domingo, 7 de fevereiro de 2021

As antigas Propagandas que hoje Não seriam mais Aceitas-O Politicamente Incorreto do Marketing

As propagandas são sempre um reflexo dos tempos em que uma sociedade vive. Elas evoluem da mesma forma que a sociedade com leis ,tradições,hábitos e costumes sendo abandonados à medida que se desgastam.Foi assim com a escravidão negra,a independência feminina, as drogas que no passado eram liberadas e assim por diante como vamos conferir nos anúncios abaixo.

Pensando nisso as agências de marketing e marcas sempre promoveram uma ideia que divulgasse e vendesse por si própria mesmo que hoje em dia sejam de mal gosto e controversas como veremos a seguir.Nenhum canal de TV,rádio ou site publicariam as propagandas abaixo com sério risco de processos judiciais,banimentos e 'cancelamentos' da marca nas redes sociais.Vamos ver e entender um pouco deles agora!


Fumo e a saúde



Pode parecer absurdo mas no passado as propagandas de cigarro mostravam médicos fumando e oferecendo o produto aos seus pacientes/consumidores como um tipo de remédio e principalmente pela elegância.Era muito comum as estrelas dos filmes de Hollywood dos anos 1930 e 40 ricamente vestidas fumar como forma de ostentar poder e elegância.No cartaz abaixo um médico fumante aparece no anúncio ''Mais doutores fumam Camels que qualquer outro cigarro''!Acima um Papai-Noel símbolo do natal aparece fumando,um terrível exemplo para os dias de hoje.


Como seu dentista eu recomendaria Viceroy(marca do cigarro)diz a legenda do cartaz



Crianças em situações de risco

As leis de proteção da criança e do adolescente mundo afora evoluíram muito nas últimas décadas inclusive no Brasil com o Estatuto da Criança e do Adolescente,o ECA que protege crianças e jovens desamparados pela família e sociedade.Porém os esforços de proteção às crianças começaram com mais seriedade a partir dos anos 1980.Por isso as propagandas antigas ainda mostravam crianças com armas,insinuações sexuais e até alcoolismo.





 



Crianças em propaganda para pílulas de cocaína recomendadas contra dor de dente(Final do século XIX)



A Inocência é mais sexy do que você pensa diz a legenda do cartaz erotizando uma menina.







Um garoto armado simula atirar enquanto sua família fortemente armada sorri ao lado.






Submissão das mulheres

As mulheres foram por muito tempo associadas às figuras dos pais e maridos com regras de casamento e de etiqueta que deviam seguir em casa como criar os filhos e serem boas donas de casa.Muito disso foi incorporado às propagandas.Confira!
 



Anúncio de revista mostra um homem pisando na cabeça da esposa diz a legenda: É legal ter uma mulher em casa.






''Não se preocupe querida,você não queimou a cerveja''


LEIA TAMBÉM





Nenhum comentário:

Postar um comentário