quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Você sabe o que são os snuff videos?Conheça mais sobre essa perturbadora lenda urbana

Hoje o tema será polêmico e até perturbador:os snuff videos que são uma controversa lenda urbana conhecida no mundo da internet e do cinema há décadas.Muito se fala sobre a veracidade dessas horríveis produções.Mas o que é verdade e mentira?




A Origem dos snuffs

Snuff videos são em linhas gerais filmes curtos ou longas em que crimes e assassinatos reais acontecem e depois lançados para distribuição.Pode parecer absurdo mas,de acordo com essa lenda, haveria um público consumidor desse tipo de gênero.

A palavra snuff que designa esses filmes geralmente se refere ao pavio queimado das velas mas o seu verbo significa cortar fora e matar por isso serviu e foi usada para qualificar esses supostos filmes.A própria palavra snuff é usada também em gírias sempre em sentido mórbido e já é conhecida há muito tempo na língua inglesa.

Já a relação da palavra com esse tipo de filme vêm dos anos 1970 de um livro chamado The Family:The Story of Charles Manson's Dune Buggy Attack Batallion de Ed Sanders, onde esse autor,afirma que o notório assassino Charles Manson teria gravado seus crimes e ocultado suas fitas que nunca teriam sido reveladas em seu julgamento.

A partir daí algumas produções passaram a ser feitas com base nessa proposta.


O Polêmico Holocausto Canibal

No mundo das lendas urbanas interpretadas como reais poucos são os filmes que se destacam como Holocausto Canibal do diretor italiano Ruggero Deodato.Lançado no início dos anos 1980 causou um profundo impacto que até hoje deixa muitas pessoas enjoadas de frente para as telas.
Cenas cruéis de mortes com mutilações graves e até canibalismo são mostrados na tela de modo muito convincente inclusive no relato jornalístico exibido no filme.


Pôster de Holocausto Canibal

A história de jovens americanos desaparecidos na selva da América do Sul e dizimados por tribos indígenas de canibais teria ganhado as manchetes dos jornais americanos na época como mostra o filme.
Durante o lançamento oficial do filme os atores não compareceram o que levantou suspeitas de que as cenas mostradas no filme seriam de assassinatos reais e o diretor foi preso.Sua libertação só aconteceu quando provou que o elenco estava vivo.
No caso tudo não passava de um golpe de marketing,muito bem orquestrado e bem-sucedido.

Na esteira de sucessos como esse outros filmes também foram lançados.Outro muito polêmico foi o japonês Guineas Pig um estranho filme amador sem trilha sonora ou efeitos com cenas brutais da morte de uma mulher.O ator americano Charles Sheen ,da série Dois homens e Meio,ao assistir um dos filmes desta franquia teria se convencido de sua realidade e acionado o FBI para investigar.

Em tempos mais modernos um grande sucesso de bilheteria foi a Bruxa de Blair de 1999.Rodeado de grande expectativa de lançamento e marketing em torno de uma suposta história de 3 jovens desaparecidos misteriosamente numa floresta.Um filme também amador sem nenhum tipo de trilha sonora ou efeitos especiais somente uma gravação mostrando a filmagem caseira dos personagens.

Hoje devido ao sucesso desses pioneiros ''snuff videos'' já existe um gênero cinematrográfico com base nesses filmes caseiros,os hand cam onde os próprios atores filmam as cenas em tempo real em que acontecem e vivem a história.

Os snuff videos da vida real

Embora uma indústria de cinema baseada em snuff videos seja impossível, de fato filmes de assassinatos e suicídios reais existem.

Alguns casos:

1-Os Maníacos de Dnepropetrovsk :Foram 2 jovens ucranianos que filmaram o momento em que assassinavam um morador de rua com golpes de martelo e facadas.Também fotografavam e filmavam tortura e morte contra animais.Foram presos e cumprem pena sendo seus vídeos usados como prova no tribunal.

2-Robert Budd Dwyer :O surpreendente caso real do político americano acusado de corrupção e à beira da prisão que convoca uma grande coletiva de imprensa com os principais canais de TV americana.Após ler uma extensa carta escrita a próprio punho se suicida de frente para as câmeras para surpresa e terror da platéia.

3-Ricardo Lopez : O tenebroso caso do rapaz que filma suas perturbações mentais em longas fitas VHS nos anos 1990 ainda antes do advento da internet.Suas tristes e estranhas fitas se tornaram famosas nos ambientes cults mundo afora e a cena final onde se suicida se tornou sinônimo de loucura.

Ricardo Lopez antes do suicídio


Como conclusão,vimos que os filmes onde assassinatos realmente acontecem existem e são obras de criminosos e sádicos que são levados a julgamento ou não.Porém toda uma indústria de cinema que funciona com filmes de assassinatos de pessoas é um exagero que serviu para polemizar essa lenda urbana.


LEIA TAMBÉM

A Verdadeira história de Amityville

O gênero de Terror do gosto popular

A violência pode ser Aprendida?O experimento do boneco joão-bobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário