segunda-feira, 27 de julho de 2020

Abraham Lincoln-O presidente que mudou para sempre a história americana

Poucos personagens históricos são tão lembrados quanto Abraham Lincoln,o 16° dos Estados Unidos.
Fosse pelas circunstâncias cinematográficas de seu assassinato quanto pela sua resposta durante a Guerra Civil americana e a libertação dos escravos no país.



Nascimento de um mito


 De origem pobre e determinação inquebrável conseguiu pouco a pouco conquistar seu espaço na dividida sociedade americana.

  Lincoln permaneceu durante muito tempo como um personagem contraditório dentro da política americana pois foi o responsável por desmontar o lucrativo e imoral negócio da escravidão que levou o país à guerra. Seus discursos conciliadores e humanistas servem como um poderoso reforço de sua memória.

   Num país tremendamente dividido pela mácula da escravidão,Lincoln sentiu que uma atitude para acabar com esse flagelo deveria ser tomada embora já soubesse das consequências.
Nascido no interior dos Estados Unidos,numa área rural com pouco ou nenhum acesso à educação e tecnologia passou a maior parte de sua infância e adolescência trabalhando no campo.


   Acostumado à arar a terra e cortar lenha sempre sentiu orgulho de suas raízes simples. Essa imagem de homem trabalhador e do campo se imortalizaram no imaginário popular sendo propagada ao longo do tempo na propaganda nacionalista americana.

Pintura de época como lenhador 

   Autodidata e competente conseguiu se formar em direito e trabalhar na área adquirindo experiência que seria usada em sua carreira política.


   Depois de se eleger deputado e senador pelo finado e esquecido partido whig,seu próximo passo seria se tornar presidente atendendo apelos de seus colegas de partido.

   Foi em sua gestão que os eventos mais decisivos da história do país se processaram desde a fundação deste :a guerra civil e a libertação dos escravos. Nada foi tão desafiador e exigiu tantos esforços quanto elas.


Como foi acabar com a  escravidão nos EUA?
 
   Quando Lincoln assumiu a  presidência do país em 1861,a escravidão era um tema recorrente nas rodas de conversas e meios intelectuais que viam-na como  uma imoralidade.

   Lincoln acreditava que todos os homens nascem iguais como diziam os fundadores da nação americana que havia conquistado sua liberdade através da Revolução.
  Persistir na escravidão representava uma ofensa ao ideal de liberdade defendido pelo jovem país.Porém tudo isso não significava nada para os estados do Sul que dependiam dos escravos para manter sua qualidade de vida e riqueza.

Escravos numa plantação de algodão no Sul do país 

  Banir a escravidão desses estados começou a virar ponto de honra quando Lincoln foi eleito. Era o prenúncio de uma das maiores guerras do século XIX comparada à Guerra do Paraguai para o Brasil.


Um país dividido pela Guerra 


   Lincoln foi presidente no momento mais difícil,como unir um país em guerra que julgava na teoria "todos os homens iguais " mas que na prática escravizava os outros?

   O Sul não desistiria tão fácil de manter sua independência e haviam até mesmo feito uma constituição separada dos EUA com um presidente eleito chamado Jefferson Davis com a capital do novo país no estado da Virginia.

 Na lógica da Confederação,como se chamava o novo país dos rebeldes,o governo dos EUA e o presidente Lincoln não tinham mais o direito de decidir se a escravidão seria ou abolida em seu estado.
Lincoln autorizou soldados negros para lutar na guerra


  Cerca de 600 mil americanos de ambos os lados da guerra morreram,um número maior do que todos os mortos em outras guerras que os EUA participaram como o Vietnã e a Segunda Guerra.
   A habilidade de Lincoln,um simples camponês que conquistou o cargo mais importante do país,em enfrentar a guerra e conseguir a vitória e a emancipação dos escravos em 1865 mudou a história.

    Uma escrava chegou a dizer que Lincoln seria lembrado por muito tempo por libertar os negros da escravidão que era

"(...)atroz e sem sentido um homem possuir outro."


O movimento abolicinista que contava com nomes conhecidos até hoje como os escritores Mark Twain e Herman Melville de Mobydick comemorou a decisão embora o país nunca mais fosse o mesmo dali para a frente.

   Lincoln seria assassinado em 1865,o ano do fim da guerra e da abolição da escravidão por um ator que invadiu o camarote disparando um tiro de revolver em sua cabeça. Seu assassino não se conformava com a derrota do exército do Sul e considerava Lincoln um tirano de origem pobre e palavreado vulgar que não merecia o cargo.


  
x

Um comentário:

Postagem em destaque

A Conquista da Lua pelo Homem