Pular para o conteúdo principal

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO: Contém Spoiler


   José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui. 

IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.  Leia Ensaio sobre a Cegueira.




José Saramago



Cegueira espontânea e sem motivo

    A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral do título emprestado à obra: a cegueira . A partir daí as pessoas que vão atendê-lo e que estão ao seu redor também começam a ficarem cegas. É uma epidemia que aos poucos vai se mostrando ao mundo.

     Assim caminha uma grande parte da narrativa que vai se desenrolando em um local onde os cegos serão recolhidos e confinados em uma quarentena. O medo é que esses 'cegos' transmitam a cegueira às outras pessoas e então precisam ser guardados por soldados armados. Um antigo manicômio é escolhido para essa finalidade. 

   Há portanto uma situação nova e desconhecida, uma epidemia cuja explicação ainda não se conhece, então as pessoas 'cegas' são discriminadas e fechadas em um lugar separado das demais. 

   É importante destacar que Saramago ressalta com força que a cegueira é branca, leitosa, as pessoas veem tudo em branco e mais nada. Talvez o autor quisesse enviar uma mensagem com isso mostrando o quanto as pessoas precisem enxergar a si próprias além da aparência como no caso da prostituta e do velho que surgirão ao longo da história e que você leitor precisará ler o livro para saber esta referência.



Pessoas sem nomes, sem identidades, sem classes


   Os personagens começam a aparecer e nunca são identificados com seus nomes e sim por características físicas ou suas profissões e posições sociais como a 'mulher do médico' e o 'velho' por exemplo. Uma forma de mostrar como as pessoas são reconhecidas entre si na sociedade e o que elas são do ponto de vista das outras sem os nomes para dar-lhes intimidade. Os nomes nesse caso distanciam-nas deixando-as frias e mecânicas sem convívio. Parte importante da ideia sugerida pelo autor.

    Durante a convivência forçada,  desse grupo nessa difícil situação, elas se conhecem aos poucos de modo mais profundo e mais humano. Isso vai despertando simpatias, amizades e demais emoções em um grupo tão diversificado.
   


   Então: ali ,neste local de quarentena, por pressão da situação elas acabam tendo que conversar e mostrar o que pensam e sentem para estranhos. Nesse ponto do livro a referência é clara: as pessoas ao se abrirem para as outras deixam suas diferenças de lado independente de posição social, profissões, sexo e etc. Há uma crítica social e sobretudo um trabalho com a  recuperação da humanidade das pessoas que se perdem na visão do dia-a-dia. Para você que se interessou pela narrativa leia o livro e tire suas próprias conclusões.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Trilha Ho Chi Minh-O Maior desafio americano na Guerra do Vietnã

 A Guerra do Vietnã foi e continua sendo um dos maiores conflitos bélicos do século XX.Milhões de pessoas morreram durante este conflito que durou de 1954 até 1975 entre idas e vindas.De acordo com historiadores da área mais de 1 milhão de toneladas de bombas foram lançadas por forças americanas direcionadas para esta trilha.Por que ela em particular foi visada e mereceu tanta atenção? O Vietnã representou um retrocesso político,social e até histórico para os EUA pois mobilizou sua força militar máxima de encontro a um pequeno país costeiro nos confins da Ásia destruindo uma boa parte do território local.As técnicas de guerrilha empregadas pelo exército do Vietnã do Norte ou vietcong de tendência comunista apoiado pela China e URSS representaram outro desafio ao avanço americano. A importância da trilha Ho Chi Minh no campo de batalha do Vietnã reside no fato que grande parte da estrategia de defesa e ataque do exército comunista passava por ela.Transporte de equipamentos e tropas,...