Pular para o conteúdo principal

Como era o ritual de Mumificação no Egito Antigo?

As múmias são corpos humanos que foram artificial ou naturalmente preservados conservando tecidos,órgãos e/ou cartilagens.Esse processo acontece naturalmente em alguns casos excepcionais de calor e frio como a múmia do humano pré-histórico Otzi encontrada congelada depois de 8 mil anos nos Alpes italianos por exemplo.

No caso do Egito devido a intensa incidência solar do deserto do Saara alguns corpos eram naturalmente abandonados ao calor e baixíssima umidade do ar ressecando tendões,pele e demais tecidos corporais.Induz-se daí por alguns estudiosos o interesse egípcio em mumificar seus mortos.

O deus escriba Thot no Livro dos Mortos egípcio



O processo de mumificar um corpo humano ou animal já que os egípcios praticavam ambos foi um domínio complexo de muitos séculos de estudo.Consta que um dos primeiros livros de medicina escrito na história,senão o primeiro, foi do erudito egípcio Impotep um alto sacerdote da corte do faraó Khufu que viveu há mais de 2600 antes de Cristo,uma era remota da humanidade.

Se conclui que Impotep já podia ter dominado alguns métodos de química e medicina da mumificação já que era um profundo especialista do ramo.

Sobre isso, a mumificação era procedimento diferente de acordo com a classe social.Os pobres egípcios também eram mumificados porém de modo simples com a introdução de produtos químicos que desintegravam seus órgãos internos para melhor preservar o corpo.Depois era ressecado e enfaixado.Este procedimento embora simples em relação aos nobres e o faraó como veremos a seguir também não era tão aplicado a qualquer pessoa pois em muitos casos eram somente abandonados ao deserto para chacais,falcões e demais animais carniceiros. 


ATENÇÃO QUE A DESCRIÇÃO ABAIXO PODE SER CHOCANTE

LEIA SE TIVER CERTEZA 

 A Mumificação dos Faraós e Altos-sacerdotes

Diferente da população mais humilde o processo de mumificação da alta classe egípcia seguia um padrão de qualidade muito mais rigoroso.

1-O corpo era lavado e os seus órgãos internos completamente removidos deixando-se somente o coração.Na antiga crença egípcia o coração era o centro das emoções e energias do corpo físico portanto era importante mantê-lo no corpo.Um corte em forma da letra Y era feito na cavidade abdominal para a essa remoção.

2-Um ferro em brasa quente era introduzido dentro do nariz do falecido de modo a liquefazer o cérebro tornando o processo de remoção deste mais fácil.O corpo era virado de lado para que o órgão já liquefeito escorresse pelo nariz sendo coletado.

3-Os órgãos retirados eram então conservados em uma mistura de sal e natrão por semanas até estarem completamente secos  pois caso fossem mantidos no corpo,este explodiria com os gases da deterioração natural.O corpo também passa pelo mesmo processo e é então recheado com uma mistura de serragem,ervas e incenso como forma de preservá-lo além de conferir volume.

4-Tudo era feito com muito cuidado e religiosidade pois chegada a hora crucial de enfaixar a múmia,esta era mergulhada numa solução de cola e besuntada com óleo para receber aos poucos as bandagens de linho.À medida que as faixas eram enroladas ao corpo orações e amuletos eram depositados entre elas que na crença egípcia o ajudaria na vida após a morte e conferindo-lhe proteção.

5-Os órgãos ressecados eram igualmente importantes e eram depositados em urnas funerárias chamadas de vasos canópicos que adornavam a tumba do morto e fundamentais num eventual processo de ressurreição.

Perfil da múmia do faraó Ramsés II-O Grande 

Múmia de dançarina


O processo de mumificação em sua maioria era tão bem sucedido que exatamente por isso chegou as múmias chegaram à nossa geração ,em muitos casos, intactas como as dos faraós Ramsés II-O Grande e Tutancâmon.A química e medicina antiga egípcia de fato era um capítulo a parte da história.

Referência:

Katryn A.Bard-Introdução à Arqueologia Egípcia


LEIA TAMBÉM

Corpos Incorruptos de santos-Milagres ou Farsas?

O Mistério dos Zumbis: Verdade ou Mito?

Eram os deuses Astronautas? Desvendando e discutindo essa Estranha Teoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...