domingo, 20 de setembro de 2020

Você conhece as linhas de Nazca?Um aeroporto de OVNIs ou culto de deuses?

Provavelmente você leitor já deve ter ouvido falar nas Linhas de Nazca, um famoso local arqueológico no deserto do Peru.Lá são encontrados linhas e desenhos,chamados de geoglifos, no próprio solo desértico da região de animais e pessoas.Hoje as linhas de Nazca são um importante ponto turístico no país e gera bons lucros para a indústria do turismo na área.Mas o que está por trás da aparente fama que essas linhas tem?Hoje vamos entender mais do que elas são.



Grafites dos povos antigos?

As linhas de Nazca,nome da cidade peruana onde elas estão,entrou para o rol de roteiros turísticos,arqueológicos e esotéricos desde sua descoberta na década de 1930 ,depois de um passeio de avião na área.Até aquela época os relatos dos povos nazca,que batizam a região eram mais locais do que públicos.Ou seja, somente as pessoas da região as conheciam e não uma leva constante de turistas  ávidos por sobrevoá-las de avião particular.

Desenho de um colibri(beija-flor)


Os nazcas eram um povo que habitava a região e era responsável por uma linda cerâmica e vestuário colorido que ainda hoje desperta curiosidade das pessoas.O que ficou famoso foi mais os desenhos que faziam no chão e que aparentemente não se apagavam com o passar dos séculos.Estes foram realizados há mais de 1000 anos e mesmo assim não foram apagados pelo vento e a chuva.

Outro ponto que deixa as pessoas ainda mais curiosas seria a alegação que tais desenhos só poderiam ser vistos de avião e nunca do chão.Isso seria o sinal de que os nazcas faziam seus desenhos para os deuses ou mais especificamente para extraterrestres.


Naves extraterrestres?

Essa ideia ficou muito difundida com os livros de um antigo hoteleiro suíço convertido em escritor e ufólogo chamado Erich Von Daniken. Ele divulgou a ideia, dentre muitas outras do gênero, de que os nazcas haviam desenhado como forma de orientar pousos de discos voadores e também como forma de reverenciar a inteligência superior desses seres espaciais.

De acordo com Daniken até mesmo um ''astronauta'' teria sido desenhando por eles mesmo séculos antes do homem se aventurar pelo espaço sideral.

Suposto desenho do ''astronauta'' 


Essas ideias foram suficientes para difundir desde então que os nazcas eram visitados por discos-voadores em seu passado.

Assim muitas pessoas adeptas dessas ideias convergiam para Nazca em busca de observar por si mesmas tais desenhos.

Embora Von Daniken ignore o fato de que no deserto da região praticamente não chove e não venta o que preservaria os desenhos por tanto tempo a alegação dos aliens persiste.Para entender como esses geoglifos foram feitos é simples:os nazcas removiam as pedras de origem vulcânica do chão deixando a mostra os contornos brancos por baixo delas.A erosão pelas intempéries é praticamente nula no deserto peruano embora hajam atos de vandalismo e acidentes de origem humana que as danifiquem.

Uma outra teoria

De grandes distâncias os desenhos são melhor visualizados como quando foram descobertos de um avião mas não é a única forma pois até mesmo do solo elas são visíveis.

Os próprios animais desenhados no deserto são típicos da fauna da região como os macacos,aranhas e colibris e eram reverenciados no folclore deste povo.

Existe uma rica pesquisa arqueológica empreendida na área de várias faculdades do mundo.Embora os nazcas não tenham deixados documentos explícitos sobre a função dos desenhos,este pode ser deduzido de pesquisas.Alguns dos animais tinham uma simbologia que representava a fertilidade e abundância que a chuva trazia já que o deserto era carente dela.

Recentemente novos geoglifos foram descobertos na região passando para mais de 200 deles.As linhas tanto quanto os geoglifos são considerados como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.


LEIA TAMBÉM

● Você sabe o que é ufologia?

O que é o Ocultismo?

Eram os deuses Astronautas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário