Pular para o conteúdo principal

É verdade que o povo tomou o poder do imperador na Revolução Russa?


Na verdade o povo foi o principal responsável da Revolução Russa que aconteceu em 1917.A revolução que é considerada a primeira de caráter socialista a tomar o poder continua sendo um dos fatos históricos mais importantes do século passado.Vamos conhecer com maiores detalhes agora o papel das classes populares dentro dela.Vamos lá!


Luxo demais,comida de menos
Basicamente era assim que vivia o povo russo no início do século XX e até a época da Revolução.Sabe-se que em 1917,a Europa ainda estava em guerra e a Rússia fazia parte dela lutando contra o bem equipado e alimentado exército alemão.A Rússia ainda era um país muito atrasado para o padrão da Europa Ocidental,a parte rica do continente,vivendo majoritariamente da agricultura.Embora fosse um gigante geográfico era considerado um Gigante de Pés de Barro,pois era incapaz de se sustentar.
A guerra só serviu para acirrar ainda mais a insatisfação dos pobres russos com o imperador que abusava cada vez mais de seu prestígio e tradição.A corrupção do governo e o luxo que a família imperial ostentava em contraste com a terrível fome e as péssimas condições dos soldados no campo de batalha foram a gota d´água para a população sofrida.

Em fevereiro de 1917 o imperador Nicolau II,conhecido na Rússia como czar,renunciou ao trono quando protestos violentos contra os abusos de seu governo vieram à tona na então capital do país na época que se localizava em Petrogrado,atual São Petersburgo.Muitas mortes entre os manifestantes que exigiam reformas no modo de governo serviram para prejudicar a imagem já desgastada do imperador que tentou colocar seu irmão para sucedê-lo no trono.Com a recusa de seu irmão um Governo Provisório,mobilizado às pressas assumiu o poder do país enquanto o imperador e sua família eram então exilados.



A Guerra Mundial só havia mostrado o quanto o povo russo das camadas mais pobres tinha sofrido e se manter nela era uma situação insustentável. Não havia mais recursos para equipar e alimentar milhões de soldados numa guerra que não tinha mais sentido.Ainda assim o Governo Provisório emitiu um comunicado aos seus aliados afirmando seu compromisso em continuar lutando o que levou às deserções em massa no exército e adesão aos revolucionários da ala bolchevique do partido socialista revolucionário.

O Governo Provisório se mostrou ineficaz a um ponto em que já não podia se manter no poder.Suas medidas conservadoras e anti-populares reforçaram a ala mais radical do Partido Socialista que tinha mais empatia e proximidade com a causa dos mais pobres do país,o que explica o sucesso da liderança bolchevique de Vladimir Lênin que voltou do exílio para assumir a revolução.



Paz,Terra e Pão
Esse foi o lema adotado por Lênin ao voltar do exílio para a Rússia,seu discurso estava muito mais alinhado com os interesses dos camponeses,operários e soldados rasos do que o Governo Provisório ainda apegado às antigas tradições monárquicas e a ala conservadora do partido revolucionário conhecidos como mencheviques.O abandono da guerra para aderir à revolução em busca de comida e de terras para trabalhar animou a população faminta.

O Governo provisório enfraquecido é enfim destituído em outubro(no calendário da revolução e novembro no calendário gregoriano) quando os revolucionários tomam áreas estratégicas da administração como agências de correios e telégrafos e prédios públicos.A família imperial russa,símbolo do atraso econômico e social e de sua dinastia antiquada rodeada de luxo sem fim foi executada antes que pudesse ser resgatada,um medo dos revolucionários.Era o fim de uma Rússia e início de outra a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas cujo ideal se espalharia por diversas partes do mundo inclusive no Ocidente.



LEIA TAMBÉM

Do império romano à invasão do Iraque,a explosão das fake news

A Polêmica ciência da Guerra Fria

As causas e consequências da Grande Depressão de 1929

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...