacífica.



LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário