terça-feira, 13 de julho de 2021

Como aconteceu o povoamento do Continente Americano?Uma breve História

 Se existe um tema de controvérsia dentro da história esse tema tem sido o povoamento do continente americano.Um assunto que evoca questões delicadas como a tradição dos povos indígenas já estabelecidos e a colonização européia muito posterior.Temas sempre suscetíveis de acalorados e polêmicos debates.Hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse fascinante assunto que tem muito a ver com a nossa própria história!



A Era Glacial

Embora seja um tema explorado por negacionistas do aquecimento global que insistem em admitir que tudo não passa de um processo natural a Era Glacial é um evento fundamental para entendermos a ocupação das Américas.Foi justamente com ela que os povos nativos da Ásia puderam chegar até aqui.

Passagem pelo Estreito de Bering


Durante a Era Glacial,de acordo com pesquisas na área, o mar estava 120 metros abaixo do que é hoje facilitando o povoamento de ilhas tanto por animais quanto pessoas. Uma ponte de gelo ligava o continente asiático à América pelo Estreito de Bering no Alasca, uma passagem que ficou conhecida como Beríngia justamente por causa deste estreito.

👉 Já foi escrito no site um artigo sobre os primeiros americanos,clique aqui para ler.

A Teoria do Clóvis First

Supostamente as primeiras civilizações registradas na história e confirmadas pela arqueologia que estuda os vestígios do homem do passado,seria nos EUA.Seu nome seria os Clóvis por isso a teoria do Clóvis First-os primeiros Clóvis em inglês.Eles tem esse nome devido a cidade em que os restos humanos foram encontrados pela primeira vez em Clóvis no estado americano do Novo México.

Foram encontrados de esqueletos e artefatos que dentro do registro arqueológico são verdadeiros guias da vida do passado.Eles datam de cerca de 12,5 mil anos atrás.Por muito tempo a hipótese dos Clóvis como o povo mais antigo das Américas não foi contestada já que a academia americana exercia grande influência na área.

Contudo novas descobertas entre os anos 1970 foram fundamentais para quebrar ou repartir o mérito da ocupação do continente entre outras culturas e pessoas.É uma longa conversa.

O Brasil entra em cena..

Embora pouco conhecido e às vezes sequer estudado é no Brasil que novas evidências de ocupação antiga do continente tomam forma.No Brasil temos provas da ocupação de seres humanos no Nordeste datando de mais de 40 mil anos atrás,um dos maiores recordes de datação encontrados até agora.Há vestígios de presença de pessoas através de restos de fogueiras e artefatos como pontas de lanças,flechas e pedras lascadas.

Embora a datação de 40 mil anos seja contestada por evidências técnicas outros indícios de 11 mil anos são amplamente conhecidas na arqueologia brasileira.

Pinturas rupestres na Serra da Capivara


O Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato no estado do Piauí guarda todas essas provas e indícios da vida no passado brasileiro muito anterior aos portugueses.Aqui estariam os primeiros americanos e a primeira civilização?

Isso já é um tema de controvérsia pois em outros locais do continente sítios arqueológicos,que guardam esses vestígios,também foram encontrados como no Chile em Monte Verde.Em Lagoa Santa ,estado de Minas Gerais,foi encontrada a brasileira mais antiga que se tem notícia: Luzia.Seu fóssil muito bem preservado foi estudado pelo antropólogo brasileiro Walter Neves da Universidade de São Paulo.

Fóssil e reconstrução de Luzia com 11 mil anos de idade


'Descobrimento' do continente

Se uma palavra ficou famosa  quando do aniversário de 500 anos da chegada de Colombo,essa foi 'descobrimento'.Até mesmo nas salas de aula de escolas primárias do Brasil e do mundo ela já não é mais encarada como uma realidade tornando-se cada vez mais desusada.

Descobrimento implica em encontrar alguma coisa que não conhecíamos porém o continente já era conhecido e habitado por povos indígenas.Até épocas recentes as escolas americanas ensinavam que quando os europeus chegaram ao continente haviam somente 1 milhão de indígenas dando a sensação de um continente abandonado.

Esta proposta facilitava a missão civilizatória que o colonizador estava planejando para aqueles que habitavam o continente.

As Múltiplas Entradas

Outro ponto importante desta pesquisa são as datas que desviam muito do Clóvis de 12,5 anos atrás se afastando para 13 mil anos e mais antigo bem ao Sul do continente,bem distante da região(Alasca)onde os primeiros nativos penetraram.Como poderiam ser mais antigos do que aqueles mais próximos da entrada principal ao Norte?

É justamente por essas questões e evidências que hoje a arqueologia considera a hipótese das múltiplas entradas entendendo que não houve somente aquela pelo Estreito de Bering.

LEIA TAMBÉM

É Verdade que os Vikings chegaram na América antes de Cristovão Colombo?

Se haviam tantos índios na América,por que os europeus escolheram os Africanos para serem Escravos?

Neolítico e o Nascimento das Sociedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário