terça-feira, 6 de julho de 2021

Considerações sobre o antigo Império Asteca-Revoluções que vieram antes de Cristovão Colombo

Bem antes da chegada dos europeus ao continente americano já haviam muitas pessoas habitando-o,a maioria de nós conhece-os como índios ou nativos que foram os termos recorrentes. No entanto além dos índios que conhecemos por seu modo de vida tradicional haviam civilizações que formavam grandes cidades e impérios.

Alguns desses impérios se destacaram como os maias,teotihuacanos e os astecas.O calendário maia por exemplo foi objeto de intensa pesquisa e fascínio em 2012 devido ao presságio do fim do mundo que estava programado,segundo ele,para aquele ano.Esses impérios antigos do continente formaram uma parte importante da história.

Os astecas tem uma importância cultural fundamental no México pois foi lá que sua ascensão e destruição ocorreram com a chegada do conquistador europeu.



Para início de conversa..

1-Os astecas tem esse nome devido à cidade lendária de Aztlán que estava localizada no Norte do país,os primeiros astecas eram de origem olmeca,uma outra tribo indígena de agricultores que habitavam essa área até Utah nos Estados Unidos.

2-A alimentação dos astecas eram baseada sobretudo no plantio do milho,tomates,cacau e até feijão.Itens de culinária que ainda hoje sobrevivem na gastronomia mexicana com tortillas e tacos feitos à base de milho.

3-Por questões de necessidade a engenharia asteca se desenvolveu em grandes construções como canais e templos.A capital do império foi construída sobre o lago Texcoco que foi sendo aterrado aos poucos para receber as grandes construções públicas.Ainda hoje o terreno onde está a Cidade do México,que foi a capital asteca,padece com afundamentos esporádicos de algumas construções modernas devido ao antigo aterro.



4-O chocolate como conhecemos hoje veio de uma bebida usada em rituais.Era feita à base de cacau e sem açúcar que foi tardiamente adoçada pelos europeus que levaram a receita para a Europa.

5-Montezuma ,o último imperador asteca,no ano da chegada dos europeus viu no céu um cometa passando,um fenômeno astronômico com significado simbólico profundo na cultura asteca interpretado como a volta do deus Quetzalcóalt,uma impressionante coincidência.

Em livros e trabalhos acadêmicos dos anos 1990 sobretudo com o 500º aniversário da 'descoberta' das Américas muitas novas visões sobre a civilização asteca foram sendo divulgadas. Grande parte dos conteúdos escritos foram destruídos pela Inquisição espanhola na época que os considerava pagãos e não reconheciam a religião asteca.



Por outro lado muitos dados foram recuperados por trabalhos de campo em arqueologia,ao estilo Indiana Jones,já que os dados documentados pelos próprios astecas haviam sido destruídos restando a versão européia.Quando os primeiros templos maias foram descobertos por aventureiros americanos no final do século XIX as suas pirâmides se tornaram uma grande atração nos salões de classe alta européia como uma curiosidade.Os astecas vieram logo em seguida.

A controversa Conquista e o Drama dos Sacrifícios Humanos

Foi durante a guerra de conquista que os espanhóis usaram de um artifício há muito tempo usado nas guerras européias:a biológica.Foi com a introdução da varíola-o mal dos franceses-que Hernan Cortez conseguiu reduzir drasticamente os efetivos militares astecas durante o cerco da capital.

Os nativos não tinham a imunidade contra a doença do modo como os europeus tinham e essa fraqueza foi explorada durante os ataques envenenando a água consumida na cidade.Somado ao fato de milhares de guerreiros nativos rivais dos astecas que se juntaram aos poucos espanhóis.

'O historiador Eduardo Galeano confirma que mais de 1/3 da população nativa já estava morta menos de 100 depois da conquista espanhola'

Também comum na cultura dos povos mesoamericanos são os sacrifícios humanos.Os deuses do panteão asteca eram sedentos do sangue para manter a ordem no mundo e a fartura nas colheitas.A morte era uma situação comum e naturalizada dentro da cultura asteca.E não somente prisioneiros de guerra eram sacrificados mas muitos voluntários se ofereciam como vítimas do sangrento ritual.

Tenochtitlán-O último lar dos Astecas

Há quase 500 anos um dos impérios mais disseminados e prósperos da América encontrava seu fim na mão do conquistador europeu liderado na figura de Hernán Cortez.Os astecas que haviam migrado do Norte do México pra Iucatán no Sul durante a Idade Média ainda,se fixaram e prosperaram construindo uma das maiores cidades de todo o planeta na época.

Ela foi maior até que as cidades européias, soterrando um lago para formar uma ilha artificial.Isso mesmo uma ilha artificial que seria a capital do império usando ferramentas simples de pedra para isso já que os metais não eram tão difundidos entre eles,até que se prove o contrário.

Tenochtitlán,'a cidade do cacto sagrado' na tradução original,era uma cidade grande com complexo sistema de ruas e construções,não havia a roda e nem mulas de carga sendo assim o transporte de pesos eram feitoS pelos próprios moradores além das balsas pois a cidade era cheia de canais que serviam como ruas em si como Veneza e suas gôndolas.

A queda da cidade é uma mistura de fatos e mitos com um tom dramático envolvendo traição,guerra biológica,uso de armas de fogo,cavalos e cães além de armaduras de aço,fome e cansaço que por fim minou a resistência da cidade diante do ataque espanhol.


Indicação de filme: Apocalypto de Mel Gibson(2006) Mostrando a civilização maia até a chegada dos primeiros europeus.

Referências:

Jacques Soutelle-A Civilização Asteca

Roy Willis-Mitologias:Deuses,Heróis e Xamãs nas Tradições e lendas de Todo o Mundo


LEIA TAMBÉM 

É Verdade que os Vikings chegaram na América antes de Cristovão Colombo?

Quais povos praticavam o Sacrifício humano?

Por que afinal Portugal e Espanha foram os países pioneiros nas Descobertas Marítimas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário