quinta-feira, 29 de outubro de 2020

A Misteriosa vida e obra de Edgar Allan Poe além dos Livros

 Edgar Allan Poe,mais conhecido somente como Allan Poe foi um dos maiores autores de terror e de fantasia do século XIX.Responsável por influenciar escritores e o próprio cinema do século seguinte ele segue sendo um nome de respeito dentro da literatura embora pouco conhecido no Brasil.

Suas obras são cheias de suspense e mistério com assassinos cruéis,loucos,incesto,anomalias humanas,animais ferozes e fenômenos estranhos da natureza.

Mas enquanto vivo,Allan Poe acumulou desavenças profissionais e pessoais além de uma estranha fama de homem mundano difícil de tolerar na sociedade certinha americana.Sua obra a partir de certo ponto de sua vida se confundem.

Até mesmo um crime real que foi usado em sua obra poderia indicar um comportamento doentio no autor-um dos suspeitos do crime.

Tudo isso vamos descobrir agora no artigo abaixo.



Amantes,rixas e livros

Allan Poe foi um escritor,poeta e jornalista americano com uma vida muito movimentada tanto no lado sentimental quanto profissional.Teve muitas amantes e noivas inclusive uma de suas primas que na época do casamento tinha 13 anos enquanto ele 27.Durante seu casamento se apaixonou por outras mulheres e se envolveu em muitos casos.

A morte prematura de algumas delas inclusive de sua prima que morreu com tuberculose uma doença  mortal no século XIX também serviram de inspiração em seus livros.Eles sempre tiveram muita nostalgia e lamentos sobre a morte e o sofrimento que ela causa quando a pessoa amada parte.

Poe também foi um alcoólatra e usuário de ópio constante e é sabido que muitos de seus livros de fantasia foram escritos sob a inspiração das drogas a exemplo de Lewis Caroll o criador de Alice no País das maravilhas.

👉 O Gênero de Terror no Gosto Popular


Pioneiro da Neurologia e Psicologia

Na época de Poe havia a chamada frenologia e o mesmerismo,duas teorias filosóficas já esquecidas e que a maioria das pessoas hoje em dia jamais ouviu falar.Frenologia dizia que cada parte do cérebro é responsável por uma emoção diferente nas pessoas enquanto mesmerismo acreditava no poder da mente sobre o corpo.


Os personagens de Poe tinham forte psicologia mostrando em detalhes o que sentiam e pensavam no momento em que se passavam as cenas.A Queda da Casa de Usher e O Poço e o Pêndulo são livros que demonstram o absurdo da mente humana diante da tortura mental que seus personagens passam.

Embora os estudos avançados de psicologia e neurologia tenham ficado famosos a partir de cientistas como Pavlov e Freud,pais da psicologia moderna,Allan Poe foi um dos primeiros a abordar o assunto em seus livros.




Sherlock Holmes 

Não,Allan Poe não criou Sherlock Holmes o detetive mais famoso do mundo ''elementar meu caro Watson!'' mas criou um personagem que inaugurou o gênero policial.Embora muito menos conhecido do mundo Dupin foi um detetive fictício muito inteligente assim como Sherlock Holmes.

Holmes foi estudado por historiadores e cientistas devido ao uso do método científico em suas brilhantes deduções.Com a Revolução Científica do século XVI o método científico foi intensamente explorado nas descobertas da física e química e até mesmo na filosofia.Em finais do século XIX o método dedutivo usado por Dupin e Holmes também influenciou trabalhos sérios de ciência criminal como de Césare Lombroso-pai da criminologia.



Carlo Ginzburg,historiador italiano em sua obra Paradigmas Indiciários comenta afirmativamente o método científico usado por Holmes em desvendar crimes através de detalhes imperceptíveis às pessoas comuns nas cenas do crime assim como Dupin de Poe fazia décadas antes.


Um chocante Crime

O Mistério de Maria Roget é mais um de seus curtíssimos livros escritos em momento de grande emoção.Ele narra a localização do corpo de uma bela jovem em um rio de Paris após ser brutalmente morta estrangulada por um lenço.

Esse crime realmente havia acontecido só que na cidade de Nova Iorque tendo uma bela jovem também como vítima.A moça era uma balconista de uma tabacaria muito frequentada por Poe e existem fortes indícios que ambos se conheciam e tinham algum tipo de relação.



A moça por sua vez tinha uma vida promíscua e já havia desaparecido sem deixar aviso outras vezes tanto para família quanto amigos.Por isso mesmo quando desapareceu demoraram a dar sua falta.Seu corpo foi achado boiando num rio do mesmo modo como foi descrito no livro de Poe.

Vários suspeitos foram interrogados e embora Poe nunca ter sido indiciado ou interrogado uma testemunha afirmou ter visto a moça na companhia de um homem com a mesma característica física de Poe um pouco antes de seu desaparecimento.Conspiração contra Poe ou não é mais uma curiosidade sobre sua vida.

Morreu como escreveu...

Poe teve uma vida agitada e problemática como muitos de seus personagens e ainda hoje as circunstâncias de sua morte permanecem um mistério.Consta que foi encontrado delirando na beira da rua sem saber explicar o que havia acontecido.No hospital agonizou por 4 dias antes de falecer sem recobrar a consciência.

O laudo final de sua morte foi uma grave fratura na cabeça que nunca foi explicada.Por isso mesmo as teorias sobre a sua morte pipocam.Há historiadores que afirmam ele ter sido espancado durante um assalto,suicídio e até overdose por drogas e álcool já que era um usuário.

Suas roupas estavam sujas e gastas e pareciam não pertencer a ele dado o tamanho delas em seu corpo.Por muito pouco Poe poderia ter sido sepultado como indigente.Passados séculos desde sua morte: sua vida e morte além de sua brilhante obra continuam sendo muito estudadas e despertando grande curiosidade.


LEIA TAMBÉM

Já ouviu falar em Circo dos Horrores?Conheça mais sobre esse Antigo Show de Aberrações

4 Histórias reais de Navios-fantasma

A Violência pode ser aprendida?A Experiência do boneco João-Bobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário