quinta-feira, 28 de junho de 2018

Se haviam tantos índios na América,por que os europeus escolheram os africanos para serem escravos?

  Com a 'descoberta' da América,todo um sistema de colonização e ocupação do território precisou ser
posto em prática pelos europeus.Era necessário impor um sistema produtivo para enriquecer o mercado europeu que ambicionava o ouro e prata em seu início,depois aos poucos foi sendo criado o plantation ,sistema econômico que predominaria durante a maior parte do período colonial na América Latina.
   Era baseado no latifúndio que exigia grandes extensões de terra cultivável para o plantio de uma única cultura como foi com a cana-de-açúcar,outra marca desse sistema junto com o trabalho compulsório ou escravo.

Navio negreiro por Rugendas 1835


Segundo o historiador Bóris Fausto não havia somente um motivo específico para explicar a opção dos europeus pelos africanos como escravos ao invés dos índios,chamados na época como negros da terra,mas um conjunto deles:

1-A quantidade de europeus disponíveis para aceitar trabalhar em terras desconhecidas e selvagens,como até então era conhecido o Brasil,foi insuficiente e até mesmo inviável para as coroas espanhola e portuguesa.Já que um trabalhador europeu teria de ser assalariado e os custos com eles não compensariam as despesas já grandes em assegurar a posse do território.
   As experiências de colonos nas capitanias hereditárias no início da ocupação portuguesa do Brasil são um exemplo claro disso,onde a desorganização e o individualismo prevaleceram já que o colono português como trabalhador livre e quando exercia o trabalho,mantinha os lucros somente consigo não repassando à coroa portuguesa,mais um sinal inequívoco de fracasso comercial para Portugal.

2-Os índios não se adaptavam ao sistema escravista nas lavouras do plantation imposto pelos europeus pois tinham um modo de vida bem peculiar baseado na caça,pesca e cultivo da pequena lavoura de subsistência.Some-se a isso a resistência imposta à escravidão.

   Diferente do africano,que era um deslocado de sua terra natal desconhecendo-a completamente,o índio encontrava em sua casa e dominava a geografia local empreendendo fugas para o interior onde o europeu não tinha acesso assim como demonstra o historiador Alberto da Costa e Silva.O isolamento foi uma importante arma usada contra a escravidão.

3-As doenças trazidas pelos europeus como sarampo,sífilis e sobretudo a temida varíola para as quais os índios não tinham defesas imunológicas foram também um fator decisivo para a escolha do africano.Pois com a constante redução do número de índios disponíveis para o trabalho acarretado pelas epidemias disseminadas em grande parte dos casos por padres jesuítas(da Companhia de Jesus) a coroa portuguesa se viu obrigada a recorrer a outra fonte de trabalho.

4-A Igreja protegeu os índios da escravidão pois acreditavam que mesmo sendo pagãos e selvagens uma visão comum e difundida na época e partilhada até mesmo pelo então padre jesuíta Manoel da Nóbrega que duvidava da humanidade indígena,poderiam ser cristianizados.É bom ressaltar que a Era dos Descobrimentos coincide com a Reforma Protestante e Contrarreforma católica ambas em solo europeu que influenciou na criação da Companhia de Jesus.

   A Igreja preocupada com o avanço da fé protestante no mundo,o que lhe reduzia seu poder e influência, cria este órgão com a missão de converter o máximo de pessoas à fé católica,como seria no caso da catequização dos índios nas Américas.Ela foi a maior responsável pela chamada assimilação indígena ao cristianismo,que é quando uma cultura dominante absorve uma menor,aqui a cultura européia,cristã e patriarcal sobre a cultura indígena,xamânica e comunitária.

Também cumpre ressaltar que a proibição da escravização dos índios,reforçada por decreto real com exceção de algumas tribos,gerou muitos problemas com colonos que ainda recorriam a esse tipo de mão-de-obra.

O padre jesuíta José de Anchieta pregando a um grupo de índios


5-O africano também tinha outros atrativos que o transformaram em uma opção para a escravidão no lugar do índio,que era justamente a experiência em trabalhar o ferro e no pastoreio,um costume mais ajustável ao modo de produção econômico implantado pelos europeus na América.

6-Além da África não havia outro lugar mais propício em capturar pessoas para a escravidão já que o mundo islâmico se constituía de importante e forte adversário econômico,social e militar da Europa que havia conquistado a Península Ibérica,todo o Norte da África,Ásia Ocidental(o Oriente Médio) e parte da Central enquanto o Extremo Oriente como o Japão e a China eram inviáveis por uma série de motivos.

Com os indígenas inviáveis para o trabalho escravo em larga escala nos latifúndios apesar das sucessivas incursões de bandeirantes para apresá-los e transformá-los em escravos, a partir sobretudo do século XVII,essas iniciativas eram limitadas em relação à opção feita pelos africanos que já contavam no século XVI com uma importante valorização no mercado escravo.

As primeiras levas de escravizados foram capturadas no final do século XV na costa Ocidental africana para o trabalho escravo em Portugal e  nas ilhas do Atlântico como a ilha da Madeira por exemplo.As experiências nesses territórios deram certo e logo foram implantadas no Brasil seguida pela Espanha na América Latina e demais áreas do continente.

Assim o trabalho escravo africano tornou-se cada vez mais importante e lucrativo,um poderoso comércio transatlântico se desenvolveu em torno dele e que deslocaria cerca de 10 milhões de pessoas do continente africano até sua abolição gradual no século XIX como descreve diversos historiadores.


Leia Também


1- A América não foi descoberta por Cristovão Colombo,se você leitor ainda não sabia disso,leia um artigo publicado aqui no blog sobre a chegada dos primeiros europeus à América.Clique aqui e leia!

2- Dentro do contexto das ocupações,imaginemos como seria a Europa sob domínio islâmico no auge de sua expansão no continente.Um artigo sobre esse tema foi escrito aqui mesmo no blog,siga e leia clicando aqui.

3-Aproveite e conheça também a incrível história da rainha africana vendida como escrava a traficantes brasileiros.Leia acessando aqui!





Referências


1Bóris Fausto-História do Brasil

2-José Jobson de Arruda-Toda a História

3-Aquino,Fernando,Gilberto e Hiran-Sociedade Brasileira:Uma História

4-Paul Gilroy-O Atlântico Negro

5-Manolo Florentino-Em Costas Negras




Obrigado pela visita e se puder divulgue e assine o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A Conquista da Lua pelo Homem