domingo, 11 de julho de 2021

O 'Admirável Mundo Novo' de Aldous Huxley-Considerações sobre essa Marcante Obra Literária,conheça mais!

 Hoje o site vai começar a abordar uma importante obra de ficção que entrou para a cultura pop com muita força sendo uma grande influência em vários ramos das artes.Ela é considerada revolucionária por uns enquanto criava um mundo novo, diferente de tudo que existia e se conhecia na época de sua publicação em 1932.

Temas polêmicos para a época como a eugenia,bebês de proveta,escravidão,cárcere e uma lavagem cerebral que alcance um nível de loucura estão bem presentes nesta obra.O objetivo da postagem não é revelar o conteúdo do livro com spoilers e sim entender seu significado.Leitura recomendada!



Saiba o que é a Distopia

O mundo da época deste livro é um mundo de um futuro distante imaginado pelo autor,o inglês Aldous Huxley.O termo distopia surge neste contexto e o que ela seria?Uma realidade diferente da que vivemos onde o mundo é diferente e não reconheceríamos seus costumes e pensamentos,um futuro distante.A distopia do 'Mundo Novo' seria do futuro dominada por uma liberdade sexual avançada pra o mundo dos anos 1930,que é de onde vem a obra. 

As pessoas passam por grandes lavagens cerebrais para produzir escravos que não protestem sobre sua condição evitando a educação escolar que é privilegiada por algumas pessoas escolhidas.Há uma forte influência social sobre a obra que enfoca uma hierarquia entre as pessoas que é definida desde o nascimento delas.

O bebê de proveta-Todas as pessoas da sociedade do 'Mundo Novo' são escolhidas e programadas para obedecerem o projeto de dominação.Ainda bebês são produzidas por métodos artificias de proveta sem contato físico e já nessa fase são ensinadas e escolhidas para serem cidadãos com ou sem status social.

Linha de produção de Fábrica no filme 'Tempos Modernos' de Charles Chaplin (1936)


Fábrica de bebês-Como numa linha de produção numa fábrica,os bebês são deslocados por uma esteira e induzidos a tocarem livros eletrificados e assim se traumatizarem a usá-los por toda a vida tornando-se somente dominados do sistema maior dessa sociedade futurista. O sentido desta situação é claro:ao tocarem e tomar choque esses bebês são induzidos a não ter educação por temerem os livros e aceitarem serem somente escravos.

Metáforas como essas são comuns em distopias que geralmente carregam críticas sociais severas contra o domínio de uma classe,governo ou elite política sobre o conjunto social mais pobre ou menos favorecido.

Tecnologia,uma vilã do futuro?

De modo geral podemos interpretar um tom de crítica,afinal sempre se fazem leituras assim:a tecnologia destruindo a vida dos seres humanos,desumanizando-os.Contudo também existe uma visão cruel do que seria o futuro dentro desse contexto.Fatos parecidos aconteceram durante a Revolução Industrial quando a tecnologia destruiu o trabalho manual das pessoas levando-as à miséria.Na época surgiu um movimento de protesto chamado Ludismo que pretendia destruir,quebrar as máquinas e recuperar o senso de humanidade que elas haviam tirado das pessoas.

Bebês sendo incubados um por um num processo seletivo para escolher os 'melhores' e descartando os 'piores' como se faria com ovos numa granja,uma prática irreal e imoral. A prática de dar choques com livros em bebês para desestimulá-los a estudarem tornando-se fáceis de controlar.

As pessoas ,como descrito acima,não nascem à moda antiga com sexo e sim 'fabricadas' em laboratórios como shampoos e remédios e todas as pessoas que ainda mantiveram o modo de vida 'normal' são mantidas confinadas.Elas vivem num mundo distante da sociedade tecnológica e científica que predomina.



Tudo se perde portanto numa mistura de práticas e ideias que deixam o ser humano menos humano desmoralizando-o ou rebaixando-o.A ideia de eugenia que cria pessoas com características escolhidas em laboratório ou a prática de prender e confinar as pessoas que não compartilham dessas ideias.É justamente nos anos 1930 que as ideias eugenistas usadas por nazistas começam a entrar em vigor na Alemanha sobretudo contra judeus.

As pessoas são separadas por sua origem como ricos e pobres numa metáfora atual.Quando o personagem John conhece esse 'Admirável Mundo Novo' diferente daquele ao qual estava acostumado descobre o absurdo que a sociedade se tornou.A tecnologia controla a vida e morte das pessoas insensibilizando-as e mantendo uma hierarquia social onde os 'melhores' dominam os 'piores'.

LEIA TAMBÉM

A Violência pode ser Aprendida?A Experiência do boneco João-Bobo

Qual o destino da Humanidade?Estamos predestinados a evoluir ou se Destruir?

A Popularidade do gênero de terror na Cultura-Sua História e Repercussão na sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário