terça-feira, 17 de agosto de 2021

Considerações sobre o movimento Revisionista-Você conhece?

 Nos últimos anos um movimento tem chamado a atenção das pessoas com ideias e afirmações controversas sobre assuntos históricos.Ele é o chamado movimento revisionista,ou seja,de supostamente revisar a história dando uma visão alternativa para os fatos.

O objetivo principal do revisionismo é desacreditar fatos e personagens históricos apresentando supostas novas fontes de estudo ou provas contra eles. O maior problema envolvendo o revisionismo é que geralmente é utilizado com finalidades políticas radicais.



O Argumento da Liberdade de Expressão

Se existe um argumento utilizado por revisionistas,conspiracionistas e negadores de fatos históricos que se julgam corretos e dentro da lei,este é o argumento da liberdade de expressão contido em quase todas as constituições do mundo.É assegurado aos seus cidadãos e independente e repudiada de qualquer discriminação fazer direito de sua liberdade de expressão.

Assim podemos ter um apoio legal para duvidar e até mesmo julgar personagens e fatos do passado como se fosse algo do presente por exemplo.Tirar do contexto original e relativizar crimes do passado também comum como as ditaduras e crimes de guerra.

Na Constituição brasileira de 1988 em seu Artigo 5º,incisos IV e IX fica amplamente assegurado a qualquer brasileiro(a) de dizer o que pensa sobre qualquer assunto seja intelectual,jornalística,acadêmica,artisticamente e etc. Esse havia sido o resultado dos chamados anos de chumbo deixados pela Ditadura Militar que havia acabado em 1985 e que o país se reerguia para garantir direitos aos seus cidadãos.

Devido à censura imposta durante o Regime Militar brasileiro havia grande esperança que a nova Constituição contemplasse esse direito novamente às pessoas. Nos EUA por exemplo é comum negadores do Holocausto nazista,o massacre de judeus cometido pelos alemães durante a guerra, invocarem a ''liberdade de expressão'' para se protegerem da lei.

O Holocausto nazista e Hitler

Esse é um tema recorrente quando o assunto é revisionismo e negação da história.O Holocausto nazista foi e continua sendo um dos maiores crimes contra a humanidade já cometidos na história.Densamente documentado tanto por fotos,vídeos,documentos,edifícios,testemunhas de ambos e lados e etc tem sido alvo de contestação por um pequeno grupo de pessoas.



Pessoas ligadas a grupos políticos radicais que acreditam em supremacias costumam divulgar ideias de racismo,antissemitismo e demais perseguições a outros grupos de pessoas são as maiores responsáveis por essas ideias.Esse é o uso político usado por esses grupos e partidos que tentam buscar no passado justificativas ou 'exemplos' a se apoiarem em seus atos,geralmente violentos.

Casos de negadores do Holocausto são frequentes nos EUA e Europa locais com maior incidência de grupos radicais de tendências neonazistas e da chamada extrema-direita.Nos anos 1990 um julgamento se tornou famoso nos EUA quando a escritora Deborah Lipstadt foi processada pelo historiador David Irving ao acusá-lo de negar o Holocausto em seu livro,a história deste julgamento virou um longa-metragem.

Casos de judeus sobreviventes de campos de extermínio nazista que conseguiram divulgar e escrever seus relatos se tornaram comuns no pós-Segunda Guerra.O italiano Primo Levi se tornou célebre ao retratar sua experiência em É Isto um Homem? obra clássica sobre a vivência de um horror de campo de concentração e a ameaça sempre iminente da morte.


Portal do tenebroso Campo de extermínio de Auschwitz,edifício principal do Holocausto


Estudos de sobreviventes e judeus alemães sobre a experiência do Holocausto nazista se tornaram muito profícuos no pós-Guerra.Hanna Arendt por exemplo foi uma intelectual e judia alemã com uma visão às vezes contraditória sobre a questão do Holocausto embora seu trabalho seja extremamente valorizado academicamente.


A Ditadura Brasileira

As ditaduras militares também são um tema comum quando se fala em revisionismo histórico como descrito acima.Negá-la é como diminuí-la ou apagá-la da história como se não houvesse acontecido ou relativizar suas consequências e fatos assim como os negadores do Holocausto tentam fazer.

Quando desacreditamos um fato ou evento histórico que evoca mágoa,tristeza e revolta sobre o presente apresentando fontes duvidosas como prova estamos apagando esses eventos.Logo eles deixam de existir pois foram 'desmascarados' em sua mentira como afirmam os revisionistas.

As suas fontes geralmente são tão contraditórias ou irrelevantes quanto suas afirmações pois vem de outros revisionistas e conspiracionistas.Esse é um ponto muito importante dentro desse assunto pois geralmente o revisionismo vem acompanhado de teoria da conspiração sem nenhum tipo de prova.Revisionistas tentam desacreditar a chegada do homem na Lua e até mesmo a morte do ditador alemão Adolf Hitler que supostamente teria fugido para América do Sul.

Tanques do Exército no Rio de Janeiro após a deposição do presidente João Goulart


Os revisionistas da Ditadura Militar não concordam com o termo ditadura pois este evocaria autoritarismo e ilegalidade admitindo o termo contrarrevolução.Em muitos livros de história as grafias Revolução,Regime e ditadura se confudem para o mesmo período.E no consenso acadêmico-escolar,qual deles está certo?

Revisionistas afirmam que não houve golpe militar contra o então presidente da época João Goulart e sim ocupação de um cargo,presidência,que estava vago pelo abandono do mesmo.João estava em visita à China e quando voltou os militares haviam assumido o poder fazendo-o se exilar no Uruguai.

Seu mandato presidencial havia sido cassado pelo Congresso Nacional de acordo com revisionistas e não tomado de forma violenta e ilegal como demonstra a historiografia.Aqueles que defendem o regime usam o argumento de que não havia corrupção portanto medidas autoritárias como o Ato Institucional 5,que cassava direitos políticos e civis e fechava o Congresso, seria válido e aceitável. 

Existem inúmeros documentos,testemunhas,edifícios,jornais,vídeos,fotografias e demais fontes que demonstram o autoritarismo da Ditadura Militar que de fato fez juz ao nome.



Embora a historiografia seja uma ciência que aceite novas fontes de pesquisa ou outros documentos são descobertos lançando novas luzes aos fatos que conhecemos como tradicionais o revisionismo peca.Se admitia nos bancos escolares que Colombo foi o primeiro europeu nas Américas mas pesquisas arqueológicas confirmaram serem os vikings os primeiros. Se admitia que todos africanos e seus descendentes no Brasil eram escravos porém muitos quando livres ou alforriados tinham negócios e até outros escravos.

👉 Leia o artigo deste blog sobre a Chegada dos Vikings na América antes de Colombo clicando aqui

Esses foram estudos sérios conduzidos por historiadores e revisados por seus pares utilizando métodos de pesquisa e bibliografia rigorosas o que é diferente de revisionistas.Estes utilizam fontes duvidosas ou fake news manipulando informações verídicas para validar suas afirmações distorcidas da história.Devido às questões como essas o revisionismo dificilmente tem validade acadêmica e científica se mantendo no campo das teorias da conspiração e fake news que apoiam discursos de ódio.

LEIA TAMBÉM

Se vitorioso durante o Regime Militar: O comunismo teria Dado certo no Brasil?

A Teoria da Conspiração de que o Homem na Lua é uma Farsa(Completo)

Do Império Romano à Invasão do Iraque,a explosão das fake news-Entenda como elas Funcionam

Nenhum comentário:

Postar um comentário