domingo, 11 de outubro de 2020

Por que o 12 de outubro é considerado o dia das Crianças?

No Brasil o dia 12 de outubro que segue o calendário gregoriano são comemorados 2 datas importantes para o país:o dia de Nossa Senhora Aparecida e o das crianças.É uma dupla festividade que coincidentemente termina em um feriado nacional.Embora outros países tenham datas diferentes para as crianças.

Além do significado religioso do dia ele também é uma importante data comercial esperada pelo comércio movimentando a economia em torno de artigos infantis e atividades relacionadas às crianças.Mas por que então o 12 de outubro passou a ser o dia delas?




História das crianças

Tudo começou na então capital do Brasil em 1923,o Rio de Janeiro. Neste ano havia ocorrido um importante evento de valorização das criança chamado de 3º Congresso Sul-Americano da Criança.
Para marcar o evento e a data um deputado federal chamado Galdino do Valle enviou um projeto de lei ao congresso que previa a criação do dia das crianças em 1924 o que foi prontamente aceito.

Embora o dia 12 de outubro já fosse considerado o dia das crianças a partir desse ano ele de fato só foi comemorado a partir de 1955 por conta de uma curiosa campanha publicitária.
A marca Estrela, famosa fabricante de brinquedos nacionais, promoveu uma campanha chamada de Semana do Bebê Robusto para aproveitar a ocasião.Apresentou brinquedos variados chamando a atenção para os pais e seus filhos. 

Assim suas vendas subiram vertiginosamente fazendo com que outras marcas lançassem suas semanas da criança para promover suas vendas.

Logo a data se tornou importante no calendário nacional do comércio e passou a ser lembrada como nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário