quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Os Assassinatos Ratcliff Highway-Um misterioso e não solucionado crime que abalou o mundo há 200 anos.Você conhece?

Numa época em que os povos celebravam uma duvidosa paz na Europa enquanto Napoleão estava em seu auge de poder e a ilustre rainha Vitória da Inglaterra ainda era uma criança um misterioso crime acontecia.

Desenho da época mostrando uma vítima escapando do assassino

Nos dias 7 e 19 de dezembro de 1811,sete assassinatos cruéis e misteriosos sacudiram a nação mais poderosa do mundo na época:a Inglaterra.Duas famílias de pessoas acima de qualquer suspeita e estimadas pela comunidade tiveram suas vidas interrompidas incluindo a de um bebê recém-nascido.

Os detalhes brutais do crime e a frieza dos assassinos chocaram a opinião pública que saiu às ruas em busca de justiça.Uma polícia acuada,erros na investigação e uma lista pequena de suspeitos tornaram a solução do crime ainda mais difícil.


As primeiras vítimas-A Família Marr

Embora crimes bárbaros e inexplicáveis não fossem tão raros quanto parecem em 1811,o perfil das famílias assassinadas e o modo como tudo aconteceu deixou profundas marcas na história criminal da época.

A família Marr à época do crime,contava com uma pequena loja de tecidos e uma modesta casa num dos bairros mais perigosos da cidade de Londres localizada no Sul num local chamado Ratcliff Highway.
Havia um longo histórico de roubo no local e vadiagem por conta de pessoas alcoolizadas mas nada igual ao que estava prestes a ocorrer na noite do dia 7 de dezembro por voltas da 0 hora.

Estavam na casa 5 pessoas:Timothy Marr(o pai),Celia(esposa),Timothy(filho) e 2 criados.Uma das criadas uma jovem chamada Margaret Jewell saiu para pagar algumas contas e comprar ostras para seus patrões comerem no fim de noite.Não era tão estranho haver movimento nas ruas e negócios abertos neste horário.

Alguma coisa estava errada

A criada ao voltar para a casa dos patrões encontrou as portas fechadas e as luzes do interior completamente apagadas.Suspeitando que os patrões haviam dormido e a esquecido do lado de fora começou a bater na porta.Passos foram ouvidos pela casa e o bebê Timothy começou a chorar alto até subitamente parar.

Um vigia da rua e um vizinho da casa ficaram curiosos com o desespero da moça.Um deles notou que a porta dos fundos da casa estava aberta e algumas pegadas com sangue se precipitavam para o lado de fora da rua.

Ao entrar na casa e vasculhá-la se deparou com um horror que jamais esperaria ter visto.Ao descer as escadas para entrar na loja,que ficava embaixo da casa, viu o criado completamente ensanguentado.
Seu rosto havia sido esmagado por um objeto muito duro e seu sangue recobria as paredes.Seu patrão jazia atrás do balcão igualmente morto por inúmeras pancadas na cabeça.

A arma do crime,uma marreta


Outras pessoas entraram na casa a procura de Celia e do pequeno bebê.Encontraram-na no vestíbulo com a cabeça mortalmente alvejada ainda escorrendo sangue o mesmo fim que teve o bebê.

Início das investigações

Soado o alarme,buscas de vizinhos e da polícia foram iniciadas na casa e nas redondezas por suspeitos e testemunhas que foram consultadas.A arma do crime foi encontrada num dos quartos jazendo atrás de uma cadeira:uma grande marreta usada em carpintaria naval.Havia restos de cabelo humano e sangue e foi levada para análise.Descobriu-se mais tarde que havia uma inscrição nela as letras ''I P''  ou  ''J P''.Isso poderia indicar o nome de seu dono e até mesmo levar aos assassinos.

Cartaz de recompensa da época 


O Segundo Ataque

Na noite do dia 19 de dezembro doze dias depois da morte da primeira família um segundo ataque tomou lugar numa taverna que também era uma residência e pensão da família Williamson.Desta vez 3 pessoas foram mortas com o mesmo método,John e Elisabeth Williamson e a sua criada Bridget Anna.
Porém 2 pessoas sobreviveram um pensionista que pulou nu pela janela para fugir do criminoso gritando a palavra ''Assassinato!'' e a filha do casal que dormia enquanto acontecia os crimes.Estranhamente ela não foi acordada ou atacada e serviu como testemunha no crime.

Caçada aos Assassinos
Uma grande recompensa foi oferecida pela polícia por qualquer informação que levasse à prisão dos assassinos.Uma onda de protestos se seguiu às mortes cobrando justiça e maior empenho das autoridades.

Suspeitos

1-Gangue:Na noite do primeiro ataque testemunhas afirmaram ter visto cerca de 10 homens correrem por uma rua que saía de Ratcliff Highway rumo ao porto que era vizinho do local.Alguns marinheiros foram interrogados mas tinham álibis fortes.A teoria do roubo também foi descartada pois havia uma gaveta com dezenas de libras do casal que não foram levadas.

2-Empregado da loja:Um cinzel que pertencia à loja foi encontrado na cena do primeiro crime que fez ligar a um carpinteiro da loja de tecidos.Este também tinha um álibi convincente.

3-John Williams:O suspeito número 1 da polícia e antigo desafeto de Timothy Marr no tempo em que trabalharam juntos na Marinha Mercante inglesa onde havia até entrado com uma queixa contra este.Haviam provas que ligavam-no ao local do segundo ataque e se tornou o principal suspeito dos crimes.

Um raro desenho da época do principal suspeito dos crimes


A conclusão final do caso declarou que John Williams teria sido o autor dos 7 homicídios mas somente depois dele cometer suicídio na prisão enquanto aguardava seu julgamento tornando o caso mais misterioso.

Algumas teorias tentaram explicar as motivações do crime inclusive com ideias fantasiosas como envolvimento de maçons.Embora a teoria da vingança seja a mais aceita devido às circunstâncias dos crimes como desinteresse dos assassinos pelo dinheiro das vítimas e de ter levado a arma do crime ao local de sua execução.

O crime assim entrou para a história como um mistério ainda não completamente resolvido e já foi citado até mesmo na primeira aventura do detetive Sherlock Holmes-Um Estudo em Vermelho.

LEIA TAMBÉM

O Enigma de Jack Estripador

Você sabe o que aconteceu no caso Amityville?Conheça mais sobre esse assustador caso!

O Gênero de Terror no Gosto popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A Conquista da Lua pelo Homem