sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O Estranho caso de Joseph Merrick,o Homem Elefante-Entre a Miséria e a Solidão

Joseph Merrick é um nome desconhecido da maioria do público porém representa um dos maiores e mais conhecidos casos médicos da história documentada.Nascido numa pequena cidade no interior da rica Inglaterra há cerca de 160 anos tornou-se uma celebridade por uma rara deformidade que lhe conferia uma aparência grotesta e espetacular sendo considerado um monstro humano.

Foi amigo dos nobres e até conhecido da própria rainha Vitória,a pessoa mais poderosa do mundo na época,embora tenha experimentado a marginalização social inclusive em sua própria família.Vamos conhecer mais sobre seu caso agora mesmo!

Joseph Merrick em 1889



Sua infância e o  Mistério de sua estranha Aparência

Joseph nasceu em 1862 numa pacata cidade interiorana como uma criança feliz e normal.Conta ele, em sua própria autobiografia, que os primeiros sinais de sua deformação apareceram quando tinha apenas 3 anos com pequenos caroços no seu corpo.Sua mãe morreu cedo e assim ficou aos cuidados do pai e madrasta que não tinha consideração por este forçando-o a sair de casa ainda na adolescência para viver nas ruas entre mendigos e marginais.

Sua desfiguração começou a criar efeitos cada vez mais negativos em sua vida e por conta dela não conseguia arrumar emprego tendo que trabalhar nas ruas vendendo bugigangas por alguns centavos após sair da escola.




A Discriminação e os Abusos

Merrick experimentou a discriminação social em sua forma mais grave durante sua vida nas ruas por causa de sua deformidade e aparência rara.Não conseguia arrumar emprego em grande parte devido a deficiência física que impedia movimentos do corpo assim como a aparência até repulsiva que causava nas pessoas.Já adulto a sua condição física alcançara seu limite e seus membros haviam crescido desproporcionalmente dando-lhe uma forma monstruosa.

Até meados do século XIX,fenômenos como Merrick eram considerados como um mal presságio na sociedade e se sobrevivessem até a fase adulta,o que era igualmente raro,viviam uma vida reclusa e fechada em suas casas.Foi justamente nessa época que os primeiros estudos sérios de teratologia,a ciência que estuda tais anomalias humanas,começaram rompendo em parte com esse antigo preconceito.

Merrick então andava pelas ruas em busca de dinheiro para sobreviver e era constantemente visto como uma aberração sendo humilhado e perseguido por isso.Merrick viveu a marginalização social que uma parte da população inglesa sofria mesmo sendo a maior potência de sua época.

Na adolescência enquanto ainda podia trabalhar usando os braços,entrou para uma workhouse um tipo de escola de aprendizes muito comum na Inglaterra da época onde os mais pobres eram acolhidos e ensinada uma profissão para a crescente indústria.Abandonado pelo pai e madrasta vai morar com o tio,um barbeiro.




''Homem-Elefante''

Foi nas ruas que que conheceu também algumas pessoas que se interessaram por seu caso e decidiram confiar-lhe um trabalho-o circo dos horrores.Como sua deficiência física o impedia de trabalhar normalmente foi no circo que encontrou alento tendo que se vender como um espetáculo onde era apresentado de Homem-Elefante por causa do tamanho do seu corpo.Viajou em turnê com o circo pela Europa sendo exibido e explorado por este.

Ao viajar até a Bélgica para uma de suas apresentações um duro golpe o atingiu:todas suas economias de seus shows foram roubadas por um inescrupuloso empresário do circo.Mais uma vez na miséria ao voltar para a capital consegue enfim ser acolhido no Hospital de Londres por um médico-o doutor Frederick Treeves que se simpatiza com sua história.Assim consegue um quarto permanente no hospital onde pode ser estudado e acompanhado.



A Misteriosa Síndrome de Proteus

Sua vida foi solitária a maior parte do tempo embora no hospital pudesse conviver com outras pessoas.O médico que o acompanhara jamais conseguiu identificar a doença que possuía somente um século depois nos anos 1980 estudos detectaram se tratar de uma rara doença-a síndrome de Proteus.Outros pesquisadores apontavam outra síndrome rara a neurofibromatose Tipo I.

Por se tratar de uma doença genética era incurável e causa crescimento anormal dos membros do corpo humano,somente seu braço esquerdo era saudável.

De circo em circo Merrick também desenvolveu sua personalidade amigável e até paciente com sua própria tragédia pessoal.Terminou seus últimos anos lamentando não poder encontrar uma companheira que pudesse o amar como bem escreveu em seu livro autobiográfico.

Por causa do tamanho de sua cabeça,Merrick tinha que dormir sempre sentado e de acordo com a autópsia feita em seu corpo por seu médico e amigo ele morreu ao tentar deitar-se quebrando seu pescoço.A causa oficial da morte na época constava como sufocamento.




Seu esqueleto foi preservado após sua morte para estudos de medicina e sua vida se tornou um roteiro para filmes e peças de teatro.Em 1980 o cineasta americano David Lynch realizou um filme chamado O Homem Elefante contando a triste história de Merrick.

Cena do filme 'O Homem Elefante''



LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário