segunda-feira, 12 de outubro de 2020

4 Histórias reais de Navios-fantasma

Navios-fantasma são um termo muito comum em histórias de filmes de terror e lendas urbanas.Despertam curiosidade e medo nas pessoas por conta do mistério em que se envolvem.No entanto vão além do fator sobrenatural que provocam.

Em muitos casos foram naufrágios que dizimaram a tripulação,tentativas de golpe no seguro,ataques de piratas e causas que desafiam a explicação mais racional.São casos como esse onde o navio é encontrado sem ninguém a bordo que atrai tanto a atenção do público.

Abaixo vamos conhecer 4 casos famosos de navios-fantasma que se tornaram parte da cultura popular e causam grande curiosidade.


Foto real do Mary Celeste


Maria Celeste (Mary Celeste)

Caso clássico dos navios-fantasma é um dos maiores mistérios envolvendo embarcações abandonadas.Trata-se de um navio mercante que zarpou da cidade Nova Iorque nos EUA em 1872 com destino à Itália.A bordo havia 10 pessoas incluindo uma mulher com uma criança de 2 anos.Ele foi encontrado cerca de um mês depois de partir ao longo das ilhas Açores no Oceano Atlântico.

O barco estava completamente abandonado sem sinais da tripulação ou vestígios de violência,havia também água acumulada no porão do navio e o barco salva-vidas havia desaparecido.Uma investigação foi aberta para tentar apurar as causas do sumiço da tripulação em circunstâncias misteriosas já que as bagagens e a carga permaneceram intactas. O navio ainda apresentava boas condições de navegação e pode ser vendido novamente para outro proprietário que tentou fazer o chamado golpe do seguro.Ele havia tentado encalhar de propósito a embarcação.

Ao longo das décadas, e com a investigação em curso, teorias absurdas que tentavam explicar o desaparecimento da tripulação começaram surgir como piratas,golpe do seguro,monstros marinhos e até atividade paranormal.A tripulação desaparecida jamais foi encontrada e hoje se acredita que abandonara o barco prematuramente e morrido em alto-mar no pequeno bote durante a tempestade.


Lady Lovibond

Uma superstição muito comum entre os marinheiros diz respeito às mulheres a bordo que trariam má-sorte para o barco.No entanto,coincidência ou não,e contrariando a crença em 1748 o capitão do navio Lady Lovibond, na Inglaterra, trouxe a bordo sua noiva para uma viagem de lua-de-mel.Havia muito festa e os noivos estavam muito felizes com a recente união.



Conta-se que durante a viagem um dos marinheiros teria se apaixonado pela moça.Enquanto os noivos e seus convidados estavam celebrando o casamento no piso inferior do navio num ataque de ciúmes  teria arremessado o navio contra os rochedos.No naufrágio que se seguiu ninguém sobrevivera e uma lenda de que este navio apareceria de 50 em 50 anos começou a circular no condado de Kent no litoral inglês.

Não existem registros da veracidade do naufrágio mas o Lady Lovibond se mantem no imaginário popular dos marinheiros como uma lenda assombrada.


Caleuche

Foi um navio chileno que se tornou uma lenda urbana comum no país devido a repercussão da história cheia de fantasia e que contêm mitos dos povos locais da cidade de Chiloé,no sul do país.O Caleuche apareceria sempre à noite surgindo da neblina ou emergindo do oceano como um submarino.As pessoas que afirmam tê-lo visto relatam que existe muito barulho de vozes e festa a bordo antes deste desaparecer.



Este navio é cheio de teorias e segundo uma delas também teria vida própria e atrairia pessoas para ele que se afogariam no mar e se tornariam espíritos na tripulação.Entidades espirituais da crença indígena local chilena convocariam essas pessoas que confusas caíam ao mar.

Não existem documentos que confirmem que o Caleuche existiu como um navio real somente resistindo no folclore popular.Recentemente sua história se tornou um filme de suspense.



Holandês Voador

Este é um navio-fantasma famoso por conta das repetidas aparições em filmes,literatura,pintura e até ópera.É uma das estrelas do filme Piratas do Caribe e uma incrível história.Foi um navio holandês,como sugere o nome.Pertencente à Compainha Holandesa das Índias Orientais,uma importante empresa comercial do século XVII.Na época a Holanda estava em plena expansão na África do Sul estabelecendo colônias e o navio estava em rota quando foi surpreendido por grande tempestade.

O capitão do navio que estava irredutível se recusou a obedecer a prudência de voltar além das súplicas dos marinheiros.Estes ,conta-se a histórias,rezavam para Deus que os ajudassem que por fim atendeu aparecendo para o capitão que num acesso de fúria e teimosia O teria ofendido e insistido em seguir viagem.

Em consequência o navio naufragou matando todos a bordo e foi amaldiçoado por Deus a vagar para sempre como um navio-fantasma.O Holandês Voador teria sido avistado até mesmo em tempos modernos durante a Segunda Guerra por marinheiros nazistas no canal de Suez no Egito.


Navios-fantasma no Brasil

Existe uma região do mundo conhecida pela alta concentração de naufrágios aparentemente ''inexplicáveis'' chamada de Triângulo das Bermudas no Caribe.Mas o que poucas pessoas sabem é que no Brasil também temos um ''Triângulo'' como esse. 

Há uma área do litoral maranhense no Nordeste conhecida como Triângulo das Bermudas brasileiro ou o cemitério de navios de Parcel.De acordo com registros da Marinha do Brasil há cerca de 200 navios naufragados na área desde navios históricos da época do descobrimento até na era moderna como escunas e barcos de pesca.

Pelo fato de existir no local uma dos maiores bancos de corais da América do Sul e fortes correntes marinhas que os arrastam ao local ele permanece como um perigo aos navegantes.


LEIA TAMBÉM

⚫  Conheça as teorias da conspiração sobre o Afundamento do Titanic!

⚫  Guia Rápido:Como era a vida a bordo de uma Caravela da época dos Descobrimentos?

⚫  Os Verdadeiros Piratas-O Terror dos Mares além do Romantismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário