domingo, 26 de setembro de 2021

Os Bastidores da maior descoberta da Arqueologia-A Rica Tumba do Faraó Tutancâmon

 Era o dia 5 de novembro de 1922 num local conhecido como Vale dos Reis no Egito.Uma das maiores descobertas da história estava acontecendo.Um artista desempregado e arqueólogo está para descobrir um tesouro de mais de 3000 mil anos de idade.





Seu mecenas que estava pagando as despesas,era um tal Lord Carnavon,um rico aristocrata inglês que recebeu seu telegrama algumas semanas antes avisado por Carter que uma escavação promissora estava por ser desvendada.Carnavon animado com a notícia embarca para o Egito com sua filha Evellyn ao seu encontro.

A Última chance de Carter

Era a última temporada de Carter no Egito financiada pelo magnata Carnavon,foram 5 anos de escavações em busca de artefatos e tesouros com poucos êxitos e no caso essa seria sua última oportunidade ao lado de Carnavon e sua importante fortuna.Ao que se sabe Carter teve alguns contratempos com o embaixador inglês no Egito que recusava algumas autorizações para escavar que após a influência de Carnavon pode ser superada.

No mês de outubro de 1922 no Egito tal como todos os anteriores era quente para uma pessoa que vinha do frio clima inglês e em sua chegada ao país Carnavon é recebido por Carter em uma bela tenda armada na entrada da tumba.

Carter,Canavon e escavador dentro da Tumba


Sabe-se também que a licença de escavação de Carter não havia sido liberada pelas autoridades egípcias e ele não podia cavar até que ela chegasse em suas mãos no prazo de 2 dias corridos,que ele não queria mais esperar.Sendo assim e junto com seu amigo e financiador Carnavon,sua filha e 2 escavadores entra no local onde estava a tumba de Ramsés VI.Essa tumba,já saqueada, era o acesso ao que poderia ser outra sala.

Um buraco é aberto na parede e com uma vela em mãos Carter a introduz iluminando seu interior ao que seu amigo pergunta: Vê alguma coisa?

A resposta em seguida entrou para história:Vejo sim,coisas maravilhosas!  

Eis uma das maiores descobertas da história da arqueologia onde se pôde saber a extensão das cerimônias fúnebres para sepultar um faraó já que todos os objetos depositados junto com o soberano egípcio estavam intactos mais de 3000 anos depois de sua morte.

Estátua guardando o sarcógafo


Tim tim por tim tim

Carter foi muito cuidadoso em registrar tim tim por tim tim cada objeto encontrado na tumba das sandálias de ouro até a famosa máscara mortuária conhecida.Um fato recorrente eram os roubos de tumbas no Egito,se ela houvesse sido saqueada ainda na antiguidade seu ouro teria sido fundido para reuso.Se fosse saqueada na atualidade seus artefatos seriam vendidos como relíquias no mercado negro de artes e antiguidades que aliás é o 3º maior mercado criminoso do mundo perdendo somente para as drogas e armas.

Felizmente os artefatos encontrados pela expedição de Carter foram todos catalogados e enviados ao Museu do Cairo no Egito embora, por acordo fechado de Carter com os egípcios,tenha ficado com alguns itens.

O Mapa da tumba

A tumba em si consiste em 4 salas cortadas por um longo corredor,tudo entalhado na rocha calcária.A primeira sala é a chamada antecâmara onde estavam 3 camas grandes,carruagens desmontadas cobertas com ouro,vasos de cerâmica e caixas,o trono também está ali.

Trono em ouro do faraó


Anexo a essa antecâmara estava uma sala oculta e intacta com mobília,jarros de vinho,vasos de cerâmica e 116 cestos de frutas.No lado norte estava a entrada da câmara funerária onde estava a múmia do faraó guardada por 2 estátuas de madeira do rei cobertas de ouro.A câmara funerária em si é uma sala decorada com inscrições nas paredes e cenas do funeral do faraó.

A múmia de Tutancâmon foi colocada dentro de uma série de 4 caixas diferentes um contendo o outro sendo o último um sarcófago de quartzo.Somente o trabalho de desmonte dos caixões levou 8 meses realizado por Carter para cuidadosamente separá-los sem danificá-los.Dentro deste ainda estavam 3 caixões embutidos sendo o último de ouro maciço contendo a múmia.

Uma das salas da Tumba


Podemos assim concluir o minucioso trabalho de escavação realizado pois dentro das faixas de linho envolta da múmia haviam mais de 100 jóias e amuletos.Os órgãos internos eram também mumificados e os de Tutancâmon foram colocados em um brilhante vaso canópico folheado a ouro.

Curiosamente haviam 2 fetos mumificados em um pequeno caixão,provavelmente um aborto de sua esposa,Ankhesunâmon.

O Curioso Sistro egípcio


Alguns Itens encontrados na Tumba:

1-Roupas íntimas

2-Estojos de barbear

3-Instrumentos musicais como flautas e o típico sistro egípcio

4-Jogos de tabuleiro

5-Armas e uma adaga de ferro,material raro para o Egito da época

6-Muitos vasos de cerâmica e faiança

Comida

1-Carne de ovelha e bode

2-Patos

3-Pães de trigo e cevada

4-Temperos como alho,açafrão,gergelim e cominho

5-Jarros de mel

6-Frutas como melância,tâmaras,figos e uvas


LEIA TAMBÉM 

Como era o ritual de mumificação no Antigo Egito?

O Mistério das pirâmides:Entre a realidade e ficção

Entendendo o Triângulo das Bermudas:você Conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário