Pular para o conteúdo principal

Por que afinal Portugal e Espanha foram os países pioneiros nas descobertas marítimas?

Essa é uma pergunta muito comum nas salas de aula quando o assunto são as Grandes Navegações. O mundo nunca mais seria o mesmo depois das aventuras de portugueses e espanhóis pelo Oceano Atlântico rumo às Américas.Hoje muito se debate sobre a legitimidade das conquistas e as motivações que levaram esses povos a serem os primeiros a alcançar a glória.



A Escola de Sagres

A lendária Escola de Sagres foi uma das maiores instituições da época e responsável pela reunião de todo material técnico e teórico que levou os portugueses ao ultramar.Mas o que sabemos dessa escola é que ela não era uma escola no sentido que conhecemos hoje.

Não havia um prédio ou casa onde ela funcionasse e recebesse seus alunos e professores como se possa imaginar. Tudo não passou de uma série de dados,reuniões,ideias e estaleiros dispersos sobretudo na famosa Ribeira das Naus em Portugal onde os projetos de navegação circulavam.

Estátua de Dom Henrique em local público




O Navegador

O Infante Dom Henrique-O Navegador foi um dos primeiros governantes de Portugal a querer dar início às aventuras marítimas.Era um homem culto e audacioso que aprendeu sobre técnicas de navegação com sábios italianos envolvidos nas cruzadas assim como os islâmicos.Foi durante seu reinado que houve a lendária conquista da cidade de Ceuta no Norte da África,uma das maiores vitórias do império português contra os muçulmanos.

As ilhas do Atlântico como a Madeira e os Açores foram ocupadas por suas caravelas assim como o financiamento de longas viagens até o Sul do continente africano rodeado de histórias de monstros marinhos e naufrágios.





O Conhecimento Árabe e Chinês

A península Ibérica,que compreende Portugal e Espanha,ficou ocupada por mais de 700 anos pelos muçulmanos durante seu processo de expansão pela Europa.Com a chegada destes seu conhecimento próprio e também invenções chinesas foram sendo aperfeiçoadas por sábios europeus como a bússola,o astrolábio e as caravelas.As técnicas de navegação sofreram um salto para frente sem precedentes na história.

Com o aprimoramento do uso da pólvora de invenção chinesa e dos instrumentos de navegação em alto-mar assim como as embarcações para transportar portugueses e espanhóis adquiriram notável vantagem.

Embora houvesse na Europa povos de tradição marítima como os nórdicos ,descendentes dos vikings ,que construíram barcos comprovadamente capazes de chegar às Américas as caravelas eram mais eficientes em travessias oceânicas em mar aberto.



A localização Geográfica

Esse também é um dos motivos apontados por historiadores para explicar o pioneirismo ibérico. A proximidade dos portos espanhóis e portugueses com a borda do Oceano Atlântico e a ocupação das ilhas que serviam de apoio logístico facilitaram as conquistas de ambos os lados.


O Gosto pela Aventura

As aventuras de conquista são conhecidas até mesmo no mundo da literatura como no épico poema de Luís Vaz de Camões-Os Lusíadas.E de fato havia um espírito de conquista que dominava os povos ibéricos.Estes estavam animados com as conquistas marítimas na África,nas ilhas do Atlântico e na própria Europa pois estava em curso a desocupação muçulmana,sendo expulsos aos poucos.


LEIA TAMBÉM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...