domingo, 13 de dezembro de 2020

Você conhece a cidade americana dentro da Amazônia brasileira?Conheça a Fordlândia

Embora,à primeira vista, pareça absurda a ideia de uma cidade americana inteira dentro do Brasil esse fato realmente se concretizou entre os anos de 1927 e 1945.Seu nome era Fordlândia em homenagem ao dono do mega-projeto- o empresário americano dos carros Henry Ford.Essa é uma história pouco conhecida do Brasil que vamos explorar na postagem.Vamos entender o que foi a Fordlândia,para que ela servia e se ela deu certo.

Casas em estilo americano em plena Amazônia


Henry Ford na Amazônia?

O perigo de uma invasão estrangeira sempre dominou as teorias da conspiração envolvendo a Amazônia principalmente no quis respeito aos recursos naturais como água potável,madeira e plantas medicinais.O mega-empresário Henry Ford dono de um gigantesco império presente em todo mundo e criador da teoria fordista precisava expandir ainda mais seus domínios e no caminho estava ela.

Henry Ford


Independência da Borracha-O interesse de Ford na Amazônia vinha de um desejo econômico simples,ter sua própria borracha sem depender do mercado asiático.O Brasil do século XIX experimentou o boom econômico da borracha que enriqueceu a cidade de Manaus-capital do estado do Amazonas.Parte dessa prosperidade econômica virou até tema de série da TV Globo-Amazônia e essa fase da história foi estudada pelo historiador e economista Celso Furtado como um poderoso ciclo econômico.

Mas isso acabou quando mudas de seringueira,árvore que produz a borracha,foi levada para a Ásia e plantada com sucesso na Malásia pelos ingleses se tornando um dos maiores fornecedores do ramo.Henry Ford dependia dessa borracha para os pneus de seus carros e se irritava com os preços que pagava por isso a ideia de implantar um projeto que o tornasse independente.



Assim que nasceu a Fordlândia

Ford através de incentivos fiscais do governo brasileiro da época conseguiu implantar uma cidade inteira em estilo americano dentro da selva paraense a partir de 1927.Seus engenheiros e técnicos queimaram mais de 1000 km² de mata para plantar as seringueiras e não tinham nenhum controle do governo brasileiro que autorizou por contrato à Ford fazer o que quisesse sem satisfações.

Fordlândia tinha um projeto urbanístico ambicioso para um país tropical como o Brasil e diferente em tudo dos EUA.O modelo urbanístico da cidade e as rotinas de trabalho também foram importadas ao estilo American Way of Life com casas no estilo suburbano americano gramados e calçadas alinhadas.O padrão de trabalho protestante que impedia o uso de cigarros e bebidas alcoólicas no expediente desagradou e muito os operários que em alguns casos se rebelaram contra seus capatazes.

Foram construídos portos,escolas,armazéns,casas,clubes,estradas e até uma estação de rádio e telefonia em 2 núcleos:Fordlândia que ficava próxima da cidade Santarém do Pará e outro na cidade Belterra que tinha tinha difícil acesso para mesmo pra os engenheiros de Ford.Tudo parecia o tão sonhado progresso a uma região pobre do terceiro mundo.

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Erros que custaram caro

Embora aparentemente a entrada de Henry Ford com sua bilionária empresa no país tenha sido um sinônimo de progresso material-mais para ele do que para o Brasil,não foi assim que aconteceu.Houve uma série de problemas que a longo prazo tornaram o projeto um fracasso absoluto.

1-Diferente da Malásia onde a terra era fértil- na Amazônia ,depois da destruição da mata para o plantio das seringueiras,o solo era pedregoso e praticamente estéril.Isso favoreceu a proliferação de pragas agrícolas que dizimaram parte das plantações.

2-O modelo de trabalho americano imposto aos brasileiros não foi aceito por eles.Havia também um problema grave com a alimentação que abasteciam-nos com muitos enlatados e espinafre cada vez mais do contra-gosto brasileiro.As regras mais rígidas contra a prostituição,bebidas e cigarros nos turnos de trabalho também foram um dos fatores cruciais para as revoltas de trabalhadores que causaram a fuga de seus capatazes para o interior da floresta.

3-O golpe final foi a criação de borracha a partir do petróleo,um processo químico recente que serviu para enterrar de vez a tentativa frustrada de Ford em transformar a Amazônia em seu quintal.A borracha sintética barateava a produção com uma vantagem infinitamente superior em relação ao plantio das seringueiras com o método tradicional conhecido.

Abandono do Sonho Americano na Selva

Henry Ford jamais pisou no Brasil para acompanhar as obras e o progresso de sua cidade enviou representantes e recebeu os do Brasil em seu escritório.Comprou o terreno no Pará de quase 10 mil km² para ela por uma bagatela de 2,5 milhões de reais em valores atuais,uma pechincha sem igual justamente para motivar o empresário em seu empreendimento.

Ao abandonar a cidade havia perdido em valores atualizados cerca de 500 milhões de dólares em infra-estrutura,material e serviços.O projeto com a finalidade inicial que tinha havia fracassado e Ford devolveu a cidade ao governo brasileiro por uma pequena indenização.A infra-estrutura montada com casas e ruas se manteve e foi utilizada por moradores da área e pelos trabalhadores que sobraram do projeto.

Em dias atuais Fordlândia é considerada uma cidade-fantasma com muitas construções abandonadas desse período dispersas em mais de 10 km² de área embora cerca de 2500 pessoas vivam em seus limites.A cidade é uma atração esquecida de uma tentativa frustrada de implantar o sonho americano no Brasil.

Galpão abandonado em Fordlândia-Marcas da decadência do local



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