sexta-feira, 27 de abril de 2018

Porque a Espanha não colonizou o Brasil,se o Tratado de Tordesilhas lhe garantia a maior parte?


   Portugal e Espanha foram os primeiros países europeus a de facto ocuparem o continente americano durante a Era da Grandes Navegações ou da Expansão Marítima européia como também é conhecido esse período histórico pós Idade Média e de nascimento do capitalismo.Com a chegada de Colombo em 1492, a colonização sistemática de Norte a Sul da América atingiu proporções dramáticas dando à coroa espanhola a dianteira na ocupação do continente. Tanto que hoje a maior parte da América Latina é falante de espanhol,uma herança cultural dessa colonização. Portugal diante desse contexto clamava para si,o direito de explorá-lo firmando um tratado com a coroa espanhola na cidade de Tordesilhas,que acabou batizando o tratado em 1494.

Mapa-múndi original de 1494 com o Tratado de Tordesilhas

Mapa-múndi moderno com a demarcação original do Tratado de Tordesilhas

   Tentativas no sentido de repartir as terras 'descobertas e por descobrir' já haviam sido ensaiadas antes da chegada de Colombo à América que inclusive contavam com o apoio da Igreja Católica.Mas foi justamente com o Tratado de Tordesilhas que a divisão das terras da América ganhou o estatuto político confirmado por ambas as coroas. O que não agradou outras potências européias que ficaram fora dele como França,Inglaterra e Holanda,principalmente.

A conquista do México e o Uti Possidetis


   E segundo essa marcação,as terras sitiadas a oeste de uma linha imaginária fixada a 370 léguas(1770 km) a oeste do arquipélago de Cabo Verde caberiam à Espanha enquanto as terras a leste dessa linha, a Portugal. Como fica demonstrado nos mapas da época a maior parte do território brasileiro (confira no mapa acima) pertencia à Espanha como toda a região Norte,Centro-Oeste,parte do Sudeste e Nordeste além da região Sul que chegou a ser explorada por aventureiros espanhóis. No entanto uma série de problemas surgiram inviabilizando o progresso espanhol dentro do Brasil favorecendo assim os portugueses.Dentre os motivos mais relevantes,os historiadores afirmam que a qualidade científica de medir distâncias e demarcar limites geográficos como a linha do tratado era sofrível e que sequer se sabia onde começava a marcação oficial, prejudicando seu mapeamento.Não existia um sistema métrico unificado na época.

   A Espanha por outro lado estava mais envolvida com as conquistas empreendidas em outras partes do continente fazendo pouco caso do Brasil, reforçado com a conquista do império asteca no México em 1521 e dos incas no Peru em 1532,que se tornaria a galinha dos ovos de ouro do Império Espanhol com a descoberta das minas de prata em Potosí conforme demonstra o historiador Eduardo Galeano em sua obra: 'As Veias Abertas da América Latina'. Outro ponto que explica a ocupação portuguesa do Brasil,foi o Uti Possidetis, uma expressão latina que significa como possuís,assim possuais uma doutrina política muito comum na época dos descobrimentos. As terras descobertas pertenceriam aqueles que as ocupavam e que lá estabeleciam cidades, feitorias, portos e etc como os portugueses fariam.
   
   Os espanhóis já muito ocupados e gastando muitos recursos militares e econômicos se preocuparam pouco, deixando de reivindicar os direitos de exploração no Brasil enquanto o rei português D.Manuel enviava expedições de reconhecimento e defesa do litoral contra os franceses que começavam a ameaçar seu domínio na região.Sendo assim sua posse e colonização não somente dependiam de tratados e acordos para assegurar direitos sobre o Brasil. Isso deixou o caminho livre para Portugal manter uma colônia permanente que duraria até a independência em 1822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A Conquista da Lua pelo Homem