domingo, 13 de setembro de 2020

Um dos segredos mais bem guardados do mundo:a fórmula da Coca-Cola

   Quem nunca bebeu uma Coca-Cola que atire a primeira pedra.Pois ela é o refrigerante mais famoso e consumido do mundo.São bilhões de litros desta adocicada bebida que todos os anos são produzidas em filiais da marca ao redor do mundo.O criador da fórmula John Pemberton jamais imaginaria que sua bebida teria tanto impacto na cultura pop do mundo no século XX.




A Coca-Cola criando e inovando

Símbolo de toda uma geração e do próprio capitalismo americano,a Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas do planeta como a Microsoft ou o McDonald's. Presente em praticamente todos os países e territórios com mínimas exceções,que geralmente embargam o produto por questões políticas contra os EUA.Por isso mesmo o refrigerante se tornou o símbolo maior da cultura pop americana ao longo do século XX e chega ao XXI com a mesma força de antes.


John Pemberton,criador da fórmula


Criada originalmente em 1886 no estado americano da Geórgia pelo químico e farmacêutico John Pemberton sua fórmula permanece um mistério muito bem guardado que somente os altos funcionários da empresa sabem.

A Coca-Cola ironicamente começou como um mero remédio que prometia combater os males do corpo como fadiga,dores,depressão nervosa e 'humores'(nome para cansaço na época).A proposta original de Pemberton, como farmacêutico, era justamente criar uma bebida que pudesse melhorar o ânimo das pessoas,uma ideia muito comum naquele final de século XIX.

Antiga propaganda do Biotônico Fontoura



Já haviam muitas bebidas semelhantes no mercado que prometiam os mesmos resultados eram chamados de tônicos e fortificantes.No Brasil o Biotônico Fontoura foi o maior exemplo dessa época que usava álcool em sua fórmula para realçar o apetite de crianças hoje banido.

Pemberton então teve uma ideia original que sem querer mudaria o ramo de bebidas e a indústria de marketing para sempre.Ao invés de continuar usando óleos vegetais e vinho de Bordeux,que era muito caro nos EUA decidiu usar um ingrediente inusitado,a noz de cola.

Esse vegetal veio com os escravos africanos nos navios negreiros assim como o café e já naquela época era usado contra os males da ressaca,um dos benefícios que queria lançar com sua nova bebida.A folha de coca é usada nos Andes há muitos séculos e suas propriedades terapêuticas são muito conhecidas como os males acima descritos.O soroche ou mal de altitude,é um dos sintomas combatidos pelo mastigar da folha de coca que inclusive o antigo povo inca fazia.

Asa Griggs,que comprou e lançou a marca



Assim unindo a cola africana e a coca andina,Pemberton de seu laboratório fez um xarope grosso e escuro mas com um gosto muito ruim que não agradava.

Para contornar esse problema ficou muito tempo em seu laboratório testando diferentes dosagens e ingredientes para tirar o gosto margo da nova bebida e assim agradar o paladar do público.A fórmula surgia.

Vendida a princípio em sua própria farmácia a Coca-Cola passou a ser comercializada em outras como o remédio que prometia ser desde o início.Embora seja estranho nos dias de hoje,a Coca-Cola era misturada na hora em que era comprada geralmente à água de torneira em balcões luxuosos das farmácias em estilo Art Noveau.

A água com gás que também era um remédio na época teria sido misturada por acaso quando um cliente precisava se curar de uma triste ressaca.
Pemberton vendeu a fórmula para o também farmacêutico Asa Griggs após patenteá-la que a lançou no mercado em uma incrível e inédita campanha publicitária que a tornou uma marca mais valiosa.


Campanha publicitária 

Poucas marcas foram tendo tanto impacto financeiro e cultural como a Coca-Cola que durante a 2º Guerra expandiu ainda mais seu já grande mercado consumidor.A bebida era vendida a preço de custo para soldados em qualquer país em que estivessem lotados como forma de manter as fábricas no fim da guerra.A partir dessa época uma campanha ainda mais agressiva de marketing passou a fazer parte da empresa ligando-a à cultura jovem e ao American Way of Life como nas propagandas de cigarro.

No decorrer do século XX e com a Guerra Fria,a imagem da Coca-Cola foi inexoravelmente ligada ao consumismo americano sendo embargada em alguns países que discordavam da política externa dos EUA.




Nos anos 1980 a direção da empresa anunciou uma grande mudança na fórmula do refrigerante que prometia revolucionar o mercado de bebidas como havia sido no lançamento original do produto.
A ideia era deixar a Coca mais doce de acordo com uma pesquisa de qualidade feita com mais de 200 consumidores fiéis da bebida.Foi o maior fracasso da Coca-Cola em 100 anos de vida.
A direção da empresa rapidamente precisou mudar para a fórmula original acrescentando a palavra ''Classic'' ao rótulo para mostrar que tudo era como antes.

A fórmula aliás é o segredo industrial mais bem guardado do mundo do qual somente altos químicos e diretores da empresa sabem e são passados sempre oralmente sem nada ficar registrado,lenda ou não assim é divulgado já que poucos tem acesso.Somente um documento com a  receita é guardado no cofre da sede geral da empresa em Atlanta.Os ingredientes e as dosagens são um mistério que a Coca-Cola não revela.

Sabe-se que no início de sua produção a cocaína fazia parte da fórmula mas com as leis mais rígidas sobre o controle de substâncias psicoativas ela foi eliminada.Por hora a empresa se mantem como uma das mais ricas e influentes do mundo símbolo de toda uma cultura de consumo maior que alguns PIBs de países pobres.


LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário