domingo, 21 de novembro de 2021

Entendendo o Mistério das Casas Mal-Assombradas-Saiba Mais!

 Casa mal-assombrada é um termo comum e genérico utilizado para descrever uma casa onde supostos fenômenos paranormais acontecem.Esses fenômenos podem ser na forma de sons,aparições e até mesmo de cheiros de acordo com estudiosos do assunto.



A casa mal-assombrada é um dos maiores folclores polares envolvendo fenõmenos sobrenaturais que assustam as pessoas.Muitas delas como veremos tem eventos dramáticos ou traumáticos que aconteceram em seu interior deixando assim por dizer uma maldição sobre ela. A crença popular e as superstições então despertam mais horror e medo transformando essas casa em locais de luto e mau agouro.

Para assim ser chamada a casa precisa emitir sinais como os descritos acima que indiquem que m fenômeno de natureza sobrentural está acontecendo.Esses eventos seriam inexplicáveis para a ciência e poderiam somente ser obra de fantasmas,demônios e espíritos que queriam aterrorizar os vivos.

Geralmente na forma de sons que são ouvidos durante o dia e noite e não tem sua origem detectada.Aparições de supostos fantasmas cujas origens são igualmente estranhas e desconhecidas.Cheiros também são relatados em algumas situações com odores desagradáveis que somem e aparecem sem deixar vestígios.

Todas essas situações desafiam as explicações tradicionais na tentativa de desvendar esses mistérios.


Casas mal-assombradas e os Crimes

Geralmente quando um crime violento ou muito grave acontece em um local específico o medo se instaura naqueles que sabem disso.A maior parte das pessoas se recusaria ou pensaria,pelo menos, duas vezes antes de comprar uma casa onde um assassinato violento aconteceu.Um caso famoso e já descrito por este blog é o dos Lutz,uma família americana que se mudara há pouco tempo para sua casa nova.Nela havia acontecido o terrível massacre de Amytville onde o filho mais velho da família DeFeo assassinou a tiros todos os seus parentes que dormiam.Leia o artigo completo abaixo.

A Verdade sobre o Caso de Amityville-Um estranho e assustador caso Sobrenatural

Nos anos 1940 em São Paulo o professor Paulo Camargo matou toda sua família escondendo os corpos em um poço recém escavado que chamou a atenção da vizinhança e polícia.Paulo se suicidaria e um bombeiro morreria de infecção cadavérica ao resgatar os corpos.No local de sua casa seria erguido o edifício Joelma,palco de um dos incêndios mais dramáticos e mortais da história do Brasil.

Casos assim induzem portanto as pessoas a acreditarem nas forças sobrenaturais agindo no mundo físico.O espiritismo propaga a ideia de que espíritos podem interferir na realidade e por isso mesmo podem até mesmo incorporar em pessoas vivas e falar por elas como um fio condutor.As mortes sobretudo violentas também fazem com que esses espíritos desencarnados,os mortos, demorem a perceber que morreram e por isso mesmo continuam neste mundo físico.


No início do século XX um astrônomo francês chamado Camille Flamarion lançou um livro muito conhecido nos meios espíritas chamado As Casas Mal-Assombradas.Nele este autor descreve detalhadamente vários fenômenos sobrenaturais que acontecem em casas ao redor da Europa e que não tinham explicações lógicas aparentes se tornando obra de referência.Muitos estudos já foram empreendidos com o objetivo de se descobrir o que causa as supostas casas mal-assombradas.

Foto de um fantasma 


Joseph Rhine que inaugurou a parapsicologia moderna,que uniria ciência com sobrenatural,afirmava que a física tinha alguma relação com espíritos e estes poderiam carregar partículas energéticas como prótons e elétrons capazem de mover objetos no espaço.Verdade ou não Rhine foi pioneiro científico deste ramo.No Brasil o maior expoente nessas explicações fica a cargo de Padre Quevedo,popular estudioso,que divulgava informações e explicava mistérios paranormais á luz da ciência e da parapsicologia.

Abaixo listamos algumas casas com 'fama' de sobrenaturais e mal-assombradas



1-A Mansão Winchester: Mansão inusitada com labirintos e corredores sem saída,atração turística.

2-A Mansão Amytville: Local do assassinato de toda uma família por seu próprio filho.

3-Edifício Martinelli: Ícone da arquitetura modernista de São Paulo,palco de crimes,consumo de drogas e degradação,hoje restaurado.

4-Castelinho da Rua Apa: Outro local famoso onde houve assassinato

5-Casa de Roland Doe: Famoso pelo livro 'O Exorcista' a casa onde tudo aconteceu tem fama de mal-assombrada depois da suposta possessão demoníaca do menino Roland Doe nos anos 1940.

Na Cultura Popular

Se existe um tema recorrente em histórias de terror este é sobre as casas mal-assombradas.Seja em desenhos animados,filmes,séries,peças e quadrinhos elas estão sempre presentes onde se desenvolvem as narrações.Até mesmo se tornaram um personagem principal na animação  A Casa Monstro onde tem personalidade própria.



LEIA TAMBÉM

Algumas conclusões sobre as Maldições-Por que assustam Tanto?

Entenda o que é o Fenômeno do Poltergeist e por que assusta Tanto

Como era o Ritual de Mumificação do Egito Antigo?

domingo, 14 de novembro de 2021

A Breve história do Monstro do Lago Ness - Realidade ou Ficção?

O Monstro do Lago Ness ou simplesmente Nessie é um dos monstros mais conhecidos e amados do mundo devido ao mistério que nunca foi revelado.Não se sabe se Nessie foi um dinossauro sobrevivente da extinção ou um animal que foi confundido com ele mas sua imagem se tornou uma lenda que atravessou gerações e vamos conhecer mais sobre ele.



Breve histórico

O Monstro do Lago Ness tem esse nome devido ao lago no qual as pessoas dizem tê-lo avistado localizado nas chamadas Highlands escocesas,as Terras Altas.O lago em si tem mais de 37 km de extensão com 1,5 km de largura e com mais de 200 metros de profundidade.Consta que as primeiras aparições do monstro datam de 565 em plena alta idade média.Isso demonstra a longevidade da lenda que entrou em pleno século XXI ainda sobrevivendo no imaginário das pessoas.

Nas Terras Altas escocesas o turismo é movimentado justamente por conta da lenda deste misterioso monstro que nunca teve sua existência confirmada.

Como dito acima,sua primeira suposta aparição na Idade Média vem de Santo Columbano que fez a descrição da criatura junto de outras pessoas que no momento estavam todas reunidas.Nesta versão: Columbano até teria gritado com o monstro fazendo-o se afastar.De acordo com esta versão seu grito teria poderes mágicos o que enfraquece a credibilidade sobre sua história.

Ao longo do tempo muitas outras aparições do ser ocorreram e serviram de inspiração para lendas e contos de monstros .

Seria Nessie um Dinossauro?

Essa teoria é comum para os entusiastas e fanboys do monstro que preferem acreditar numa ideia pseudo-científica mas que teria 'algum' fundo de verdade.Um dinossauro sobrevivente da extinção que dizimou toda a sua espécie soa tentador para algumas pessoas.Mas pesquisas foram realizadas e confirmam que um único indivíduo não poderia sobreviver por 65 milhões.Nenhum dinossauro conhecido da ciência pode viver todo esse tempo.

O Lago 


No entanto pesquisadores desta área afirmam que seria possível uma comunidade deles sobreviver ao longo do tempo.Seus descendentes então procriariam gerando uma quantidade razoável de animais que habitariam o lago e explicaria a lenda.

Essa hipótese embora verrosímil não condiz com o real ambiente do lago que sendo monitorado 24 horas por dia nunca detectou nenhuma anormalidade ou criatura grande o suficiente para ser confundida com o monstro folclórico.

A conclusão que deveriam haver ainda hoje no lago cerca de 120 monstros confirmados pertecentes a mesma linhagem original da época da extinção nunca se concretizou.Se realmente fosse possível por que nunca nenhum deles foi sequer avistado em tantos séculos?São dúvidas persistentes e consistentes.

Mal-entendido?

Outra ideia comum sobre o monstro é de que tudo não passa de mera confunsão,um mal-entendido das pessoas locais.Essas ao verem as águas sendo reviradas ou um animal de grande porte nadando perto da superfície teria surgido a confusão com a fera.

É sabido que o lago poderia aportar espécies de peixes que podem chegar a 8 metros de comprimento como o esturjão além de enguias gigantes.Esses esturjões poderiam ter entrado pelos rios que alimentam o lago e se proliferado sendo depois extinta com o tempo já que hoje não são mais encontrados por lá.

Um esturjão gigante 


Com essas características fica evidente que no passado as pessoas poderiam confundi-las facilmente com o monstro.Todas as espécies de animais presentes no lago já foram catalogadas e nenhuma delas ultrapassam os 4,5 metros atribuídos ao monstro.Troncos e galhos de árvores também podem ter sido confundidos no passado com o monstro.

A Bombástica foto real de Nessie

Uma misteriosa e surpreendente foto divulgada em 1934 chegou ao mundo como a confirmação definitiva que todos os crentes da criatura esperavam. Um médico de férias teria fotografado a besta há poucos metros de distância.A Foto do Cirurgião ,como ficou conhecida depois, mostrava a silhueta de um dinossauro semi-submerso como um plessiosauro.

Foto 'real' de Nessie em 1934


A foto teve ampla circulação e estampou a capa do Daily Mail jornal de grande tiragem na época e serviu como prova inabalável da existência do ser.Durante décadas os entusiastas se conformaram com a foto aceitando-a como verdadeira.Somente em 1994 a farsa foi admitida tendo os filhos dos autores do trote confessado tudo não passar de armação.

Um submarino de brinquedo com massa de modelar criou o monstro e a incrível fotografia.

Folclore popular e criptozoologia

O Monstro do Lago Ness se tornou de longe em um folclore conhecido em todo mundo.Ele é assunto debatido da criptozoologia uma pseudo-ciência que estuda animais mitológicos. Algumas pessoas até mesmo perseguem a ideia de que um dia poderão provar que o monstro existe ignorando tudo e todos independente das evidências científicas contrárias.

No passado era comum pais e mães alertarem seus filhos de que entrar nas águas do lago seria perigoso lançando mão da lenda para assustá-los.Hoje muitos estudos foram feitos de fauna do lago mapeando todas suas espécies além de manter monitoramento com câmeras constante.Satélites também são usados e até pessoas que por vontade própria se mudaram para o local na tentativa de encontrar a criatura.

Steve Feltham persegue há 30 anos o sonho de descobrir Nessie e poder revelar ao mundo que ele é real.Até mesmo comprou uma casa próxima ao lago para isso vigiando-o pessoalmente desde então.O pacato lago escocês é um dos locais mais bem vigiados do mundo e atrai milhares de turistas por ano sedentos por histórias mirabolantes de monstros folclóricos que ,de fato, só existem na imaginação.

LEIA TAMBÉM:

Entendendo o caso do Chupa-Cabra

O Mistério do Pé-Grande:Entre a ficção e Realidade

Entendendo alguns Mitos,Curiosidades e Contos populares-Parte 2

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A Breve História do início da exploração de Marte e Vênus,os planetas mais próximos de Nós

As paisagens de outros planetas são exuberantes por si só,mostram um mistura de cores e formas algumas vezes dificilmente encontradas na Terra.Vênus por exemplo com seu céu amarelo e sua temperatura de mais ou menos 500 graus centígrados em sua superfície seria o suficiente pra derreter metais como o chumbo.Seu ar é irrespirável carregado de dióxido de carbono mergulhado num permanente efeito estufa tal como o terrestre.

Há muito o que aprender sobre a exploração de outros planetas e o que veremos com mais detalhes na postagem de hoje. Referências no próprio corpo do texto para consultas.


O início da aventura espacial
Sabe-se por exemplo com as averiguações de telescópios na terra e também de algumas sondas sobretudo a série soviética Venera que o planeta apresenta formações rochosas semelhantes a desertos com uma crosta de rochedos liquefeitos espalhada por sua superfície,liquefeitos devido às altas temperaturas capazes até mesmo de deformar pedras como foi registrado por uma das sondas soviéticas numa das poucas fotos da superfície de Vênus até hoje registrada.O programa espacial soviético se concentrou a princípio na exploração venusiana e lunar.


Foto da superfície de Vênus feita pela pioneira sonda soviética Venera

Terraformar Vênus?

Alguns discutem por exemplo uma forma de ''terraformar'' Vênus como foi debatida pelo astrônomo da NASA e divulgador de ciência Carl Sagan.

Terraformar :Seria a transformação de um planeta distante ou morto com condições extremas como as de Vênus acima para as condições ideais de vida como as que existem aqui na Terra com água potável,ar respirável,gravidade estabilizada e demais características.


No entanto em termos de ''terraformação'' o planeta com mais características semelhantes a Terra é Marte,que pode ser considerado por sua geologia e atmosfera como uma Terra pós-apocalipse,já que é um planeta aparentemente morto.

Tal como se sabe Marte tem o diâmetro um pouco menor  que a Terra e segundo cálculos teria havido água em estado líquido a cerca de 100 milhões de anos como sugere as fotos de sondas e as formações naturais no relevo marciano que indicariam um fluxo de rios,hoje essa mesma água estaria a metros abaixo da supercífie e o que alguns cientistas propõem é que num futuro essa água seja utilizada por humanos que explorariam e até mesmo habitariam Marte.A iniciativa privada assim como as agências espaciais governamentais como a NASA e a ROSCOMOS por exemplo tem se aliado no sentido de planejar missões com tripulação para visitar o planeta vermelho.


Marte fotografado pelo telescópio espacial Hubble

Conhecido desde a antiguidade como planeta vermelho recebeu o nome Marte em homenagem ao deus romano homônimo que para os gregos se chama Ares.Seu aspecto vermelho é devido ao óxido de ferro conhecido popularmente como ferrugem aquela que ''dá'' em metais quando expostos ao ar ou mesmo quando molhamos.Lá por exemplo é uma parte constante do deserto marciano e suas crateras resultam da erosão e do impacto de asteróides vindos de outras partes do universo tal como aconteceu na Lua com sua superfície esburacada.

O Mistério da vida em Marte

No final do século XIX um astrônomo chamado Percival Lowell apontou seu telescópio para Marte e vislumbrou-se com o que seria uma paisagem modificada por vida inteligente.De acordo com Lowell e suas observações,no planeta havia uma malha de canais que interligavam todo o planeta tal como o metrô de Londres,Nova Iorque ou São Paulo numa comparação simbólica.

Seria uma forma de vida alienígena vivendo em Marte e construindo cidades?Seria uma civilização avançada bem no planeta vermelho?Soube-se posteriormente com a ajuda de aparelhos telescópios mais avançados que os canais de Lowell se tratavam apenas de formações naturais do relevo do planeta aliado a erosão e ventos de centenas de quilômetros por hora.

Hoje alguns cientistas especulam que há ou houve água em Marte e que de acordo com alguns deles suportariam a existência de vida mesmo que em forma de seres microscópios como já concluiu em entrevista o astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser.A agência espacial americana NASA enviou com sucesso duas sondas chamadas de Viking 1 e 2 respectivamente pousando no planeta em 1976 lá os instrumentos óticos e laboratoriais agregados à máquina analisaram amostras do solo,do ar e temperatura além de registrar por fotos,inúmeras delas, a paisagem marciana proporcionando muita ciência.



O programa espacial soviético tal como o americano obteve muitos sucessos tendo como exemplo: o primeiro satélite artificial lançado sputinik(camarada em russo),o primeiro ser vivo a ir ao espaço-a cadela Laika(que morreu 4 horas depois do lançamento),o primeiro homem a ir ao espaço Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok 1 e as missões Venera que exploraram o planeta Vênus.

Considera-se que o programa espacial soviético além de fazer frente aos EUA visavam testar a capacidade de lançamentos de seus foguetes de um continente ao outro em caso de uma guerra nuclear entre ambas superpotências.Reconhece-se a vanguarda da tecnologia soviética em projetar engenharia espacial apesar de terem sido pioneiros,seus colegas americanos alcançaram a glória de enviar pessoas à Lua a bordo da Apollo 11 naquele 20 de julho de 1969.

Considera-se que os constantes atrasos e falta de orçamento,desinteresse do Partido Comunista e até mesmo a morte do engenheiro-chefe do programa espacial soviético Sergei Korolev tenham atrasado a conquista russa da Lua alcançada pelos estadunidenses.

LEIA TAMBÉM


domingo, 17 de outubro de 2021

Do Titanic e navios de piratas até o ouro dos Faraós do Egito-Quem são os Caçadores de Tesouro?Conheça mais!

 Caçadores de tesouros foram imortalizados em obras literárias e cinema como aventureiros românticos que buscavam fortunas e mistérios de povos antigos.Embora hoje eles estejam 'fora de moda' foram no passado responsáveis por descobertas e tragédias com perdas irreparáveis à história e arte.Vamos descobrir um pouco mais sobres esses heróis românticos que tanto já inspiraram histórias de aventura e mistério.

Indiana Jones-O mais famoso caçador de tesouros


Caçadores de tesouros e piratas,quem eles são afinal?

Muitos caçadores de tesouro do passado eram piratas e foras-da-lei que costumavam vagar solitários em busca dessas fortunas.Essa profissão ,por assim dizer, teve sua maior repercussão durante a era da exploração do Egito Antigo no início do século XIX quando os exércitos de Napoleão ocuparam o país.



Muitos historiadores e artistas enviados pelo próprio Napoleão ao país começaram a se interessar pela antiga civilização egípcia e seus artefatos artísticos que se converteram em antiguidades muito valiosas na época e permanecendo inestimáveis até os dias atuais.Hoje inclusive o mercado negro de obras de arte incluindo as antiguidades são o 3º maior comércio ilegal do mundo perdendo apenas para armas e drogas.

O Egito foi logo invadido por pessoas que viam o enriquecimento rápido como atividade rentável justamente com o que acontecia com a chamada corrida do ouro e por colônias por migrantes europeus ao redor das Américas,África e Oceania,o mundo colonial europeu da época.Muitas dessas pessoas entravam ilegalmente no Egito a procura de tumbas,múmias e tesouros promovendo saques e destruição incluindo o uso de explosivos para abrir sarcófagos e túmulos.

A arqueologia como disciplina acadêmica,daquelas estudadas em universidades,ainda não existia na prática portanto o respeito por esse material histórico e artístico também era nulo por parte desses aventureiros.

O Nossa Senhora de Atocha

Um dos casos mais famosos e incríveis de achados arqueológicos e históricos valiosos rendendo uma fortuna para seu descobridor foi o caso do galeão espanhol recém-saído de Cuba,o Nossa Senhora de Atocha.Seu carregamento era impressionante com toneladas de ouro e prata além de uma carga de índigo,uma planta utilizada como corante azul e preciosa na indústria têxtil européia.



O mergulhador e navegador Mel Fischer conseguiu recuperar o galeão espanhol e seus milhões de dólares em ouro e prata talvez reforçando com isso o ideal aventureiro do caçador de tesouros mas por outro lado mostrando ser nada cultural em destruir ,mesmo que involuntariamente,o patrimônio histórico cultural mundial.

No entanto a prática indiscriminada de violar sítios arqueológicos apenas para extrair os tesouros ali depositados prejudica trabalhos de pesquisa mais sérios embora restem pequenos indícios de contribuição às ciências com essas descobertas.

O Tesouro brasileiro no litoral de Pernambuco

Atualmente a caça ao tesouro permanece ativa mas contando com tecnologia de ponta e geralmente dominada por empresas privadas que investem grandes somas de dinheiro para obter retorno com as buscas.Na genética com Graig Venter ou na tecnologia espacial com Elon Musk as empresas privadas assumem posições de vanguarda em pesquisas avançadas com a liberdade governamental assegurada.

Vasos/ânforas de navio fenício antigo


Uma empresa do ramo é a Odissey provavelmente a maior do mundo em investimento na pesquisa e recuperação de naufrágios antigos.Em seu currículo está a descoberta de um antigo navio mercante fenício do século V antes de Cristo contendo vasos cheios de grãos e que afundou durante uma grande tempestade.

Dentre as expectativas que estão sendo sondadas por esses caçadores modernos de tesouros 2 deles estão no Brasil.Um navio que afundou em plena Baía de Guanabara no Rio de Janeiro e o Santa Rosa que seria o naufrágio mais rico do mundo pois afundou com uma carga estimada em 1 bilhão de dólares.

Este navio afundou durante uma severa tempestade em 1726 constando nos arquivos da época que estava com 1/3(um terço) de todo ouro extraído do Brasil rumo à Portugal.De acordo com especialistas o Santa Rosa afundou numa profundidade de 7 km,o dobro do Titanic,e seus destroços se espalharam numa área de 20 Km² de terreno irregular no fundo do oceano.Por conta dessas características a busca pelo Santa Rosa é muito cara e demorada com seu paradeiro um mistério.

O Início da arqueologia?

Pode-se afirmar que os primeiros caçadores de tesouros abriram as portas da arqueologia como disciplina científica ao se aventurarem por países desconhecidos para o mundo europeu da época.Heirinch Schliemann teria descoberto as ruínas da cidade lendária de Tróia enquanto Austen Henry Layard teria redescoberto a antiga Mesopotâmia da Babilônia e Assíria estudando com mais habilidade e profissionalismo suas descobertas.

Todos esses embora não fossem historiadores e arqueólogos profissionais como conhecemos hoje constribuíram de alguma forma para o conhecimento científico e histórico.Tudo isso embora Schliemann por seu amadorismo destruiu uma boa parte da estratigrafia,camadas de terra com informações do passado, da cidade de Tróia que descobriu. 

Apesar disso foi nesses primeiros 'caçadores' que a arqueologia e ciência pôde enfim tomar uma base acadêmica e técnica,mesmo que tenha sido involuntário,pois em muitos casos não havia preparo técnico na remoção das descobertas ou na ação de preservá-los como acontecem nos museus.Mas havia sim uma busca irresponsável por antiguidades para posterior venda no mercado negro de obras de arte.

LEIA TAMBÉM

Os verdadeiros Piratas-O Terror dos Mares além do Romantismo

Os Bastidores da maior Descoberta da Arqueologia-A Rica Tumba do faraó Tutancâmon

● Entre a Morte e a Aventura: A luta para Conquistar os Pólos Norte e Sul- As regiões mais frias e Isoladas do Planeta

domingo, 3 de outubro de 2021

O Dia em que o Diabo teria andado sobre a Terra-A Fantástica história do Diabo de Devon:Verdade ou mito?

 Embora a história a seguir tenha muitos toques de superstição como poderemos constatar ela guarda elementos reais que por algum motivo devem ter sido exagerados.Tudo teria acontecido numa fria madrugada do inverno na cidade de Devon no interior da Inglaterra em 1855.O dia em que,supostamente, o próprio Diabo teria caminhado sobre a Terra. 

Ilustração da época mostrando o espanto das pessoas


As pegadas do Diabo 

Exatamente por haver poucas fontes de consulta para este incidente ele permanece cercado de mistérios.De acordo com essas poucas fontes disponíveis sobre o incidente em fevereiro de 1855 no interior da Inglaterra no condado de Devon pegadas foram avistadas com aparência de cascos.Eram cascos como de um quadrúpede tais como um burro ou cavalo mas com um detalhe que chamava a atenção:as pegadas haviam sido feitas por uma criatura bípede a julgar pela distância de uma da outra.

Isso mesmo uma criatura de duas pernas e com cascos teria caminhado uma longa distância à noite.Nenhum mal havia sido praticado por ela às pessoas ou animais deixando apenas os sinais de sua passagem.

O que intrigava ainda mais era que segundo as testemunhas as pegadas pulavam muros e caminhava sobre os telhados deixando lá suas marcas. Elas se estendiam por uma distância incrível de 100 a 160 km durante a noite.Um rio teria sido superado com as pegadas aparecendo na margem oposta dele.



Esses detalhes estranhos foram o suficiente para despertar na população horrorizada o espanto de que estariam sendo visitadas pelo Diabo em pessoa.Nenhum animal conhecido na época poderia deixar aquelas marcas na neve de acordo com a população apavorada.E não havia testemunhas oculares àquela hora pois devido a forte nevasca todos estavam recolhidos em suas casas buscando se confortar no rigoroso frio.Os religiosos locais trataram de abordar o assunto como uma obra maligna de Satanás e o mal estava espreitando-os.

A Investigação e Teorias

O reverendo da paróquia local Ellacombe reuniu algumas cartas que enviou para seus colegas de paróquias vizinhas relatando o que havia acontecido em 1855 época em que era vigário do local.Ellacombe teria desenhado as pegadas que vira no dia em questão e enviado os desenhos para o padre Musgrove.Na época alguns raros jornais relataram o fenômeno.

Desenhos originais da época feitos pelo padre Ellacombe mostrando como eram as pegadas


No entanto um caso semelhante já havia acontecido na Escócia em 1840 e documentado pelo jornal londrino The Times como resultado da caminhada de algum animal noturno.Indícios de que as marcas haviam sido feitas por um animal também foram levantadas em 1855.Até mesmo o biólogo Richard Owen,criador da nomenclatura dos dinossauros,comentou o ocorrido:

''Um estimado amigo zoólogo enviou para mim desenhos cuidadosamente detalhados das impressões deixadas na neve no dia 9 do mês passado no sul de Devon.Eram pegadas de um texugo!''

Sir Richard Owen- The Lancaster Gazette,17/03/1855

Os texugos podem sair de suas tocas no inverno para se alimentar ou fugindo do frio enquanto até mesmo uma infestação de ratos pode ter sido a responsável pelo fenômeno das pegadas do Diabo.As marcas deixadas por esses animais eram muito parecidas com aquelas encontradas na noite em questão.E como dito acima,mesmo numa noite fria,não seria incomum vê-los fugindo para procurar abrigo ou comida.

Balão-O estudioso George Household sugeriu que o evento teria sido causado por um balão que havia se desprendido de suas âncoras e lançado ao ar percorrendo a grande distância e deixando as marcas na neve.Por ser um artefato de origem militar tudo teria sido abafado para evitar escândalos e pagamentos de indenizações sobre os danos causados.Interessante atentar para o fato de que somente na teoria do balão é afirmado ter acontecido danos à propriedades de pessoas.

Canguru-Embora esdrúxula essa hipótese foi lançada na época para explicar o fenômeno pelos padres locais.Um canguru teria fugido de um zoológico particular e andado durante a noite.Na verdade essa teoria foi logo desmentida pois o seu autor revelou que se tratava de uma estratégia de desviar a atenção das pessoas de que o evento era sobrenatural.

Como podemos conferir acima,autoridades tiveram a oportunidade de investigar e analisar o caso.As pessoas em Devon e redondezas caíram perplexas e muito assustadas com aquele estranho fenômeno.Uma onda de superstição tomou conta da cidade fazendo-as acreditar que era obra de Satanás.

As marcas realmente subiam as paredes e telhados cobertos de neve?Se subiam por que não admitir que se tratava de pegadas feitas por animais que seria um fenômeno comum e natural?Em 2009 no mesmo condado de Devon novas marcas de cascos foram encontradas na neve semelhantes àquelas deixadas em 1855.Autoridades locais trataram o assunto como uma brincadeira de mal gosto embora algumas pessoas ressuscitaram a lenda de 1855.As pegadas do Diabo na verdade são um grande mal-entendido que se tornou uma lenda com o passar dos anos.

Pegadas de Belzebu como na antiga lenda diz o jornal de 2009

LEIA TAMBÉM



domingo, 26 de setembro de 2021

Os Bastidores da maior descoberta da Arqueologia-A Rica Tumba do Faraó Tutancâmon

 Era o dia 5 de novembro de 1922 num local conhecido como Vale dos Reis no Egito.Uma das maiores descobertas da história estava acontecendo.Um artista desempregado e arqueólogo está para descobrir um tesouro de mais de 3000 mil anos de idade.





Seu mecenas que estava pagando as despesas,era um tal Lord Carnavon,um rico aristocrata inglês que recebeu seu telegrama algumas semanas antes avisado por Carter que uma escavação promissora estava por ser desvendada.Carnavon animado com a notícia embarca para o Egito com sua filha Evellyn ao seu encontro.

A Última chance de Carter

Era a última temporada de Carter no Egito financiada pelo magnata Carnavon,foram 5 anos de escavações em busca de artefatos e tesouros com poucos êxitos e no caso essa seria sua última oportunidade ao lado de Carnavon e sua importante fortuna.Ao que se sabe Carter teve alguns contratempos com o embaixador inglês no Egito que recusava algumas autorizações para escavar que após a influência de Carnavon pode ser superada.

No mês de outubro de 1922 no Egito tal como todos os anteriores era quente para uma pessoa que vinha do frio clima inglês e em sua chegada ao país Carnavon é recebido por Carter em uma bela tenda armada na entrada da tumba.

Carter,Canavon e escavador dentro da Tumba


Sabe-se também que a licença de escavação de Carter não havia sido liberada pelas autoridades egípcias e ele não podia cavar até que ela chegasse em suas mãos no prazo de 2 dias corridos,que ele não queria mais esperar.Sendo assim e junto com seu amigo e financiador Carnavon,sua filha e 2 escavadores entra no local onde estava a tumba de Ramsés VI.Essa tumba,já saqueada, era o acesso ao que poderia ser outra sala.

Um buraco é aberto na parede e com uma vela em mãos Carter a introduz iluminando seu interior ao que seu amigo pergunta: Vê alguma coisa?

A resposta em seguida entrou para história:Vejo sim,coisas maravilhosas!  

Eis uma das maiores descobertas da história da arqueologia onde se pôde saber a extensão das cerimônias fúnebres para sepultar um faraó já que todos os objetos depositados junto com o soberano egípcio estavam intactos mais de 3000 anos depois de sua morte.

Estátua guardando o sarcógafo


Tim tim por tim tim

Carter foi muito cuidadoso em registrar tim tim por tim tim cada objeto encontrado na tumba das sandálias de ouro até a famosa máscara mortuária conhecida.Um fato recorrente eram os roubos de tumbas no Egito,se ela houvesse sido saqueada ainda na antiguidade seu ouro teria sido fundido para reuso.Se fosse saqueada na atualidade seus artefatos seriam vendidos como relíquias no mercado negro de artes e antiguidades que aliás é o 3º maior mercado criminoso do mundo perdendo somente para as drogas e armas.

Felizmente os artefatos encontrados pela expedição de Carter foram todos catalogados e enviados ao Museu do Cairo no Egito embora, por acordo fechado de Carter com os egípcios,tenha ficado com alguns itens.

O Mapa da tumba

A tumba em si consiste em 4 salas cortadas por um longo corredor,tudo entalhado na rocha calcária.A primeira sala é a chamada antecâmara onde estavam 3 camas grandes,carruagens desmontadas cobertas com ouro,vasos de cerâmica e caixas,o trono também está ali.

Trono em ouro do faraó


Anexo a essa antecâmara estava uma sala oculta e intacta com mobília,jarros de vinho,vasos de cerâmica e 116 cestos de frutas.No lado norte estava a entrada da câmara funerária onde estava a múmia do faraó guardada por 2 estátuas de madeira do rei cobertas de ouro.A câmara funerária em si é uma sala decorada com inscrições nas paredes e cenas do funeral do faraó.

A múmia de Tutancâmon foi colocada dentro de uma série de 4 caixas diferentes um contendo o outro sendo o último um sarcófago de quartzo.Somente o trabalho de desmonte dos caixões levou 8 meses realizado por Carter para cuidadosamente separá-los sem danificá-los.Dentro deste ainda estavam 3 caixões embutidos sendo o último de ouro maciço contendo a múmia.

Uma das salas da Tumba


Podemos assim concluir o minucioso trabalho de escavação realizado pois dentro das faixas de linho envolta da múmia haviam mais de 100 jóias e amuletos.Os órgãos internos eram também mumificados e os de Tutancâmon foram colocados em um brilhante vaso canópico folheado a ouro.

Curiosamente haviam 2 fetos mumificados em um pequeno caixão,provavelmente um aborto de sua esposa,Ankhesunâmon.

O Curioso Sistro egípcio


Alguns Itens encontrados na Tumba:

1-Roupas íntimas

2-Estojos de barbear

3-Instrumentos musicais como flautas e o típico sistro egípcio

4-Jogos de tabuleiro

5-Armas e uma adaga de ferro,material raro para o Egito da época

6-Muitos vasos de cerâmica e faiança

Comida

1-Carne de ovelha e bode

2-Patos

3-Pães de trigo e cevada

4-Temperos como alho,açafrão,gergelim e cominho

5-Jarros de mel

6-Frutas como melância,tâmaras,figos e uvas


LEIA TAMBÉM 

Como era o ritual de mumificação no Antigo Egito?

O Mistério das pirâmides:Entre a realidade e ficção

Entendendo o Triângulo das Bermudas:você Conhece?

domingo, 12 de setembro de 2021

Como era o ritual de Mumificação no Egito Antigo?

As múmias são corpos humanos que foram artificial ou naturalmente preservados conservando tecidos,órgãos e/ou cartilagens.Esse processo acontece naturalmente em alguns casos excepcionais de calor e frio como a múmia do humano pré-histórico Otzi encontrada congelada depois de 8 mil anos nos Alpes italianos por exemplo.

No caso do Egito devido a intensa incidência solar do deserto do Saara alguns corpos eram naturalmente abandonados ao calor e baixíssima umidade do ar ressecando tendões,pele e demais tecidos corporais.Induz-se daí por alguns estudiosos o interesse egípcio em mumificar seus mortos.

O deus escriba Thot no Livro dos Mortos egípcio



O processo de mumificar um corpo humano ou animal já que os egípcios praticavam ambos foi um domínio complexo de muitos séculos de estudo.Consta que um dos primeiros livros de medicina escrito na história,senão o primeiro, foi do erudito egípcio Impotep um alto sacerdote da corte do faraó Khufu que viveu há mais de 2600 antes de Cristo,uma era remota da humanidade.

Se conclui que Impotep já podia ter dominado alguns métodos de química e medicina da mumificação já que era um profundo especialista do ramo.

Sobre isso, a mumificação era procedimento diferente de acordo com a classe social.Os pobres egípcios também eram mumificados porém de modo simples com a introdução de produtos químicos que desintegravam seus órgãos internos para melhor preservar o corpo.Depois era ressecado e enfaixado.Este procedimento embora simples em relação aos nobres e o faraó como veremos a seguir também não era tão aplicado a qualquer pessoa pois em muitos casos eram somente abandonados ao deserto para chacais,falcões e demais animais carniceiros. 


ATENÇÃO QUE A DESCRIÇÃO ABAIXO PODE SER CHOCANTE

LEIA SE TIVER CERTEZA 

 A Mumificação dos Faraós e Altos-sacerdotes

Diferente da população mais humilde o processo de mumificação da alta classe egípcia seguia um padrão de qualidade muito mais rigoroso.

1-O corpo era lavado e os seus órgãos internos completamente removidos deixando-se somente o coração.Na antiga crença egípcia o coração era o centro das emoções e energias do corpo físico portanto era importante mantê-lo no corpo.Um corte em forma da letra Y era feito na cavidade abdominal para a essa remoção.

2-Um ferro em brasa quente era introduzido dentro do nariz do falecido de modo a liquefazer o cérebro tornando o processo de remoção deste mais fácil.O corpo era virado de lado para que o órgão já liquefeito escorresse pelo nariz sendo coletado.

3-Os órgãos retirados eram então conservados em uma mistura de sal e natrão por semanas até estarem completamente secos  pois caso fossem mantidos no corpo,este explodiria com os gases da deterioração natural.O corpo também passa pelo mesmo processo e é então recheado com uma mistura de serragem,ervas e incenso como forma de preservá-lo além de conferir volume.

4-Tudo era feito com muito cuidado e religiosidade pois chegada a hora crucial de enfaixar a múmia,esta era mergulhada numa solução de cola e besuntada com óleo para receber aos poucos as bandagens de linho.À medida que as faixas eram enroladas ao corpo orações e amuletos eram depositados entre elas que na crença egípcia o ajudaria na vida após a morte e conferindo-lhe proteção.

5-Os órgãos ressecados eram igualmente importantes e eram depositados em urnas funerárias chamadas de vasos canópicos que adornavam a tumba do morto e fundamentais num eventual processo de ressurreição.

Perfil da múmia do faraó Ramsés II-O Grande 

Múmia de dançarina


O processo de mumificação em sua maioria era tão bem sucedido que exatamente por isso chegou as múmias chegaram à nossa geração ,em muitos casos, intactas como as dos faraós Ramsés II-O Grande e Tutancâmon.A química e medicina antiga egípcia de fato era um capítulo a parte da história.

Referência:

Katryn A.Bard-Introdução à Arqueologia Egípcia


LEIA TAMBÉM

Corpos Incorruptos de santos-Milagres ou Farsas?

O Mistério dos Zumbis: Verdade ou Mito?

Eram os deuses Astronautas? Desvendando e discutindo essa Estranha Teoria

terça-feira, 7 de setembro de 2021

A Incrível história da mulher que viveu em 3 Séculos Diferentes

A inglesa Margareth Ann Neve poderia ter entrado para a história por outros feitos mas se destacou com uma rara e difícil capacidade do ser humano:atingir os 110 anos de idade.Margaret foi a primeira mulher na história documentada a alcançar essa incrível marca tendo nascido em 1792 e falecido em 1903 vivendo em 3 séculos distintos:o XVIII,XIX e XX.

A Primeira Supercentenária

Margaret ficou conhecida como a primeira mulher na história a atingir os 110 anos de idade documentados ou seja havia uma certidão de nascimento confirmando sua data de nascimento em 1792.Na medicina as pessoas que atingem tal marca é chamada de supercentenária.Historicamente falando antes de Margaret o primeiro ser humano documentado ter chegado aos 110 anos foi o holandês Geert Adriaans Boomgaard que viveu de 1788 até 1899.

Margaret aos 109 anos


Margaret nasceu numa ilha próxima ao Canal da Mancha região famosa entre Inglaterra e França sendo a mais velha de 7 irmãos.Seu pai trabalhava com a marinha mercante tornando-se um rico comerciante com os negócios.Aos 30 anos casa-se com John Neve do qual adquire o sobrenome de casada que levaria até o fim de sua vida.John morreria em 1849.

Quando criança pequena Margaret caiu das escadas em sua casa e passou 3 dias acamada pelo incidente.Foi criada na Inglaterra onde aprendeu outras línguas como francês,alemão e italiano lendo a Bíblia em grego.Sua família teve um grande histórico de longevidade com alguns irmãos atingindo os 99 anos de idade.

Margaret acordava sempre cedo e evitava comer e beber entre as refeições sempre consumindo uma taça e meia de conhaque.

Alguns Eventos históricos importantes que Margaret foi contemporânea:

Revolução Francesa

Queda de Napoleão Bonaparte

Ascensão e morte da Rainha Vitória em 1901

A Volta da monarquia Francesa ao trono

●  A invenção da lâmpada 

Independência e República no Brasil


O Caso dos supercentenários

Como relatado acima os supercentenários são pessoas que igualam ou ultrapassam a marca dos 110 registrados de idade atingindo uma longevidade muito rara entre os seres humanos.Naturalmente que antes de Margaret outras pessoas esporadicamente tenham atingido a marca dos 110 anos e até ultrapassando-a entretanto a história não fez documentação sobre estas pessoas como a de Margaret.

Os avanços na qualidade de vida nas pessoas principalmente do Primeiro Mundo fez a longevidade aumentar cada vez mais como alimentação e medicamentos.Hoje a longevidade e expectativa de vida são critérios definidos pelas Nações Unidas(ONU) para avaliar a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.

Não por menos,as supercentenárias são mais encontradas em países do Primeiro Mundo como Europa,Japão e Estados Unidos embora naturalmente hajam em todo o mundo como no Brasil.Maria Gomes Valentim foi a primeira brasileira supercentenária registrada na história atingindo a marca dos 114 anos de idade.

LEIA TAMBÉM:

A Incrível e emocionante história do Escravo cego gênio da Música-Conheça Tom Cego

O Estranho caso de Joseph Merrick,o Homem Elefante-Entre a Miséria e a Solidão

A Misteriosa vida e obra de Edgar Allan Poe além dos Livros

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Uma breve História da fome entre os Seres Humanos

Se existe um drama muito comum que atormentou e seguiu a história da Humanidade desde sempre além das guerras e doenças este é a fome.Passar por privações e falta de alimentos além de um drama físico corresponde a um grande drama moral e religioso que acompanha a vida do ser humano na Terra.Desde nossa busca por alimentos na pré-história até a fome como estratégia de guerra esse é um tema recorrente.

Cena histórica de canibalismo ritual 


A Luta diária pela comida

A pré-história deixou uma lembrança marcante sobre a busca por alimentos e o fantasma constante da fome.Tudo era cruel e muito claro:se os homens pré-históricos não buscassem sua própria comida diariamente morreriam de fome ou seriam o prato do dia dos predadores da época.A vida nômade dos caçadores-coletores da Pré-história exigia que fosse dessa forma.Não existiam supermercados,armazéns ou feiras sua alimentação era a caça,a pesca e a coleta de frutos que foram encontrados durante seu deslocamento diário.

Portanto quando um dia não propiciava caça,pesca ou outro alimento inevitavelmente essas pessoas passariam fome e até morreriam.Com o nascimento da agricultura e a domesticação dos animais parte desse problema seria resolvido.Agricultura significava estoque de alimentos em tempos de crise e falta assim como a criação de animais como gado, porcos e galinhas.



No entanto a fome deixou de ser um problema diário e sua presença começou a significar um tipo de carma ou maldição do ponto de vista religioso.Os pecados da humanidade seriam pagos com guerras,doenças e a fome como castigo.A crença católica medieval via a fome como um carma embora mostrasse solidariedade para com os pobres.

A historiadora Nataly Zemon Davis demonstra que a crença religiosa medieval interpretava a presença de mendigos,pobres e famintos como uma forma de ascender ao Paraíso através da generosidade.A esmola seria uma forma de alcançar a bendição divina a estes e os ricos que as ofereciam teriam seus pecados redimidos.

O Tabu do Canibalismo

Mas como enfrentar situações extremas e resistir aos valores morais e éticos da sociedade se a sua própria vida está por um fio?Como colocar esses valores tão fundamentais para o convívio social de lado e valorizar a própria vida numa situação extraordinária?Religiosamente este fato se mantem como uma grande controvérsia. A Bíblia relata algumas passagens sobre canibalismo devido à fome como em ll Reis 6:24-33  onde 2 mães combinam de comer seus filhos devido à fome causada na Samaria pela invasão de tropas sírias.



Casos famosos de canibalismo por sobrevivência chamaram a atenção devido a complexidade da situação que ela evocava.Grupos religiosos se opunham à prática mesmo em situação de emergência devido ao respeito pelos mortos.No Brasil colonial o canibalismo ritual ou antropofágico tinha uma clara conotação religiosa em que a pessoa sacrificada tinha suas características físicas e habilidades absorvidas pelo comensal. São justamente em casos como esses que um problemático tabu volta à tona e produz um tenso debate sobre a veracidade do recurso do canibalismo como salvação.

A Dramática foto do Menino e o Urubu

Em tempos modernos a fome adquiriu um papel pequeno nos males do mundo.As guerras,distúrbios sociais,crime,desemprego,a pobreza e as doenças adquiriram uma importância maior.Temos mais ofertas de alimentos em todos os sentidos e não apenas nos países do chamado Primeiro Mundo mas até mesmo nos do Terceiro que geralmente vivem da agricultura e vendem sua produção como o Brasil.

A técnica de produção de alimentos evoluiu a um patamar em que sua oferta é muito democrática com alimentos orgânicos e transgênicos,produtos light,suplementação alimentar,com menos açúcar e sal.As pessoas questionam o uso indiscriminado do uso de agrotóxicos em plantações e hormônios em animais no entanto o mundo nunca foi tão bem alimentado resguardando casos pontuais de fome.

Um deles foi na Irlanda na segunda metade do século XIX durante uma grande praga que afetou as plantações de batatas provocando fome e morte gerando um êxodo humano para os EUA. Outro mais emblemático e moderno ocorreu na África nos anos 1980 com uma onda de fome que devastou o continente.Cenas dramáticas de crianças em condições sub-humanas e esqueléticas ganharam o mundo em fotojornalismo.

De acordo com a ONU somente na Etiópia teria havido 300 mil mortes devido à fome agregando vários fatores para ela como a guerra civil,as secas e a má distribuição dos poucos alimentos disponíveis.No entanto em 11 de março de 1993 uma foto ganharia a opinião e a indignação pública mundial com a divulgação de uma criança agonizando e um urubu espreitando-a à espera de sua morte.


A foto registrada pelas lentes do fotógrafo Kevin Carter ganharam o mundo e denunciaram ao Ocidente o grave problema da fome na contemporaneidade.Carter em si se ressentiu pelo resto de sua vida por não ter ajudado de alguma forma a criança agonizante.Atrelado às questões de neutralidade em relação ao trabalho e seu objeto de fotografia preferiu se manter neutro.O que se sabe sobre o destino da menina é incerto.O fotógrafo foi questionado sobre suas atitudes em relação à cena e se teria ajudado.Um fantasma que o perseguiu até sua morte em 1994.

A fome é um dos maiores dramas e uma grande crise humanitária que ainda afeta algumas áreas do mundo, hoje de mais pontual e geralmente ligado ás questões acima tratadas que inviabilizam a chegada  produção de alimentos para determinadas pessoas.Ao redor do mundo existem muitas campanhas de conscientização contra o desperdício de alimentos e sua melhor distribuição às pessoas atingidas por ela.

LEIA TAMBÉM

Conheça Seychelles,o único país africano Primeiro Mundo do continente.Como isso aconteceu?Descubra Agora

Neolítico e o nascimento das Sociedades

Quais povos praticavam o Sacrifício Humano?Conheça mais

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

20.000 visualizações do Blog-OBRIGADO LEITORES(AS)!!

Gostaria muito de agradecer às(aos) leitores(as) que fizeram o site chegar às 20.000 visualizações desde o período de sua criação até hoje. É um trabalho de uma pessoa só que edita, pesquisa,escreve,publica e divulga com a ajuda de vocês que compartilham os conteúdos aqui publicados pelas redes sociais e grupos. Portanto essa comemoração é toda nossa!Total gratidão a vocês!

Muitas pessoas que leem o blog são estudantes,curiosos ou apenas esbarram por acaso.Independente do leitor que você é :sempre é um orgulho e satisfação vê-lo(a) por aqui.O site foi criado exatamente para vocês e seu objetivo é ajudar de alguma maneira oferecendo conhecimento do modo mais fácil possível sem nunca esquecer da veracidade técnica das informações: isso é compromisso!Valeu!






segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Entendendo Alguns Mitos,curiosidades e contos populares-Parte 2

Nosso mundo é rodeado de curiosidades,lendas urbanas e contos populares que convivemos sem saber de onde vieram e por que existem.Hoje vamos abordar alguns deles para entender seu significado oculto que guarda histórias inacreditáveis.

Bicho-papão

O termo bicho-papão há muito tempo está fora de moda sobretudo na geração em que estamos nesse momento.Muitas crianças e jovens de hoje não conhecem esse termo que na verdade engloba vários conceitos de criaturas sobrenaturais que assustavam as crianças no passado.Era comum pais e mães assustarem seus filhos com a ideia de invocar o bicho-papão para 'pegá-las'' caso desobedecessem suas ordens e regras.

Não existe um consenso sobre a aparência e origem do bicho-papão embora seja sempre associado a uma criatura grande e gorda que se esconde no armário ou debaixo da cama das crianças pronta para levá-las.A lenda do bicho-papão é bem clara:educar as crianças mal-criadas.Se estas continuassem com seu mal comportamento seu destino seria o de ser devorada pelo bicho-papão.Essa ideia era suficiente para fazê-las ser mais educadas e obedientes em casa.

Os pais e mães sempre pensaram em formas de educar e impor regras aos filhos mesmo que seja através de sustos.Em outras regiões do Brasil o bicho-papão assume a forma do papa-figo ou o homem-do-saco que tem a mesma função do bicho-papão e a Cuca outra criatura folclórica desse tipo imortalizada nos livros de Monteiro Lobato.Há muitos filmes e personagens da cultura pop que evocam a figura do bicho-papão como no filme da Disney Monstros S.A.

Qual a origem da palavra 'Encrenca'?

Essa palavra tem origem nas prostitutas conhecidas como 'polacas' nos anos 1930 no Brasil principalmente Rio de Janeiro.Eram conhecidas como polacas devido a sua origem polonesa embora pudessem ser de outros países da Europa Oriental.Nesta época muitas mulheres eram vendidas aos prostíbulos brasileiros por mafiosos de origem judaica.

Como haviam alguns clientes que tinham doenças venéreas eles diziam as palavras em iídiche,um dialeto judeu, 'ein krenke' que significa 'doença' para não atender essa pessoa.Como subterfúgio utilizavam a palavra que entrou para a língua portuguesa como encrenca que designa uma situação desesperadora ou ruim.



LEIA TAMBÉM

Entendendo alguns Mitos,Curiosidades e contos Populares-Parte 1

A História por trás do Misterioso Slender Man

Mensagens Subliminares em Filmes e brinquedos Infantis:Verdade ou só Mito?

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Considerações sobre o movimento Revisionista-Você conhece?

 Nos últimos anos um movimento tem chamado a atenção das pessoas com ideias e afirmações controversas sobre assuntos históricos.Ele é o chamado movimento revisionista,ou seja,de supostamente revisar a história dando uma visão alternativa para os fatos.

O objetivo principal do revisionismo é desacreditar fatos e personagens históricos apresentando supostas novas fontes de estudo ou provas contra eles. O maior problema envolvendo o revisionismo é que geralmente é utilizado com finalidades políticas radicais.



O Argumento da Liberdade de Expressão

Se existe um argumento utilizado por revisionistas,conspiracionistas e negadores de fatos históricos que se julgam corretos e dentro da lei,este é o argumento da liberdade de expressão contido em quase todas as constituições do mundo.É assegurado aos seus cidadãos e independente e repudiada de qualquer discriminação fazer direito de sua liberdade de expressão.

Assim podemos ter um apoio legal para duvidar e até mesmo julgar personagens e fatos do passado como se fosse algo do presente por exemplo.Tirar do contexto original e relativizar crimes do passado também comum como as ditaduras e crimes de guerra.

Na Constituição brasileira de 1988 em seu Artigo 5º,incisos IV e IX fica amplamente assegurado a qualquer brasileiro(a) de dizer o que pensa sobre qualquer assunto seja intelectual,jornalística,acadêmica,artisticamente e etc. Esse havia sido o resultado dos chamados anos de chumbo deixados pela Ditadura Militar que havia acabado em 1985 e que o país se reerguia para garantir direitos aos seus cidadãos.

Devido à censura imposta durante o Regime Militar brasileiro havia grande esperança que a nova Constituição contemplasse esse direito novamente às pessoas. Nos EUA por exemplo é comum negadores do Holocausto nazista,o massacre de judeus cometido pelos alemães durante a guerra, invocarem a ''liberdade de expressão'' para se protegerem da lei.

O Holocausto nazista e Hitler

Esse é um tema recorrente quando o assunto é revisionismo e negação da história.O Holocausto nazista foi e continua sendo um dos maiores crimes contra a humanidade já cometidos na história.Densamente documentado tanto por fotos,vídeos,documentos,edifícios,testemunhas de ambos e lados e etc tem sido alvo de contestação por um pequeno grupo de pessoas.



Pessoas ligadas a grupos políticos radicais que acreditam em supremacias costumam divulgar ideias de racismo,antissemitismo e demais perseguições a outros grupos de pessoas são as maiores responsáveis por essas ideias.Esse é o uso político usado por esses grupos e partidos que tentam buscar no passado justificativas ou 'exemplos' a se apoiarem em seus atos,geralmente violentos.

Casos de negadores do Holocausto são frequentes nos EUA e Europa locais com maior incidência de grupos radicais de tendências neonazistas e da chamada extrema-direita.Nos anos 1990 um julgamento se tornou famoso nos EUA quando a escritora Deborah Lipstadt foi processada pelo historiador David Irving ao acusá-lo de negar o Holocausto em seu livro,a história deste julgamento virou um longa-metragem.

Casos de judeus sobreviventes de campos de extermínio nazista que conseguiram divulgar e escrever seus relatos se tornaram comuns no pós-Segunda Guerra.O italiano Primo Levi se tornou célebre ao retratar sua experiência em É Isto um Homem? obra clássica sobre a vivência de um horror de campo de concentração e a ameaça sempre iminente da morte.


Portal do tenebroso Campo de extermínio de Auschwitz,edifício principal do Holocausto


Estudos de sobreviventes e judeus alemães sobre a experiência do Holocausto nazista se tornaram muito profícuos no pós-Guerra.Hanna Arendt por exemplo foi uma intelectual e judia alemã com uma visão às vezes contraditória sobre a questão do Holocausto embora seu trabalho seja extremamente valorizado academicamente.


A Ditadura Brasileira

As ditaduras militares também são um tema comum quando se fala em revisionismo histórico como descrito acima.Negá-la é como diminuí-la ou apagá-la da história como se não houvesse acontecido ou relativizar suas consequências e fatos assim como os negadores do Holocausto tentam fazer.

Quando desacreditamos um fato ou evento histórico que evoca mágoa,tristeza e revolta sobre o presente apresentando fontes duvidosas como prova estamos apagando esses eventos.Logo eles deixam de existir pois foram 'desmascarados' em sua mentira como afirmam os revisionistas.

As suas fontes geralmente são tão contraditórias ou irrelevantes quanto suas afirmações pois vem de outros revisionistas e conspiracionistas.Esse é um ponto muito importante dentro desse assunto pois geralmente o revisionismo vem acompanhado de teoria da conspiração sem nenhum tipo de prova.Revisionistas tentam desacreditar a chegada do homem na Lua e até mesmo a morte do ditador alemão Adolf Hitler que supostamente teria fugido para América do Sul.

Tanques do Exército no Rio de Janeiro após a deposição do presidente João Goulart


Os revisionistas da Ditadura Militar não concordam com o termo ditadura pois este evocaria autoritarismo e ilegalidade admitindo o termo contrarrevolução.Em muitos livros de história as grafias Revolução,Regime e ditadura se confudem para o mesmo período.E no consenso acadêmico-escolar,qual deles está certo?

Revisionistas afirmam que não houve golpe militar contra o então presidente da época João Goulart e sim ocupação de um cargo,presidência,que estava vago pelo abandono do mesmo.João estava em visita à China e quando voltou os militares haviam assumido o poder fazendo-o se exilar no Uruguai.

Seu mandato presidencial havia sido cassado pelo Congresso Nacional de acordo com revisionistas e não tomado de forma violenta e ilegal como demonstra a historiografia.Aqueles que defendem o regime usam o argumento de que não havia corrupção portanto medidas autoritárias como o Ato Institucional 5,que cassava direitos políticos e civis e fechava o Congresso, seria válido e aceitável. 

Existem inúmeros documentos,testemunhas,edifícios,jornais,vídeos,fotografias e demais fontes que demonstram o autoritarismo da Ditadura Militar que de fato fez juz ao nome.



Embora a historiografia seja uma ciência que aceite novas fontes de pesquisa ou outros documentos são descobertos lançando novas luzes aos fatos que conhecemos como tradicionais o revisionismo peca.Se admitia nos bancos escolares que Colombo foi o primeiro europeu nas Américas mas pesquisas arqueológicas confirmaram serem os vikings os primeiros. Se admitia que todos africanos e seus descendentes no Brasil eram escravos porém muitos quando livres ou alforriados tinham negócios e até outros escravos.

👉 Leia o artigo deste blog sobre a Chegada dos Vikings na América antes de Colombo clicando aqui

Esses foram estudos sérios conduzidos por historiadores e revisados por seus pares utilizando métodos de pesquisa e bibliografia rigorosas o que é diferente de revisionistas.Estes utilizam fontes duvidosas ou fake news manipulando informações verídicas para validar suas afirmações distorcidas da história.Devido às questões como essas o revisionismo dificilmente tem validade acadêmica e científica se mantendo no campo das teorias da conspiração e fake news que apoiam discursos de ódio.

LEIA TAMBÉM

Se vitorioso durante o Regime Militar: O comunismo teria Dado certo no Brasil?

A Teoria da Conspiração de que o Homem na Lua é uma Farsa(Completo)

Do Império Romano à Invasão do Iraque,a explosão das fake news-Entenda como elas Funcionam