Pular para o conteúdo principal

Do império romano à invasão do Iraque,a explosão das fake news.Entenda como elas funcionam.

Notícias falsas ou simplesmente fake news tem sido um termo cada vez mais ouvido e usado na era moderna em meios jornalísticos,internet e mídias sociais.Ultimamente tem se propagado de forma muito rápida e até assustadora criando problemas para pessoas,governos e instituições.As fake news tema  intenção de causar caos e confusão por isso devem ser detectadas a tempo antes que causem maiores danos.Suas consequências podem ser devastadoras.



Em tempos modernos na era da tecnologia e das mensagens instantâneas de celulares em que vivemos o transito rápido de informações de um lado ao outro da vizinhança,cidade,país e continentes tem sido absurdamente rápida.Pra se ter uma ideia disso a notícia da morte do presidente americano Abraham Linlocn em 1865 demorou cerca de 13 dias para chegar à Europa,hoje com vídeos de celulares e breaking news de emissoras de TV as notícias são instantâneas e alcançam as redes sociais e Tv's quase ao mesmo tempo em que acontecem.Porém aproveitando-se dessa nova forma de comunicação pessoas mal-intencionadas divulgam dados incorretos e falsos para gerar pânico,confusão e causar transtornos diversos,as fakes news assim tem tomado conta do mundo embora não seja um fenômeno moderno.

Desde a antiguidade as fake news existem na forma de espiões e relatos falsos.Os romanos por exemlo eram um povo campeao nesse ponto já que era um dos maiores propaadores de notícias alsas sobre seus inimiggos.Aqui as mentiras serviam como um trunfo ara iludir seus compatriotas sobre a derrota de outros povos ou sua inferiodade perante eles mesmos.Muitos dados conhecidos dos hunos,fortes inimigos do império romano foram distorcidas por historiadores para ppassar a imgaem de bárbaros desumanos.Os antigos egípcios também se serviam desse artifício para mostrar vittórias sobre seus adversários.Um dos exemlos vem do temlo de Ramsés II-O Grande,que em relevos,desenhos entalhados diretamente em rochas muito usados, mostravam suas vitórias e eram omitidos de propósito as derrotas que havia sofrido.

Ao longo do tempo as notícias falsas eram artifícios importantes da política militar de exércitos,reinos e  impérios com a ideia de denegrir a imagem do povo vencido ou de seu poderoso inimigo.

1-No Império Romano:Os hunos eram guerreiros que originalmente vieram da China mas que se consolidaram na Europa do leste lançando ataques contra os romanos.Átila,o líder dos hunos foi retratado por historiadores romanos como sendo um homem desfigurado e com hábitos animalescos justamente para afirmar a ideia de desumanidade e barbarismo que eles representavam para o 'civilizado' império.

2-Bruxaria:Comuns na Idade Média,a bruxaria era geralmente associada às mulheres com o auxílio de um estranho livro chamado Martelo das Bruxas,publicado na Alemanha com o apoio da Igreja católica.Seu objetivo era identificar bruxas através de métodos de tortura e interrogatórios.Um dos métodos utilizados para flagrar uma bruxa seria comparar seu peso com o de uma Bíblia.Outra ideia comum propagada na época era a de que as mulheres podiam se transformar em gatos pretos e serem possuídas por demônios do sexo para provocar os homens sendo assim denunciadas,torturadas e condenadas à morte.

3-Colonização da África.-Em pleno século XIX com a divulgação de teorias sociais e científicas como o socialismo e a seleção natural,alguns cientistas apoiavam a ideia de que outros seres humanos seriam degenerados e inferiores aos povos europeus com tecnologia e 'civilização' pois ainda viviam em estado natural sendo portanto justo 'educá-los' ao modo europeu ocidental.Assim com a publicação do livro A Origem das Espécies de Charles Darwin em 1859 que argumentava que os seres vivos evoluíam e desapareciam conforme suas capacidades e ajustes ao meio ambiente muitos cientistas europeus resolveram aplicar esse conceitos aos povos da Árica,Ásia e indígenas de modo geral como forma de dominá-los e impor uma nova colonização.

Recentemente escrevi um artigo completo sobre evolução dos seres humanos leia clicando aqui.

4-A Invasão marciana da Terra-Em outubro de 1938 nos EUA aconteceu uma das maiores transmissões fake da história quando o cineasta Orson Welles conhecido pelo clássico do cinema Cidadão Kane divulgou em rede nacional uma dramatização do romance de ficção científica 'A Guerra dos Mundos' de H.G.Wells. A sua transmissão foi  tão realista que os ouvintes que estavam atentos à ela acreditaram veementemente gerando um pânico na costa leste do país.As pessoas se armavam e acionavam a polícia e os bombeiros para pedir socorro,até mesmo atiravam em caixas d'água que se assemelhavam com as máquinas marcianas descritas no rádio.

Mais curiosidades da invasão de Marte e curiosidades desse planeta clique aqui para ler.

5-A invasão americana do Iraque em 2003-Com o argumento principal de que o Iraque produzia,armazenava e pretendia usar armas de destruição em massa,o então presidente americano George W. Bush ordenou a invasão do país em março de 2003 com o objetivo de destituir o ditador Saddam Hussein e assim evitar a proliferação de armas químicas e nucleares na região estratégica do Oriente Médio e rica em reservas naturais de petróleo.As armas de destruição alegadas pelo governo americano jamais foram encontradas,mesmo depois da deposição e posterior prisão do ditador.



As fake news tem uma longa história de convivência com as pessoas,governos e impérios servindo-se de muitas faces como livros,pretextos,boatos e informações falsas para prejudicar,denegrir ou destruir inimigos ou adversários.Em tempos modernos a propagação, muitas vezes criminosa, de fake news tem assustado cada vez mais as pessoas que repassam essas informações sem nenhum tipo de comprovação ou credibilidade.
A sensação de furo de reportagem,de ineditismo ou de ser o primeiro a divulgar uma tragédia,crime ou fato de grande repercussão em redes sociais ou grupos de aplicativo de mensagem cegam as pessoas que querem obter estatuto de celebridade ou pioneirismo.
As fake news hoje afetam as eleições,a reputação de pessoas públicas e até mesmo autoridades respeitáveis que divulgam sem critério informações falsas como aconteceu no caso da morte da vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Cardoso.

Uma postagem sobre o caso Marielle Franco foi publicada no blog,você pode acessá-la clicando aqui.

Por isso é fundamental antes de repassar informações ter confiança de que ela é verdadeira e não somente mais uma fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...