domingo, 14 de novembro de 2021

A Breve história do Monstro do Lago Ness - Realidade ou Ficção?

O Monstro do Lago Ness ou simplesmente Nessie é um dos monstros mais conhecidos e amados do mundo devido ao mistério que nunca foi revelado.Não se sabe se Nessie foi um dinossauro sobrevivente da extinção ou um animal que foi confundido com ele mas sua imagem se tornou uma lenda que atravessou gerações e vamos conhecer mais sobre ele.



Breve histórico

O Monstro do Lago Ness tem esse nome devido ao lago no qual as pessoas dizem tê-lo avistado localizado nas chamadas Highlands escocesas,as Terras Altas.O lago em si tem mais de 37 km de extensão com 1,5 km de largura e com mais de 200 metros de profundidade.Consta que as primeiras aparições do monstro datam de 565 em plena alta idade média.Isso demonstra a longevidade da lenda que entrou em pleno século XXI ainda sobrevivendo no imaginário das pessoas.

Nas Terras Altas escocesas o turismo é movimentado justamente por conta da lenda deste misterioso monstro que nunca teve sua existência confirmada.

Como dito acima,sua primeira suposta aparição na Idade Média vem de Santo Columbano que fez a descrição da criatura junto de outras pessoas que no momento estavam todas reunidas.Nesta versão: Columbano até teria gritado com o monstro fazendo-o se afastar.De acordo com esta versão seu grito teria poderes mágicos o que enfraquece a credibilidade sobre sua história.

Ao longo do tempo muitas outras aparições do ser ocorreram e serviram de inspiração para lendas e contos de monstros .

Seria Nessie um Dinossauro?

Essa teoria é comum para os entusiastas e fanboys do monstro que preferem acreditar numa ideia pseudo-científica mas que teria 'algum' fundo de verdade.Um dinossauro sobrevivente da extinção que dizimou toda a sua espécie soa tentador para algumas pessoas.Mas pesquisas foram realizadas e confirmam que um único indivíduo não poderia sobreviver por 65 milhões.Nenhum dinossauro conhecido da ciência pode viver todo esse tempo.

O Lago 


No entanto pesquisadores desta área afirmam que seria possível uma comunidade deles sobreviver ao longo do tempo.Seus descendentes então procriariam gerando uma quantidade razoável de animais que habitariam o lago e explicaria a lenda.

Essa hipótese embora verrosímil não condiz com o real ambiente do lago que sendo monitorado 24 horas por dia nunca detectou nenhuma anormalidade ou criatura grande o suficiente para ser confundida com o monstro folclórico.

A conclusão que deveriam haver ainda hoje no lago cerca de 120 monstros confirmados pertecentes a mesma linhagem original da época da extinção nunca se concretizou.Se realmente fosse possível por que nunca nenhum deles foi sequer avistado em tantos séculos?São dúvidas persistentes e consistentes.

Mal-entendido?

Outra ideia comum sobre o monstro é de que tudo não passa de mera confunsão,um mal-entendido das pessoas locais.Essas ao verem as águas sendo reviradas ou um animal de grande porte nadando perto da superfície teria surgido a confusão com a fera.

É sabido que o lago poderia aportar espécies de peixes que podem chegar a 8 metros de comprimento como o esturjão além de enguias gigantes.Esses esturjões poderiam ter entrado pelos rios que alimentam o lago e se proliferado sendo depois extinta com o tempo já que hoje não são mais encontrados por lá.

Um esturjão gigante 


Com essas características fica evidente que no passado as pessoas poderiam confundi-las facilmente com o monstro.Todas as espécies de animais presentes no lago já foram catalogadas e nenhuma delas ultrapassam os 4,5 metros atribuídos ao monstro.Troncos e galhos de árvores também podem ter sido confundidos no passado com o monstro.

A Bombástica foto real de Nessie

Uma misteriosa e surpreendente foto divulgada em 1934 chegou ao mundo como a confirmação definitiva que todos os crentes da criatura esperavam. Um médico de férias teria fotografado a besta há poucos metros de distância.A Foto do Cirurgião ,como ficou conhecida depois, mostrava a silhueta de um dinossauro semi-submerso como um plessiosauro.

Foto 'real' de Nessie em 1934


A foto teve ampla circulação e estampou a capa do Daily Mail jornal de grande tiragem na época e serviu como prova inabalável da existência do ser.Durante décadas os entusiastas se conformaram com a foto aceitando-a como verdadeira.Somente em 1994 a farsa foi admitida tendo os filhos dos autores do trote confessado tudo não passar de armação.

Um submarino de brinquedo com massa de modelar criou o monstro e a incrível fotografia.

Folclore popular e criptozoologia

O Monstro do Lago Ness se tornou de longe em um folclore conhecido em todo mundo.Ele é assunto debatido da criptozoologia uma pseudo-ciência que estuda animais mitológicos. Algumas pessoas até mesmo perseguem a ideia de que um dia poderão provar que o monstro existe ignorando tudo e todos independente das evidências científicas contrárias.

No passado era comum pais e mães alertarem seus filhos de que entrar nas águas do lago seria perigoso lançando mão da lenda para assustá-los.Hoje muitos estudos foram feitos de fauna do lago mapeando todas suas espécies além de manter monitoramento com câmeras constante.Satélites também são usados e até pessoas que por vontade própria se mudaram para o local na tentativa de encontrar a criatura.

Steve Feltham persegue há 30 anos o sonho de descobrir Nessie e poder revelar ao mundo que ele é real.Até mesmo comprou uma casa próxima ao lago para isso vigiando-o pessoalmente desde então.O pacato lago escocês é um dos locais mais bem vigiados do mundo e atrai milhares de turistas por ano sedentos por histórias mirabolantes de monstros folclóricos que ,de fato, só existem na imaginação.

LEIA TAMBÉM:

Entendendo o caso do Chupa-Cabra

O Mistério do Pé-Grande:Entre a ficção e Realidade

Entendendo alguns Mitos,Curiosidades e Contos populares-Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário