domingo, 7 de março de 2021

A Incrível e emocionante História do escravo cego fenômeno da Música-Conheça quem foi 'Tom Cego'

 A história de escravos africanos que conseguiram em vida reconhecimento por suas habilidades fora da dura vida do trabalho forçado são raras e muitas vezes desconhecidas do grande público.E não foi diferente com Thomas Wiggins,o Tom Cego,um jovem escravo autista que se tornou célebre em sua época por um gênio que poucos acreditariam que ele teria:o talento para música.Hoje vamos conhecer mais de sua vida e história pessoal que inspirariam muitos filmes e livros.


A descoberta de seu Dom

Nascido escravizado em 1849,Thomas Wiggins como foi batizado no início,foi vendido junto com seus pais ao proprietário de terras e general James Neil Bethune no qual foi rebatizado de Thomas Bethune.Na época a psiquiatria e psicologia ainda estavam dando seus primeiros passos e hoje Tom,como ficou conhecido depois,seria diagnosticado como autista.Durante sua infância perambulava pelas plantações sem demonstrar interesse pelo duro e penoso trabalho dos outros escravizados. Embora esse comportamento fosse reprovado pelos senhores de escravos devido a sua condição especial ele foi aceito na casa.

Consta que quando ainda era uma criança, e proibido de qualquer educação formal e instrução ,começou a mostrar sinais de interesse por música ao ouvir as filhas de seu senhor tocarem piano.Foi assim que aos poucos se introduzia na casa para ouvi-las tocando e por intuição começou a desenvolver habilidades no instrumento.Vendo o interesse e o dom do menino escravo as próprias filhas permitiam que ele usasse o piano da casa. Já aos inacreditáveis 5 anos de idade compunha sua primeira obra: A Tempestade,baseada numa grande chuva que ouviu durante um dia.

Todas as impressões que tinham usando seus outros sentidos como a audição principalmente eram usadas nas suas obras.Foi assim que James Bethune,seu ''proprietário'' resolveu por transferi-lo da senzala para um quarto com piano em sua casa.

Sua determinação para a música era tamanha que todos os sons como dos corvos da plantação ao gorjear dos passarinhos se transformavam em notas que tentava reproduzir arrastando cadeiras no assoalho ou batendo em potes.

Tom e seu 'dono' ,o general James


Carreira musical


Com seu talento descoberto,seu dono assume o posto de agente e empresário lançando-o em diversos teatros para suas apresentações musicais.Os teatros eram grandes locais de cultura no século XIX onde haviam apresentações de diversas categorias não somente peças convencionais com atores.Tom Cego que a essa altura já estava conhecido passou a se exibir em diversos estados do país,sempre acompanhado de seu tutor e empresário que passou a ser uma pessoa indicada pelo seu proprietário.



No auge de suas exibições Tom tocava até 4 vezes ao dia e rendeu até 100 mil dólares em um ano para seu proprietário e agentes que em cifras atualizadas passariam de 1,5 milhões de dólares.Esses resultados seriam suficientes para colocar Tom Cego como um dos mais bem-pagos pianistas de sua época ao nível dos reconhecidos gênios europeus contemporâneos.Em toda sua carreira estima-se que fez 700 mil dólares para seu dono ou quase 10 milhões de dólares atuais enriquecendo ainda o velho general fazendeiro da Geórgia.

Tom foi o primeiro afro-americano a tocar em plena Casa Branca,a sede do poder do país em 1860.

Da genialidade ao esquecimento

Devido a sua condição de escravizado e também com o fato de ser autista o talento de Tom não surtia efeitos para si próprio pois não era responsável pelo dinheiro que ganhava e tampouco podia usufruir do respeito que inspirava.A exemplo do que acontecia no Brasil com os chamados ''escravos-de-ganho'' que eram usados por seus donos para serem alugados ou terem algum talento explorado,Tom nada ou quase nada ganhava com seu dom.

Suas apresentações também começaram a minguar depois de um batalha na justiça por sua guarda travada entre seu primeiro dono James e sua esposa Eliza que ficou com sua tutela.A saúde de Tom também mostrava sinais de problemas e sofreu um derrame aos 55 anos em 1904 que o teria deixado parcialmente paralítico.O segundo derrame em 1908 seria fulminante levando-o ao óbito.

Durante sua vida e analisado por um médico ele chegou a ser diagnosticado com non compos mentis,um termo antigo e hoje desusado que significa 'mente não sadia' devido ao autismo.Hoje este autismo seria conhecido como savant uma pessoa com altas habilidades mas com algum tipo de dificuldade de percepção da realidade e sociabilidade .Ele somente falava em 3ª pessoa sobre si próprio em suas exibições e repetia o que seus empresários diziam sobre ele no passado quando seu show iria começar.

Tom tinha altas habilidades na música sendo um autodidata prodígio que compôs milhares de peças musicais que foram reproduzidas anos depois embora tenham aos poucos sendo ignoradas e esquecidas.



LEIA TAMBÉM

O Estranho caso de Joseph Merrick,o Homem Elefante-Entre a Miséria e a Solidão

A Misteriosa vida e Obra de Edgar Allan Poe além dos livros

Abraham Lincoln-O Presidente que mudou para Sempre a história Americana


Um comentário:

Postagem em destaque

A Conquista da Lua pelo Homem