terça-feira, 22 de setembro de 2020

As Surpreendentes Curiosidades sobre a construção de Brasília-A capital do Brasil

Se existe uma cidade que saiu do papel literalmente como um ambicioso projeto de arquitetura e urbanismo,ela sem dúvida foi Brasília.Quando o então presidente Juscelino Kubitschek ,por lei ,inaugurou a nova capital uma nova era no Brasil estava sendo iniciada por muitos motivos.

Não é exagero pois Brasília representou uma virada social e cultural sem precedentes no Brasil formando uma influente cidade política.Uma cidade que representasse a união literal de todos os cantos do país pois havia sido planejada no centro geográfico do país numa área ainda inóspita,mesmo para os anos 1950.

O trabalho colossal da obra entrou para as páginas da história imortalizando o nome do presidente Kubitschek no dia 21 de abril de 1960,data simbólica do descobrimento do Brasil em 1500.

No entanto em volta de sua famosa e incrível construção existe uma série de curiosidades que vamos conhecer a partir de agora.




1-No Programa de Metas-Brasília uma meta Extra 

Foi em um comício durante sua campanha eleitoral que o então candidato Juscelino Kubitschek teve a ideia de deslocar a capital do Brasil do Rio de Janeiro para o interior.

Indagado por um eleitor na cidade de Jataí sobre a criação de uma nova capital no Planalto Central,cujo projeto estaria na própria Constituição,Juscelino teria se surpreendido e concordado com a sugestão.
Em seu Programa de Metas,seu famoso plano para desenvolver a economia do país em 5 anos de mandato,Juscelino não tinha uma nova capital como meta e somente após essa sugestão inesperada que a anotou.



2-Um Novo Desbravamento do Sertão Brasileiro

Kubitschek havia assumido a responsabilidade de deslocar para o interior do Brasil a nova capital.Criou a empresa pública Novacap para cuidar da construção da cidade de acordo com o Plano Piloto do arquiteto Lúcio Costa e da concepção artística de Oscar Niemeyer.No sentido de mobilizar uma grande frente de trabalho para as obras ele comparava o projeto ao que chamou de um desbravamento do sertão.



Da mesma maneira que há séculos atrás bandeirantes adentravam no interior do país em busca de ouro Kubitschek acreditava que construindo Brasília seria ocupar o interior quase despovoado do país.Um pensamento que na época não estava equivocado visto os vazios demográficos ainda persistentes no Centro do Brasil.



3-Brasílio Franklin

Foi esse o curioso nome que recebeu a primeira criança nascida na nova capital ainda em sua fase de construção.Em homenagem à criação de Brasília além do nome a criança recebeu como padrinhos em pessoa,o presidente Kubitschek e sua esposa.


4-A Cidade Livre e a 1ª Missa

Durante toda sua construção JK,como ficou conhecido o presidente Kubitschek,inspecionara pessoalmente o canteiro que era Brasília sempre reforçando o ideal e importância.Fazia questão de cumprimentar pessoalmente todos os trabalhadores da obra dos arquitetos e engenheiros aos pedreiros e serventes.Devido a fluência cada vez maior de pessoas de distintas origens chamava a cidade nascente de Cidade Livre.

Para comemorar o nascimento desta celebrou uma missa na data simbólica de 3/5/1957 em referência à primeira missa celebrada no Brasil com a chegada dos portugueses no dia 3/5/1500 simbolizando o reinício da ocupação do interior distante dos grandes centros econômicos e populacionais da época.


5-Candangos e Imigrantes

Desde sua fase de construção Brasília já demonstrava o seu caráter de união nacional e internacional.A ideia de JK foi de sempre integrar as diferentes áreas do Brasil sempre marcadas por longas distâncias.O país devido às suas dimensões continentais sempre representou um desafio a ocupação como havia acontecido nos EUA e nas tentativas de desbravamento empreendidas nos anos 1940 por Getúlio Vargas e Cândido Rondon,o Marechal Rondon.

Pessoas vindas de todo o Brasil acorriam para o interior do Planalto Central,que por fim recebeu a nova capital,para trabalharem.Essas pessoas e suas famílias ficaram conhecidas como candangos que ainda hoje, informalmente como registra alguns livros, denomina os nascidos na cidade.

Brasília representou um novo começo para essas famílias que fugiam da seca e da pobreza em seus estados e também de seus países já que haviam muitos estrangeiros.Não era incomum se ouvir pessoas falando espanhol nos canteiros de obras.Até mesmo um escritório de imigração foi montado nos arredores da obra para registrar e receber esses novos moradores.


Caminhão pau de arara trazendo candangos para trabalhar





LEIA TAMBÉM

O Velho e o novo Populismo na América Latina

Algumas curiosidades do famoso edíficio Empire State Building.Você Conhece?

⚫ Como foi a fuga da família real portuguesa para o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário