domingo, 25 de outubro de 2020

O mistério dos Zumbis: Verdade ou Mito?

 Zumbis são um assunto recorrente em filmes de terror há mais 80 anos.Pode parecer muito mas foi em 1932 que o primeiro filme do gênero foi lançado num formato diferente dos filmes modernos.Aproveitando antigas tradições e crenças dos povos do Haiti,o zumbi se tornou um ícone do folclore mundial.

Seu mistério foi cultuado por séculos e impressionava até mesmo os europeus que olhavam com medo e fascínio para essa tradição.

Explorando a fantasia,a feitiçaria e a medicina-a reanimação de mortos é uma tradição antiga que vai além do Haiti e entra em diversas culturas no mundo.Muitos povos realmente acreditam que podem ter seus entes queridos pela eternidade mesmo apelando para uma suposta reanimação.




Um antigo mistério

Vamos entender o fenômeno dos zumbis a partir da ótica científica.

Como referido acima a reanimação de mortos é uma tradição comum em diferentes civilizações até mesmo na Bíblia cristã no episódio da ressurreição de Lázaro por Jesus ela aparece.Em termos médicos a partir do momento da morte cerebral ser confirmada a morte propriamente dita acontece,não apenas quando o coração para.Povos antigos tentavam de diversas maneiras reanimar ou seja trazer de volta à vida seus mortos.



Perder um ente querido ou um líder importante como rei ou sacerdote representava grandes problemas para uma comunidade.O zumbi então seria o meio-termo entre uma pessoa viva e morta mas com um comportamento diferente daquele que tinha em vida como demonstra muitos relatos europeus no Haiti.

Na crença do Haiti-sua principal fonte- os zumbis eram pessoas sem vontade própria que viviam como escravas do feiticeiro que as dominava.Assim o zumbi era uma pessoa em estado alterado de consciência sob efeito de algum tipo de psicoativo.

Os zumbis eram, e em alguns casos ainda são, usados como escravos,trabalhadores braçais em plantações de cana-de-açúcar principalmente.

Um misterioso transe induzido por drogas

A feitiçaria é muito presente no Haiti e vem do Vodu,um culto de origem africana como a umbanda brasileira.Devido à religião ser um tabu que não se contesta no país os feiticeiros exercem grande influência e status social.Os zumbis então proliferam e eram usados até mesmo pelo ditador haitiano Papa Doc que no auge de seu poder os usava até na polícia.

Os missionários católicos se recusavam a tocar no assunto e preferiam se abster de emitir alguma opinião sobre os zumbis mesmo sendo comuns no país.Alguns deles atribuíam ao demônio o triste estado físico que as pessoas zumbis estavam presas.

Porém estudos mais profundos foram sendo realizados justamente para entender por que essas pessoas agiam dessa forma.As investigações metódicas de Oscar Quevedo conduzidas em entrevistas e pesquisas de campo concluíram informações alarmantes.

Aproveitando-se do medo e do tabu imposto pelas superstições do Vodu,os feiticeiros induziam de alguma forma uma vítima a tomar uma poção secreta.


A "poção secreta"

É importante esclarecer que entende-se de poção secreta não um líquido mágico sobrenatural mas uma mistura de ervas e toxinas conhecidas do feiticeiro que vão induzir a vítima a um estado de aparente morte.

Morte aparente é um estado médico de coma onde os sinais vitais como respiração e batimentos cardíacos são tão fracos que não são detectados por médicos que enfim confirmam a morte da pessoa.Existe até mesmo a famosa rigidez cadavérica. Esta é sepultada e então desenterrada durante à noite por ordem do feiticeiro que volta ao cemitério com ajuda de alguém do local,geralmente o próprio coveiro que a enterrou.

Batimento cardíaco muito lento comum no coma


Esses dados foram recolhidos em entrevistas esparsas com feiticeiros e também por médicos do Hospital Governamental do Haiti visitado por Quevedo. Informações sobre as ervas usadas na poção também foram levantadas embora algumas ainda permaneçam desconhecidas.

São elas:a beladona,a papoula(planta usada na heroína-uma potente droga),a datura,bois enivré e o TTX que é uma toxina encontrada num sapo e causa grave paralisia.Resumindo:um potente coquetel de drogas que deixa a pessoa em grave estado vegetativo é induzida à ela para assim dominá-la.

👉 O Ritual do Santo Daime

Na maioria dos casos para manter a pessoa zumbi,essa poção é diariamente servida  para mantê-la escrava com o intuito de fazê-la trabalhar sem descanso.O torpor em muitos casos é tão grande que até mesmo para comer a pessoa precisa obedecer à voz do feiticeiro.

Em épocas modernas o filho do ditador Papa Doc ajudou nas investigações sobre o fenômeno dos zumbis apoiando pesquisas na Universidade do Haiti também visitada por Quevedo.Médicos locais e também o pesquisador de Harvard Wade Davis corroboram a investigação das plantas usadas para sedar as vítimas e torná-las escravas dependentes de um amo feiticeiro.

Zumbi folclórico no Haiti


Conclusão final

Não há nenhum tipo de intervenção sobrenatural ou poderes mágicos de um homem sobre outra pessoa no fenômeno dos zumbis.O que existe,de fato, é um coma induzido uma condição médica incomum que foi introduzida criminosamente com a ajuda de uma mistura de potentes drogas que ''sequestrariam'' o corpo e a mente da vítima.A pessoa não está morta como mostram os filmes ou infectada por um vírus.

Em muitos casos com sequelas graves como problemas físicos e mentais para aqueles que têm a sorte de fugirem os zumbis se firmaram como uma entidade folclórica mundial.

Referência:  Antes que os Demônios Voltem-Padre Quevedo


LEIA TAMBÉM

● Corpos incorruptos de Santos:Milagres ou Farsas?

● Quando surgiu o Consumo de Drogas?

A Mutilação de Gado-Você conhece esse estranho Fenômeno Moderno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário