sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A Breve História do início da exploração de Marte e Vênus,os planetas mais próximos de Nós

As paisagens de outros planetas são exuberantes por si só,mostram um mistura de cores e formas algumas vezes dificilmente encontradas na Terra.Vênus por exemplo com seu céu amarelo e sua temperatura de mais ou menos 500 graus centígrados em sua superfície seria o suficiente pra derreter metais como o chumbo.Seu ar é irrespirável carregado de dióxido de carbono mergulhado num permanente efeito estufa tal como o terrestre.

Há muito o que aprender sobre a exploração de outros planetas e o que veremos com mais detalhes na postagem de hoje. Referências no próprio corpo do texto para consultas.


O início da aventura espacial
Sabe-se por exemplo com as averiguações de telescópios na terra e também de algumas sondas sobretudo a série soviética Venera que o planeta apresenta formações rochosas semelhantes a desertos com uma crosta de rochedos liquefeitos espalhada por sua superfície,liquefeitos devido às altas temperaturas capazes até mesmo de deformar pedras como foi registrado por uma das sondas soviéticas numa das poucas fotos da superfície de Vênus até hoje registrada.O programa espacial soviético se concentrou a princípio na exploração venusiana e lunar.


Foto da superfície de Vênus feita pela pioneira sonda soviética Venera

Terraformar Vênus?

Alguns discutem por exemplo uma forma de ''terraformar'' Vênus como foi debatida pelo astrônomo da NASA e divulgador de ciência Carl Sagan.

Terraformar :Seria a transformação de um planeta distante ou morto com condições extremas como as de Vênus acima para as condições ideais de vida como as que existem aqui na Terra com água potável,ar respirável,gravidade estabilizada e demais características.


No entanto em termos de ''terraformação'' o planeta com mais características semelhantes a Terra é Marte,que pode ser considerado por sua geologia e atmosfera como uma Terra pós-apocalipse,já que é um planeta aparentemente morto.

Tal como se sabe Marte tem o diâmetro um pouco menor  que a Terra e segundo cálculos teria havido água em estado líquido a cerca de 100 milhões de anos como sugere as fotos de sondas e as formações naturais no relevo marciano que indicariam um fluxo de rios,hoje essa mesma água estaria a metros abaixo da supercífie e o que alguns cientistas propõem é que num futuro essa água seja utilizada por humanos que explorariam e até mesmo habitariam Marte.A iniciativa privada assim como as agências espaciais governamentais como a NASA e a ROSCOMOS por exemplo tem se aliado no sentido de planejar missões com tripulação para visitar o planeta vermelho.


Marte fotografado pelo telescópio espacial Hubble

Conhecido desde a antiguidade como planeta vermelho recebeu o nome Marte em homenagem ao deus romano homônimo que para os gregos se chama Ares.Seu aspecto vermelho é devido ao óxido de ferro conhecido popularmente como ferrugem aquela que ''dá'' em metais quando expostos ao ar ou mesmo quando molhamos.Lá por exemplo é uma parte constante do deserto marciano e suas crateras resultam da erosão e do impacto de asteróides vindos de outras partes do universo tal como aconteceu na Lua com sua superfície esburacada.

O Mistério da vida em Marte

No final do século XIX um astrônomo chamado Percival Lowell apontou seu telescópio para Marte e vislumbrou-se com o que seria uma paisagem modificada por vida inteligente.De acordo com Lowell e suas observações,no planeta havia uma malha de canais que interligavam todo o planeta tal como o metrô de Londres,Nova Iorque ou São Paulo numa comparação simbólica.

Seria uma forma de vida alienígena vivendo em Marte e construindo cidades?Seria uma civilização avançada bem no planeta vermelho?Soube-se posteriormente com a ajuda de aparelhos telescópios mais avançados que os canais de Lowell se tratavam apenas de formações naturais do relevo do planeta aliado a erosão e ventos de centenas de quilômetros por hora.

Hoje alguns cientistas especulam que há ou houve água em Marte e que de acordo com alguns deles suportariam a existência de vida mesmo que em forma de seres microscópios como já concluiu em entrevista o astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser.A agência espacial americana NASA enviou com sucesso duas sondas chamadas de Viking 1 e 2 respectivamente pousando no planeta em 1976 lá os instrumentos óticos e laboratoriais agregados à máquina analisaram amostras do solo,do ar e temperatura além de registrar por fotos,inúmeras delas, a paisagem marciana proporcionando muita ciência.



O programa espacial soviético tal como o americano obteve muitos sucessos tendo como exemplo: o primeiro satélite artificial lançado sputinik(camarada em russo),o primeiro ser vivo a ir ao espaço-a cadela Laika(que morreu 4 horas depois do lançamento),o primeiro homem a ir ao espaço Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok 1 e as missões Venera que exploraram o planeta Vênus.

Considera-se que o programa espacial soviético além de fazer frente aos EUA visavam testar a capacidade de lançamentos de seus foguetes de um continente ao outro em caso de uma guerra nuclear entre ambas superpotências.Reconhece-se a vanguarda da tecnologia soviética em projetar engenharia espacial apesar de terem sido pioneiros,seus colegas americanos alcançaram a glória de enviar pessoas à Lua a bordo da Apollo 11 naquele 20 de julho de 1969.

Considera-se que os constantes atrasos e falta de orçamento,desinteresse do Partido Comunista e até mesmo a morte do engenheiro-chefe do programa espacial soviético Sergei Korolev tenham atrasado a conquista russa da Lua alcançada pelos estadunidenses.

LEIA TAMBÉM


Nenhum comentário:

Postar um comentário