quarta-feira, 10 de junho de 2020

E se os árabes tivessem conquistado toda a Europa?

  Um dos fatos históricos mais estimulantes que o mundo desperta curiosidade é sobre o destino da Europa se a expansão muçulmana no continente tivesse sido completa como aconteceu no Norte da África e na Península Ibérica (Portugal e Espanha).

O profeta Maomé


E nasce a religião muçulmana..

    O profeta Maomé,líder absoluto da religião  islâmica,pregou a expansão do credo muçulmano em vida e que continuou após sua morte entre seus seguidores. A religião islâmica é um marco fundamental dentro da história global pois foi um elemento aglutinador num sistema milenar:o tribal,que era como a sociedade se organizava na Península Arábica e em todo Oriente Médio e Norte africano em seu tempo.
  A religião assim serviu para unir diferentes tribos em torno de uma única ideia:um Deus soberano.Logo essas tribos recém convertidas ao Islã iniciam um ambicioso processo de expansão que chegaria à Europa.

   A conquista da Europa por parte dos muçulmanos que ficariam conhecidos no continente como maometanos ou sarracenos ocuparia Portugal e Espanha chegando ao Sul da França,sendo ali contidos por Carlos Martel na Batalha da cidade de Poitiers.

O Renascimento Islâmico 

   Considerando as realizações árabes durante os séculos que permaneceram na Europa pode-se induzir os resultados do que seria uma ocupação total do continente assim como foi em outras áreas. Pois foi justamente com os muçulmanos que muitas invenções e engenhos utilizados por europeus durante as grandes navegações seriam possíveis como a bússola e o astrolábio. A alquimia,a precursora da química moderna foi uma introdução árabe embora seja um fato desconhecido  do grande público,a própria palavra álcool e alquimia são de origem árabe.

As grandes navegações foram ajudadas por engenhos trazidos pelos árabes


   A época da ocupação muçulmana também introduziu novos estudos de física,astronomia e filosofia à Europa que ainda estava vivendo com a questão da perseguição religiosa com o advento da Inquisição,cruzadas e o cesaropapismo. Foi a época do Renascimento Islâmico.

   Muitos cientistas,intelectuais e médicos como Avicena,Averróis e Al Sufi tiveram papéis centrais nesse movimento de renovação das ciências e artes do mundo medieval.

Avicena

   Embora a história não seja feita de "se isso" ou "se aquilo" como já citou o renomado historiador inglês Eric Hobsbawm pode-se imaginar uma Europa diferente com a expansão muçulmana até os confins do continente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário