sexta-feira, 8 de maio de 2020

Algumas curiosidades do famoso edifício Empire State Building,um símbolo de Nova Iorque!Você Conhece?

O edifício Empire State Building em Nova Iorque nos EUA, se tornou um grande símbolo de arranha-céu e da própria cidade americana,a capital cultural do mundo.Do alto de seus 448 metros de altura e incríveis 102 andares,o prédio se impõe na paisagem urbana tendo reinado absoluto por mais de 40 anos como o maior arranha-céu do mundo até a construção das Torres Gêmeas do World Trade Center também em Nova Iorque.




Até meados do século XIX eram poucos os prédios que passavam de 5 andares,uma explicação para isso eram as escadas pois não eram todas as pessoas que se atreviam a subir vários lances delas por muito tempo.Esse prolema foi resolvido em 1852 pelo engenheiro Elijah Otis que inventou o elevador eliminando a necessidade de subir longas escadarias.O barateamento do aço foi outra solução encontrada para o crescimento dos prédios que podiam ter paredes mais finas.Agora o peso do prédio podia ser sustentado em uma coluna fixa de aço reforçado,sem isso edifícios gigantes como o Empire State seriam inviáveis.


Corrida de egos

O Empire State foi construído com dinheiro privado de empresários que competiam pela primazia dos arranha-céus nos anos 1930.O magnata John Raskob queria construir o maior prédio da cidade para ultrapassar seu rival que estava construindo o vizinho edifício Chrysler.Raskob era tão rico que mandou  construir o prédio durante a Grande Depressão um dos períodos mais tensos para a economia mundial. À parte disso,alugar os escritórios e ganhar muito dinheiro também estava nos planos de Raskob.

Para entender mais sobre a Grande Depressão clique aqui para ler o artigo postado neste blog.

Uma cidade vertical

Cerca de 15 mil pessoas trabalham e visitam por dia o prédio,uma quantidade maior que muitas cidades interioranas do Brasil.Embora esse número tenha caído depois dos ataques de 11 de Setembro de 2001,que aumentou a preocupação em arranha-céus de Nova Iorque,o prédio continua recebendo muitos turistas por ano.

Em 28 de julho de 1945,devido a uma densa neblina que cobria toda a cidade, um avião bombardeiro da Força Aérea americana colidiu tragicamente nos 78º e 79º andar causando o maior incidente ocorrido até então no local.


Números que arranham o céu

1-Um dos fatos que mais impressionam na construção no Empire State foi o tempo recorde que levou para ser erguido: de 18 meses foi finalizado em 14 no dia 11 de abril de 1931, envolvendo a mão-de-obra de 3000 homens trabalhando todos os dias.Eles removeram mais de 3 terços do peso do edifício pronto em terra para armar sua fundação no leito rochoso da ilha de Manhattan.
Aliás,por isso mesmo o solo de Nova Iorque é tao propício para se construir prédios altos e pesados enquanto Paris na França são proibidos por conta dos excessivos túneis e catacumbas que enfraquecem-no.

2-As paredes externas do prédio foram pré-fabricadas,isso significa que já vinham prontas de fábrica somente para ser instaladas,foi o primeiro prédio a usar esse tipo de material que ajudou a reduzir o tempo de construção.

3-O sistema de ar condicionado é um complexo sistema em labirinto no porão do prédio contando com um equipamento de mais de 5 mil toneladas que bombeia ar para todos os andares renovando-o  4 vezes a cada 1 hora.

4-O prédio ainda conta com 1860 degraus do térreo até o 102º andar que tem uma deslumbrante vista da cidade que alcança fácil os 125 km de distância.

Por essas e outras qualidades o Empire State continua sendo o prédio mais famoso do mundo e símbolo de charme e elegância,local de filmagem de vários filmes que o imortalizaram como King Kong em 1933.

Todo dia 7 de setembro o prédio homenageia a independência do Brasil se iluminando das cores da bandeira nacional:verde e amarelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário