quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O desajeitado e desleal nascimento do Cinema-A história da Sétima Arte

Embora nos dias atuais a tecnologia do streaming tenha cada vez mais ocupado espaço na hora de assistir um filme por causa de sua versatilidade: as salas de cinema tiveram que se adaptar para sobreviver.As salas em 3D são uma atração a mais que deixou o cinema convencional mais atual e integrado às tecnologias do século XXI.

No entanto nem sempre foi assim e o cinema por muito tempo foi uma tecnologia inovadora junto com a TV e o rádio que hoje se transformaram em acessórios de celulares e aplicativos.As primeiras tentativas de sincronizar imagens e sons vem do século XIX,há mais de 100 anos, justamente com a invenção da fotografia-uma inovação sem precedentes para a época.

Thomas Edison,um dos pioneiros do cinema


A partir dessa período as tentativas de criar um dispositivo ou máquina que fosse capaz de gerar uma imagem com som foi sendo cada vez mais perseguida por inventores e pioneiros.Consta que a glória do invento seja dividida entre os irmãos franceses Lumiére e Thomas Edison que se envolveu em vários problemas durante a criação de suas invenções.


Cena de 'Trem Entrando na Estação',primeiro filme divulgado dos irmãos Lumière em 1895

👉 Uma curiosidade incrível sobre este primeiro filme foi a reação inusitada da platéia.Devido ao fato de ser uma inovação as pessoas não sabiam que se tratava de imagens em movimento e fugiram em desespero ao verem a aproximação do trem no filme.


Cinetoscópio

Esse palavrão nada mais era que a primeira câmara projetora de filmes registrada na história embora não fosse a primeira como veremos adiante.Thomas Edison criou o seu projeto enquanto seu assistente de laboratório William Dickson desenvolveu o aparelho em 1889.Diferente do projetor de cinema moderno-o cinetoscópio era uma caixa de madeira com um buraco para observação de seu interior e projetava as imagens dentro dele somente para um observador solitário.Veja a imagem abaixo de como funcionava. 👇



Pensando nisso outros inventores tiveram a ideia de produzir um aparelho que fosse capaz de projetar imagens em movimento em telas e paredes para que outras pessoas, coletivamente, pudessem apreciar a invenção.O resultado desse trabalho ganhou o nome de cinematógrafo nas mãos dos irmãos Lumière em 1895 que patentearam a invenção de outro francês que não tinha como pagar por ela-Léon Bouly.

👉 Curiosamente embora tenham adquirido a fama não foram os Lumière,os pioneiros franceses do cinema.Seu projeto,na foto original abaixo,era de fato uma câmera como conhecemos pois era capaz de gravar e projetar as imagens em um único aparelho.

 

Cinematógrafo dos irmãos Lumiére-Um''dinossauro'' tecnológico hoje mas uma inovação sem precedentes no passado

Anônimos entre os Gigantes

Embora os irmãos Lumière e Thomas Edison tenham levado a fama pelo nascimento do cinema outros inventores anônimos fizeram a maior parte do trabalho.Léon Bouly que aperfeiçoou o cinematógrafo não pôde patentear sua invenção por não ter dinheiro deixando para os irmãos Lumière.

Porém ainda antes de Edison e o cinetoscópio outro francês Le Prince foi quem realmente inovou criando um aparelho capaz de projetar imagens em movimento-a ideia do cinema.Gravando no jardim da casa dos sogros o primeiro filme conhecido de meros 2,11 segundos em 1888,um ano antes de Edison e Dickson estrearem sua invenção.👇



Usando material de filmagem com lentes da Kodak,tradicional marca de itens fotográficos,Le Prince gravou sua família em um dia comum no jardim de casa e dias depois desapareceu sem deixar vestígios juntamente com seu equipamento.Le Prince nunca apresentou sua invenção nos EUA e não teve tempo suficiente de apresentá-la na Europa por conta de sua morte.

Embora controverso há indícios que Le Prince tenha se afogado já que em 2003 arquivos policiais identificaram uma foto de um homem parecido com ele mas as circunstâncias dela permanecem um mistério.


LEIA TAMBÉM

O Nascimento da Internet.Como tudo começou?

Algumas Curiosidades do famoso edifício Empire State Building,símbolo de Nova Iorque

A Misteriosa vida e obra de Edgar Alla Poe Além dos Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário