Pular para o conteúdo principal

O Mistério do Rei-Rato-Você conhece esse raro Fenômeno?

A postagem de hoje pode ser sensível para algumas pessoas com musofobia que é o nome técnico para o medo e repugnância aos ratos.Eles são animais que desempenham uma função dentro da cadeia alimentar quando estão na Natureza que ajudam no equilíbrio ecológico.Por outro lado quando entram nas casas de seres humanos e se alimentam do que encontram deixando vestígios de sua passagem como fezes e urina a situação se complica. São capazes de destruir móveis,aparelhos elétricos,roupas além de causar graves doenças em seres humanos.



Homem e rato-Velhos inimigos

Os ratos tem uma longa história de convivência forçada com os seres humanos.Tudo começou há cerca de 12 mil anos,no período histórico conhecido como Neolítico, quando estávamos deixando o modo vida nômade caçador-coletor para o de agricultor. Agora estávamos estabelecendo um local fixo para morar e ter filhos então passamos a domesticar animais e plantas e guardar os excedentes alimentares para épocas de seca e fome.

É exatamente dentro desse contexto histórico que surge a figura do rato que se infiltrava nos depósitos e armazéns de grãos para comê-los deixando vestígios de sua passagem.Fezes e urina além da devastação causada pela perda dos alimentos produziram uma péssima impressão nesses intrusos que a partir daquele momento se tornaram constantes em nossas vidas.

O Rei-Rato

O tempo passou e os ratos continuaram sendo intrusos indesejados em despensas,armazéns e qualquer lugar onde se guarda comida.A Idade Média européia conhecida pelos precários hábitos de higiene e saneamento básico foi um dos maiores focos de proliferação de doenças causadas por roedores.

Colônias de milhares desses roedores se espalhavam pelas cidades grandes se alimentando de dejetos humanos além de restos de comida que eram mal descartados devido à falta de coleta de lixo.Ainda hoje essas mesmas circunstâncias continuam facilitando a propagação dos ratos em nossas casas,jardins,garagens e etc.



Surge então um fenômeno muito raro que entrou para a história com o nome de rei-rato.Quando uma certa quantidade de ratos numa colônia entrelaçavam suas caudas umas nas outras misturando-as à sujeira,fezes,gelo ou qualquer outro detrito físico formava-se o rei-rato.Seria como um animal maior formado por vários outros.

Na história o rei-rato é um fenômeno biológico muito raro documentado cerca de 30 à 50 vezes,variando conforme as fontes estudadas, sendo o mais antigo de 1564.Quando descoberto o rei-rato era incinerado como medida de segurança devido às doenças produzidas em sua passagem.Ele indicava um mau presságio justamente por esse fato.Sua forma assustadora unindo vários roedores em um só amarrados em suas caudas contribuíam ainda mais para a má-fama desses bichos.

Múmia real de um rei-rato encontrado na Alemanha em 1828 e exibido num museu do país


Um dos mais famosos casos de rei-rato conhecidos e que se tornou um achado arqueológico de importância foi na Alemanha em 1828.Ele foi encontrado mumificado em um antigo moinho,aparelho movido a vento ou água usado para moer grãos,contendo 32 ratos amarrados pelas caudas sendo sua grande maioria formada por indivíduos adultos.

Este fato também demonstra que mesmo unidos por suas caudas o rei-rato foi capaz de sobreviver por um grande período de tempo se alimentando e talvez se deslocando já que não existe relato viável sobre esse tema.

Casos de rei-rato também foram noticiados na Nova Zelândia em 1930 cujo espécime está armazenado em um museu como curiosidade local.Alguns casos dos poucos conhecidos são relatados na Alemanha enquanto ainda em 2005 um caso foi visto na Estônia cujos animais ainda estariam vivos no momento do avistamento.

O Exército de ratos Indianos

Como já visto os ratos tem uma tendência natural a se proliferarem em grandes quantidades e em algumas cidades grandes como São Paulo e Nova Iorque chegam aos milhões se escondendo em tubulações,esgotos e túneis do metrô.

Rei-rato encontrado na França


Na Índia e Sudeste da Ásia um fenômeno natural também assustador envolvendo esses roedores acontece de tempos em tempos e ficou conhecido na língua local como Mautam.Uma grande 'inundação' de ratos desce das montanhas devastando plantações completas causando fome em cidades da região.O fenômeno por ser muito raro acontecendo cerca de 50 em 50 anos se tornou lendário nas áreas em que acontecem.

Uma grande quantidade de sementes de bambu cobre a região durante a floração alimentando os ratos que em busca de mais alimentos descem às culturas de grãos e plantações de seres humanos.

Tanto quanto o Mautam quanto o rei-rato demonstram o poder de adaptação desses roedores ao longo da história e sua capacidade de se proliferarem em grandes quantidades produzindo fenômenos biológicos incomuns.

LEIA TAMBÉM

Neolítico e o Nascimento das Sociedades

A Verdadeira história dos Leões de Tsavo-Os devoradores de Pessoas

O Problema da Poluição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...