domingo, 17 de junho de 2018

Algumas curiosidades e polêmicas sobre o planeta Marte-Vida,exploração e História

Em 1898 o livro A Guerra dos Mundos de H.G.Wells narrou a invasão da Terra por máquinas avançadas tecnologicamente vindas de Marte que causam muitas mortes e destruição onde o autor inclusive previu o uso do raio laser,uma tecnologia somente aperfeiçoada nos anos 1950.

A proposta do livro era fazer uma crítica contra o extermínio dos aborígenes australianos por colonos ingleses usando a metáfora de uma invasão alienígena contudo juntamente com essa motivação algo que estava muito em voga na época eram os canais de Schiaparelli onde supostamente uma civilização marciana havia construído uma rede de canais e ruas interligadas que eram vistas pelos telescópios da época.

'Guerra dos Mundos' fez muito sucesso, até mesmo no cinema como retrata esse pôster

Os canais marcianos

Os canais receberam esse nome devido ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli que achou que via canais construídos no relevo do planeta,tal teoria foi 'confirmada' pelo astrônomo americano Percival Lowell no observatório Lowell em Chicago.
Isso acabou gerando grande sensacionalismo sobre uma suposta civilização alienígena avançada,até mesmo uma foto de um rosto na superfície de Marte foi publicada num jornal nova-iorquino.

No entanto quando a potência dos telescópios foi aperfeiçoada descobriu-se por fim que os canais eram apenas acidentes geográficos hoje muito bem catalogados semelhantes a leitos secos de rios,o que gera muitas suspeitas de água em estado líquido no passado marciano.

Canais de Schiaparelli no mapa de Marte como imaginados na época de sua descoberta no final do século XIX


Em termos científicos o nosso vizinho vermelho é o maior candidato para abrigar colônias humanas fora da terra num futuro próximo por motivos bem especiais como temperatura,pressão atmosférica e água.
É simples explicar por que Marte tem água já que ela está potencialmente acondicionada nas calotas polares marcianas,como as que existem aqui na Terra,junto com gás carbônico CO2 congelado.
O astrônomo Carl Sagan foi um dos maiores defensores da colonização de Marte,descrevia minuciosamente o processo que levaria os primeiros seres humanos a formar um núcleo autossuficiente no planeta vermelho com cultivo de plantas e reciclagem do ar na sua obra Cosmos num processo conhecido originalmente como terraformação.

As propostas de terraformação do planeta Marte datam dos anos 1940 na qual ele se ajustaria totalmente às condições de vida que existem na terra como a água,ar e luz para fotossíntese das plantas num processo que levaria séculos para estar concluído.

👉 Você sabe o que é Ufologia?

Vida marciana?

Outro ponto muito importante e debatido sobre Marte é a vida que ele pode e pôde abrigar ,vida nativa,própria de seu planeta sem ter sido levada da Terra.Desde os canais de Schiaparelli e Percival Lowell,um certo sensacionalismo sobre a presença extraterrestre foi criado sobretudo com a publicação de Guerra dos Mundos como supracitado.

Apesar disso o único sinal de vida marciana até hoje divulgado foi um meteorito descoberto na Antártida nos anos 1980 conhecido pela sigla ALH84001,exaustivamente analisado pela comunidade científica internacional inclusive a NASA que chegou a declarar como autêntico e portador de fósseis de bactérias marcianas.Porém mesmo com o estudo e divulgação do caso tudo foi desacreditado e o mistério sobre vida marciana permanece.

Supostos fósseis de bactérias encontrados em meteorito marciano

Fato é que esse meteorito empolgou os teóricos da panspermia,teoria onde a vida do planeta Terra teria vindo de outros planetas e cantos do universo em cometas e/ou meteoritos.
Mesmo hoje com tais frustrações Marte continua sendo constantemente explorado por sondas orbitais(aquelas que circulam o planeta sem adentrar a atmosfera) ou aterradas(aquelas que chegam até a superfície) como as recentes missões Curiosity da NASA.

Elas são compostas de um verdadeiro laboratório móvel, tanto quanto as pioneiras do estudo do planeta como as missões Mariner e Viking nos anos 1970 que produziram as primeiras imagens da superfície do planeta e que multiplicaram as informações sobre o planeta que,até aquela época,estavam disponíveis somente através de telescópios terrestres.

LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário