terça-feira, 29 de setembro de 2020

Se vitorioso durante o Regime Militar:o comunismo no Brasil teria dado certo?

Essa é uma pergunta com muitas variáveis e difícil de afirmar com exatidão pois depende de outras referências como os países que deram certo e errado ou a aceitação da economia à implantação do regime.Embora o regime militar (1964-1985) não fora o único período da história que houvesse tentativas de implantação de um governo comunista foi nele que houve uma maior repercussão.



Contexto

Não era de hoje que o comunismo tentava entrar na política brasileira.Tentativas fracassadas de golpes comunistas se espalharam pelo Brasil de Getúlio Vargas e até mesmo o presidente general Eurico Dutra colocou na ilegalidade o comunismo cortando relações com a ex-URSS.

Mas foi com a implantação do regime militar no Brasil com o golpe de estado de 1964 que um governo completamente alinhado com as políticas externas americanas tomou partido no país.Havia o chamado medo vermelho que foi a perseguição e a antipatia contra qualquer forma de comunismo seja na teoria ou na prática.

Nos EUA a partir do fim da Segunda Guerra Mundial predominou o medo vermelho justamente para impedir que a antiga União Soviética conseguisse mais aliados no país e no Ocidente.A divisão do mundo em capitalismo x comunismo predominou durante a Guerra Fria (1946-1991) e conquistar mais aliados era a chave do sucesso do regime tanto entre americanos quanto soviéticos.





"Pegando" Exemplos

Nas Américas houve tentativas de implantação com e sem sucesso.A mais notória é o caso cubano.No entanto tentativas frustradas na Guatemala e Nicarágua se tornaram famosas pela influência direta do governo americano em impedir o avanço desta ideologia no continente.

Em Cuba que sofreu um grave embargo financeiro dos EUA desde sua implantação houve avanços em questões de educação e saúde geral da população.No Brasil do regime militar com as constantes guerrilhas urbanas e no interior do país a implantação deste regime tornava-se fora da lei.

Partindo de uma comparação entre diferentes países e modelos de gestão como as ditaduras cubanas e chinesa o sucesso ou fracasso do regime comunista brasileiro poderia depender do modelo de gestão implantado:uma ditadura ou uma democracia.


Ditadura ou democracia?

Como saber se o regime comunista brasileiro seria uma democracia ou ditadura?O historiador Eric Hobsbawm afirmava em seus livros que o trabalho da história não é pensar o que teria acontecido mas o que aconteceu. Mas podemos pensar que numa ditadura comunista brasileira haveria muitas restrições como as que já haviam pelos militares como censura à imprensa e cassação de partidos contra o regime.

Áreas sociais que contemplam benefícios ao bem-estar da população como educação gratuita para os mais pobres em todos os níveis ou acesso à saúde e água potável também teriam avanços.





Economia

No quesito economia o comunismo não prevê a lei da oferta e da procura como no capitalismo.Existe a chamada economia planificada ou seja havia um plano para ela.Em um exemplo mais claro:

Uma safra de arroz atacada por uma praga desconhecida que tivesse uma grande perda do produto.Na economia capitalista haveria aumento do preço do arroz devido a oferta deste ser menor que sua procura nos mercados. Porém na economia planificada o preço do arroz se manteria igual mesmo havendo falta deste pois os valores seriam fixados pelo governo.

Em um país com forte presença da agropecuária como o Brasil fixar preços poderia representar falência de grandes produtores numa perda de safra embora tornasse mais democrático o acesso à comida aos mais pobres. 


Cultura

Na cultura tudo dependeria do modelo de gestão implantado.Na ditadura haveria predominância para o estilo conhecido como realismo muito comum nos países do bloco comunista e na União Soviética e divulgado pelo governo.

Este controlaria a imprensa e censuraria peças de teatro,filmes,livros,exposições de arte e até mesmo faria uma 'reforma' em antigos hábitos de leitura e educação das pessoas.A China de Mao Tsé Tung fez sua Revolução Cultural com base nesse pensamento.


Conclusões

O comunismo permaneceu um fantasma por décadas quando entrou na ilegalidade no regime militar.Seu sucesso ou fracasso assim dependeriam de muitos fatores se realmente fosse viável sua implantação como modelo de governo no Brasil.

Até a década de 1960 e 1970 o comunismo era interpretado apenas como um viés ditador devido ao exemplo chinês e cubano.A partir dos anos 1980 e principalmente 1990 novos partidos, em países democráticos do Ocidente, surgiram sob denominações discretas e menos ''agressivas'' como o social-democrata. Isso ajudou a amenizar o medo das classes políticas e da elite criando uma convivência pacífica.



LEIA TAMBÉM



quinta-feira, 24 de setembro de 2020

MENSAGEM AOS LEITORES!

Olá queridos(as) leitores(as) como estão?Venho agradecer sua visita ao site.Ele tem crescido muito graças a vocês que visitam,comentam,curtem e compartilham.Ele foi feito para você que tem curiosidade e acredita que o trabalho aqui está sendo bem feito!

Peço também que todos aqueles que gostam do site que assinem nosso feed para poder ser atualizados quando uma postagem nova for publicada e assim nos seguir.É fácil como mostra a imagem abaixo.






Compartilhar as nossas publicações em suas redes sociais também ajuda a difundir conhecimento do mesmo jeito que o site faz com você leitor(a) e assim podemos manter o trabalho evoluindo cada vez mais.Conto com você!

Por fim,sugestões de postagens e pesquisas,elogios e críticas construtivas são sempre bem-vindas!



Todos são sempre bem-vindos!

terça-feira, 22 de setembro de 2020

As Surpreendentes Curiosidades sobre a construção de Brasília-A capital do Brasil

Se existe uma cidade que saiu do papel literalmente como um ambicioso projeto de arquitetura e urbanismo,ela sem dúvida foi Brasília.Quando o então presidente Juscelino Kubitschek ,por lei ,inaugurou a nova capital uma nova era no Brasil estava sendo iniciada por muitos motivos.

Não é exagero pois Brasília representou uma virada social e cultural sem precedentes no Brasil formando uma influente cidade política.Uma cidade que representasse a união literal de todos os cantos do país pois havia sido planejada no centro geográfico do país numa área ainda inóspita,mesmo para os anos 1950.

O trabalho colossal da obra entrou para as páginas da história imortalizando o nome do presidente Kubitschek no dia 21 de abril de 1960,data simbólica do descobrimento do Brasil em 1500.

No entanto em volta de sua famosa e incrível construção existe uma série de curiosidades que vamos conhecer a partir de agora.




1-No Programa de Metas-Brasília uma meta Extra 

Foi em um comício durante sua campanha eleitoral que o então candidato Juscelino Kubitschek teve a ideia de deslocar a capital do Brasil do Rio de Janeiro para o interior.

Indagado por um eleitor na cidade de Jataí sobre a criação de uma nova capital no Planalto Central,cujo projeto estaria na própria Constituição,Juscelino teria se surpreendido e concordado com a sugestão.
Em seu Programa de Metas,seu famoso plano para desenvolver a economia do país em 5 anos de mandato,Juscelino não tinha uma nova capital como meta e somente após essa sugestão inesperada que a anotou.



2-Um Novo Desbravamento do Sertão Brasileiro

Kubitschek havia assumido a responsabilidade de deslocar para o interior do Brasil a nova capital.Criou a empresa pública Novacap para cuidar da construção da cidade de acordo com o Plano Piloto do arquiteto Lúcio Costa e da concepção artística de Oscar Niemeyer.No sentido de mobilizar uma grande frente de trabalho para as obras ele comparava o projeto ao que chamou de um desbravamento do sertão.



Da mesma maneira que há séculos atrás bandeirantes adentravam no interior do país em busca de ouro Kubitschek acreditava que construindo Brasília seria ocupar o interior quase despovoado do país.Um pensamento que na época não estava equivocado visto os vazios demográficos ainda persistentes no Centro do Brasil.



3-Brasílio Franklin

Foi esse o curioso nome que recebeu a primeira criança nascida na nova capital ainda em sua fase de construção.Em homenagem à criação de Brasília além do nome a criança recebeu como padrinhos em pessoa,o presidente Kubitschek e sua esposa.


4-A Cidade Livre e a 1ª Missa

Durante toda sua construção JK,como ficou conhecido o presidente Kubitschek,inspecionara pessoalmente o canteiro que era Brasília sempre reforçando o ideal e importância.Fazia questão de cumprimentar pessoalmente todos os trabalhadores da obra dos arquitetos e engenheiros aos pedreiros e serventes.Devido a fluência cada vez maior de pessoas de distintas origens chamava a cidade nascente de Cidade Livre.

Para comemorar o nascimento desta celebrou uma missa na data simbólica de 3/5/1957 em referência à primeira missa celebrada no Brasil com a chegada dos portugueses no dia 3/5/1500 simbolizando o reinício da ocupação do interior distante dos grandes centros econômicos e populacionais da época.


5-Candangos e Imigrantes

Desde sua fase de construção Brasília já demonstrava o seu caráter de união nacional e internacional.A ideia de JK foi de sempre integrar as diferentes áreas do Brasil sempre marcadas por longas distâncias.O país devido às suas dimensões continentais sempre representou um desafio a ocupação como havia acontecido nos EUA e nas tentativas de desbravamento empreendidas nos anos 1940 por Getúlio Vargas e Cândido Rondon,o Marechal Rondon.

Pessoas vindas de todo o Brasil acorriam para o interior do Planalto Central,que por fim recebeu a nova capital,para trabalharem.Essas pessoas e suas famílias ficaram conhecidas como candangos que ainda hoje, informalmente como registra alguns livros, denomina os nascidos na cidade.

Brasília representou um novo começo para essas famílias que fugiam da seca e da pobreza em seus estados e também de seus países já que haviam muitos estrangeiros.Não era incomum se ouvir pessoas falando espanhol nos canteiros de obras.Até mesmo um escritório de imigração foi montado nos arredores da obra para registrar e receber esses novos moradores.


Caminhão pau de arara trazendo candangos para trabalhar





LEIA TAMBÉM

O Velho e o novo Populismo na América Latina

Algumas curiosidades do famoso edíficio Empire State Building.Você Conhece?

⚫ Como foi a fuga da família real portuguesa para o Brasil?

domingo, 20 de setembro de 2020

Você conhece as linhas de Nazca?Um aeroporto de OVNIs ou culto de deuses?

Provavelmente você leitor já deve ter ouvido falar nas Linhas de Nazca, um famoso local arqueológico no deserto do Peru.Lá são encontrados linhas e desenhos,chamados de geoglifos, no próprio solo desértico da região de animais e pessoas.Hoje as linhas de Nazca são um importante ponto turístico no país e gera bons lucros para a indústria do turismo na área.Mas o que está por trás da aparente fama que essas linhas tem?Hoje vamos entender mais do que elas são.



Grafites dos povos antigos?

As linhas de Nazca,nome da cidade peruana onde elas estão,entrou para o rol de roteiros turísticos,arqueológicos e esotéricos desde sua descoberta na década de 1930 ,depois de um passeio de avião na área.Até aquela época os relatos dos povos nazca,que batizam a região eram mais locais do que públicos.Ou seja, somente as pessoas da região as conheciam e não uma leva constante de turistas  ávidos por sobrevoá-las de avião particular.

Desenho de um colibri(beija-flor)


Os nazcas eram um povo que habitava a região e era responsável por uma linda cerâmica e vestuário colorido que ainda hoje desperta curiosidade das pessoas.O que ficou famoso foi mais os desenhos que faziam no chão e que aparentemente não se apagavam com o passar dos séculos.Estes foram realizados há mais de 1000 anos e mesmo assim não foram apagados pelo vento e a chuva.

Outro ponto que deixa as pessoas ainda mais curiosas seria a alegação que tais desenhos só poderiam ser vistos de avião e nunca do chão.Isso seria o sinal de que os nazcas faziam seus desenhos para os deuses ou mais especificamente para extraterrestres.


Naves extraterrestres?

Essa ideia ficou muito difundida com os livros de um antigo hoteleiro suíço convertido em escritor e ufólogo chamado Erich Von Daniken. Ele divulgou a ideia, dentre muitas outras do gênero, de que os nazcas haviam desenhado como forma de orientar pousos de discos voadores e também como forma de reverenciar a inteligência superior desses seres espaciais.

De acordo com Daniken até mesmo um ''astronauta'' teria sido desenhando por eles mesmo séculos antes do homem se aventurar pelo espaço sideral.

Suposto desenho do ''astronauta'' 


Essas ideias foram suficientes para difundir desde então que os nazcas eram visitados por discos-voadores em seu passado.

Assim muitas pessoas adeptas dessas ideias convergiam para Nazca em busca de observar por si mesmas tais desenhos.

Embora Von Daniken ignore o fato de que no deserto da região praticamente não chove e não venta o que preservaria os desenhos por tanto tempo a alegação dos aliens persiste.Para entender como esses geoglifos foram feitos é simples:os nazcas removiam as pedras de origem vulcânica do chão deixando a mostra os contornos brancos por baixo delas.A erosão pelas intempéries é praticamente nula no deserto peruano embora hajam atos de vandalismo e acidentes de origem humana que as danifiquem.

Uma outra teoria

De grandes distâncias os desenhos são melhor visualizados como quando foram descobertos de um avião mas não é a única forma pois até mesmo do solo elas são visíveis.

Os próprios animais desenhados no deserto são típicos da fauna da região como os macacos,aranhas e colibris e eram reverenciados no folclore deste povo.

Existe uma rica pesquisa arqueológica empreendida na área de várias faculdades do mundo.Embora os nazcas não tenham deixados documentos explícitos sobre a função dos desenhos,este pode ser deduzido de pesquisas.Alguns dos animais tinham uma simbologia que representava a fertilidade e abundância que a chuva trazia já que o deserto era carente dela.

Recentemente novos geoglifos foram descobertos na região passando para mais de 200 deles.As linhas tanto quanto os geoglifos são considerados como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.


LEIA TAMBÉM

● Você sabe o que é ufologia?

O que é o Ocultismo?

Eram os deuses Astronautas?

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Os Assassinatos Ratcliff Highway-Um misterioso e não solucionado crime que abalou o mundo há 200 anos.Você conhece?

Numa época em que os povos celebravam uma duvidosa paz na Europa enquanto Napoleão estava em seu auge de poder e a ilustre rainha Vitória da Inglaterra ainda era uma criança um misterioso crime acontecia.

Desenho da época mostrando uma vítima escapando do assassino

Nos dias 7 e 19 de dezembro de 1811,sete assassinatos cruéis e misteriosos sacudiram a nação mais poderosa do mundo na época:a Inglaterra.Duas famílias de pessoas acima de qualquer suspeita e estimadas pela comunidade tiveram suas vidas interrompidas incluindo a de um bebê recém-nascido.

Os detalhes brutais do crime e a frieza dos assassinos chocaram a opinião pública que saiu às ruas em busca de justiça.Uma polícia acuada,erros na investigação e uma lista pequena de suspeitos tornaram a solução do crime ainda mais difícil.


As primeiras vítimas-A Família Marr

Embora crimes bárbaros e inexplicáveis não fossem tão raros quanto parecem em 1811,o perfil das famílias assassinadas e o modo como tudo aconteceu deixou profundas marcas na história criminal da época.

A família Marr à época do crime,contava com uma pequena loja de tecidos e uma modesta casa num dos bairros mais perigosos da cidade de Londres localizada no Sul num local chamado Ratcliff Highway.
Havia um longo histórico de roubo no local e vadiagem por conta de pessoas alcoolizadas mas nada igual ao que estava prestes a ocorrer na noite do dia 7 de dezembro por voltas da 0 hora.

Estavam na casa 5 pessoas:Timothy Marr(o pai),Celia(esposa),Timothy(filho) e 2 criados.Uma das criadas uma jovem chamada Margaret Jewell saiu para pagar algumas contas e comprar ostras para seus patrões comerem no fim de noite.Não era tão estranho haver movimento nas ruas e negócios abertos neste horário.

Alguma coisa estava errada

A criada ao voltar para a casa dos patrões encontrou as portas fechadas e as luzes do interior completamente apagadas.Suspeitando que os patrões haviam dormido e a esquecido do lado de fora começou a bater na porta.Passos foram ouvidos pela casa e o bebê Timothy começou a chorar alto até subitamente parar.

Um vigia da rua e um vizinho da casa ficaram curiosos com o desespero da moça.Um deles notou que a porta dos fundos da casa estava aberta e algumas pegadas com sangue se precipitavam para o lado de fora da rua.

Ao entrar na casa e vasculhá-la se deparou com um horror que jamais esperaria ter visto.Ao descer as escadas para entrar na loja,que ficava embaixo da casa, viu o criado completamente ensanguentado.
Seu rosto havia sido esmagado por um objeto muito duro e seu sangue recobria as paredes.Seu patrão jazia atrás do balcão igualmente morto por inúmeras pancadas na cabeça.

A arma do crime,uma marreta


Outras pessoas entraram na casa a procura de Celia e do pequeno bebê.Encontraram-na no vestíbulo com a cabeça mortalmente alvejada ainda escorrendo sangue o mesmo fim que teve o bebê.

Início das investigações

Soado o alarme,buscas de vizinhos e da polícia foram iniciadas na casa e nas redondezas por suspeitos e testemunhas que foram consultadas.A arma do crime foi encontrada num dos quartos jazendo atrás de uma cadeira:uma grande marreta usada em carpintaria naval.Havia restos de cabelo humano e sangue e foi levada para análise.Descobriu-se mais tarde que havia uma inscrição nela as letras ''I P''  ou  ''J P''.Isso poderia indicar o nome de seu dono e até mesmo levar aos assassinos.

Cartaz de recompensa da época 


O Segundo Ataque

Na noite do dia 19 de dezembro doze dias depois da morte da primeira família um segundo ataque tomou lugar numa taverna que também era uma residência e pensão da família Williamson.Desta vez 3 pessoas foram mortas com o mesmo método,John e Elisabeth Williamson e a sua criada Bridget Anna.
Porém 2 pessoas sobreviveram um pensionista que pulou nu pela janela para fugir do criminoso gritando a palavra ''Assassinato!'' e a filha do casal que dormia enquanto acontecia os crimes.Estranhamente ela não foi acordada ou atacada e serviu como testemunha no crime.

Caçada aos Assassinos
Uma grande recompensa foi oferecida pela polícia por qualquer informação que levasse à prisão dos assassinos.Uma onda de protestos se seguiu às mortes cobrando justiça e maior empenho das autoridades.

Suspeitos

1-Gangue:Na noite do primeiro ataque testemunhas afirmaram ter visto cerca de 10 homens correrem por uma rua que saía de Ratcliff Highway rumo ao porto que era vizinho do local.Alguns marinheiros foram interrogados mas tinham álibis fortes.A teoria do roubo também foi descartada pois havia uma gaveta com dezenas de libras do casal que não foram levadas.

2-Empregado da loja:Um cinzel que pertencia à loja foi encontrado na cena do primeiro crime que fez ligar a um carpinteiro da loja de tecidos.Este também tinha um álibi convincente.

3-John Williams:O suspeito número 1 da polícia e antigo desafeto de Timothy Marr no tempo em que trabalharam juntos na Marinha Mercante inglesa onde havia até entrado com uma queixa contra este.Haviam provas que ligavam-no ao local do segundo ataque e se tornou o principal suspeito dos crimes.

Um raro desenho da época do principal suspeito dos crimes


A conclusão final do caso declarou que John Williams teria sido o autor dos 7 homicídios mas somente depois dele cometer suicídio na prisão enquanto aguardava seu julgamento tornando o caso mais misterioso.

Algumas teorias tentaram explicar as motivações do crime inclusive com ideias fantasiosas como envolvimento de maçons.Embora a teoria da vingança seja a mais aceita devido às circunstâncias dos crimes como desinteresse dos assassinos pelo dinheiro das vítimas e de ter levado a arma do crime ao local de sua execução.

O crime assim entrou para a história como um mistério ainda não completamente resolvido e já foi citado até mesmo na primeira aventura do detetive Sherlock Holmes-Um Estudo em Vermelho.

LEIA TAMBÉM

O Enigma de Jack Estripador

Você sabe o que aconteceu no caso Amityville?Conheça mais sobre esse assustador caso!

O Gênero de Terror no Gosto popular

terça-feira, 15 de setembro de 2020

A catástrofe Nuclear de Chernobil

   No dia 26 de abril de 1986,cerca de 1 e meia da madrugada,durante um teste no reator nº 4 da usina nuclear de Chernobil na Ucrânia,então república soviética,um acidente de proporções inimagináveis estava prestes a acontecer.Um sem-número de erros humanos desde o projeto e instalação até a operação da usina criaram a situação que hoje é conhecida como maior desastre nuclear da história.

Reação em cadeia

Era uma madrugada de sábado quando as sirenes de emergência começaram a tocar em Pripyat,cidade dormitório situada próxima da usina de Chernobil onde moravam seus funcionários com suas famílias.Um grave acidente havia acontecido,um dos reatores da usina recém instalado e considerado como uma das jóias da coroa da engenharia soviética. 

Ele havia explodido e destruído as instalações liberando uma grande quantidade de material radioativo no ar que contaminou pessoas,o solo e animais cujos efeitos ainda hoje são sentidos.O engenheiro responsável pelo teste era Anatoly Dyatlov,e estava coordenando uma equipe de físicos e engenheiros na usina para avaliar o potencial do reator em funcionamento.




Anatoly havia evoluído dentro do partido comunista há pouco tempo e esperava mostrar serviço num teste bem sucedido para impressionar seus superiores.Por isso mesmo era importante para ele que tudo saísse perfeito e que sua opinião profissional e  autoridade prevalecessem sobre a equipe e os protocolos de segurança do teste.
Durante o início da operação embora tudo parecesse normal o aumento gradual da pressão dentro do reator começou a ser detectada pelos técnicos.Alertado sobre o problema Anatoly o ignorou para não ter de adiar o teste e outra pessoa assumir seu posto.O reator sobrecarregado não suportou mais e explodiu.




Mais radiação que Hiroshima
Com a explosão uma grande bola de fogo foi vista a quilômetros de distância da usina na cidade de Pripyat.Uma nuvem espessa de radiação foi liberada na atmosfera e ficaria anos flutuando sobre a Europa.
A princípio e obedecendo às ordens do alto comando do partido comunista e das forças armadas o acidente se manteve em sigilo mas com a gravidade da explosão fora de controle aos poucos as informações foram chegando à imprensa,inclusive internacional.

1-A Evacuação-Com o leite já derramado o partido com uma ação em conjunto com bombeiros,o exército e voluntários mobilizaram um contingente que evacuou a cidade de Pripyat e seus habitantes em dezenas de ônibus ao longo em 36 horas para evitar maiores danos.As pessoas abandonaram suas casas às pressas fugindo da radiação muitas vezes com a roupa do corpo.

2-Os liquidadores-Foi com esse nome que ficaram conhecidos os bombeiros e voluntários que se mobilizaram para combater os incêndios na usina,salvar os feridos da explosão e evacuar a cidade.Com a alta exposição ao material radioativo,dezenas morreram ao longo dos dias,semanas e meses.
Máscaras usadas para conter a radiação-ineficazes


3-Mais radiação-Houve uma libertação de 400 vezes mais radiação em Chernobil que a bomba de Hiroshima no final da Segunda Guerra.
Água e até mesmo areia eram lançadas por helicópteros nas primeiras horas do acidente para conter a propagação do fogo.

A contenção da tragédia que começou com bombeiros que avançavam contra as chamas na usina e assim impediram sua propagação e uma piora do desastre.Ainda havia muito material queimando e poderia resultar em outra explosão com mais liberação da radiação.

A medida que o mundo ia conhecendo o tamanho do acidente- técnicos de todo o país procuraram uma solução para conter o constante vazamento de radiação do reator.Foi quando surgiu a ideia do ''sarcófago'',uma grande estrutura de concreto e aço em formato de meia-lua que recobria todo o reator(foto abaixo).


As emissões de radiação foram de 30% das 190 toneladas cúbicas de urânio e outros elementos que estavam em uso e armazenadas causando 28 mortes iniciais entre funcionários da usina e bombeiros.

Zona de Exclusão
Ao longo dos anos cerca de 300 mil pessoas teriam sido contaminadas direta ou indiretamente pela nuvem radioativa que circulou pela Europa.Muitos casos de câncer de tireóide foram detectados em crianças que foram expostas à radiação.Outras anomalias também foram identificadas tanto em animais como seres humanos.

Uma área de 30 km ao redor da usina acidentada foi fechada pelo governo e batizada de zona de exclusão.Seu acesso é vigiado por barreiras e seu alto nível de contaminação um perigo aos seres humanos.De acordo com pesquisadores essa área deverá ficar desocupada por 400 a 600 anos até a radiação se tornar inofensiva.

A natureza por outro lado floresce pois sem a presença humana a fauna e flora permanecem intactas.A população de lobos cresceu 3 vezes mais desde o acidente e o abandono do local pelos seres humanos.

A repercussão política do acidente

Com o alerta do acidente o Partido Comunista soviético tentou ocultar o incidente e evitar expor suas falhas na indústria tecnológica do país.Como o mundo ainda estava na Guerra Fria,o confronto ideológico entre URSS x EUA, era estratégico manter o acidente o mais encoberto possível.
Somente no dia 28 de abril-dois dias após o desastre-que o governo soviético o admitiu com este chegando à imprensa internacional.

Logo as falhas do projeto da usina e os erros humanos da equipe e a própria conduta do Partido foram questionadas.Com a liberação massiva de radiação e um grave risco à saúde pública de vários países uma grande crise internacional se seguiu.

Hoje muitos historiadores consideram o acidente de Chernobil como um dos motivos que precipitaram o fim do regime soviético. Ele mostrou as falhas do regime no gerenciamento da crise e seu próprio tamanho e consequências que desgastaram as relações internacionais entre os envolvidos.
Hoje há muitas séries,filmes,livros e até passeios para turistas na zona de exclusão da antiga usina que buscam resgatar o passado nuclear do desastre.

LEIA TAMBÉM

A Maior Explosão que o Mundo já Ouviu- A Bomba Tsar
A Polêmica ciência da Guerra Fria
Você sabe o que é ufologia?Clique e leia mais.

domingo, 13 de setembro de 2020

Um dos segredos mais bem guardados do mundo:a fórmula da Coca-Cola

   Quem nunca bebeu uma Coca-Cola que atire a primeira pedra.Pois ela é o refrigerante mais famoso e consumido do mundo.São bilhões de litros desta adocicada bebida que todos os anos são produzidas em filiais da marca ao redor do mundo.O criador da fórmula John Pemberton jamais imaginaria que sua bebida teria tanto impacto na cultura pop do mundo no século XX.




A Coca-Cola criando e inovando

Símbolo de toda uma geração e do próprio capitalismo americano,a Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas do planeta como a Microsoft ou o McDonald's. Presente em praticamente todos os países e territórios com mínimas exceções,que geralmente embargam o produto por questões políticas contra os EUA.Por isso mesmo o refrigerante se tornou o símbolo maior da cultura pop americana ao longo do século XX e chega ao XXI com a mesma força de antes.


John Pemberton,criador da fórmula


Criada originalmente em 1886 no estado americano da Geórgia pelo químico e farmacêutico John Pemberton sua fórmula permanece um mistério muito bem guardado que somente os altos funcionários da empresa sabem.

A Coca-Cola ironicamente começou como um mero remédio que prometia combater os males do corpo como fadiga,dores,depressão nervosa e 'humores'(nome para cansaço na época).A proposta original de Pemberton, como farmacêutico, era justamente criar uma bebida que pudesse melhorar o ânimo das pessoas,uma ideia muito comum naquele final de século XIX.

Antiga propaganda do Biotônico Fontoura



Já haviam muitas bebidas semelhantes no mercado que prometiam os mesmos resultados eram chamados de tônicos e fortificantes.No Brasil o Biotônico Fontoura foi o maior exemplo dessa época que usava álcool em sua fórmula para realçar o apetite de crianças hoje banido.

Pemberton então teve uma ideia original que sem querer mudaria o ramo de bebidas e a indústria de marketing para sempre.Ao invés de continuar usando óleos vegetais e vinho de Bordeux,que era muito caro nos EUA decidiu usar um ingrediente inusitado,a noz de cola.

Esse vegetal veio com os escravos africanos nos navios negreiros assim como o café e já naquela época era usado contra os males da ressaca,um dos benefícios que queria lançar com sua nova bebida.A folha de coca é usada nos Andes há muitos séculos e suas propriedades terapêuticas são muito conhecidas como os males acima descritos.O soroche ou mal de altitude,é um dos sintomas combatidos pelo mastigar da folha de coca que inclusive o antigo povo inca fazia.

Asa Griggs,que comprou e lançou a marca



Assim unindo a cola africana e a coca andina,Pemberton de seu laboratório fez um xarope grosso e escuro mas com um gosto muito ruim que não agradava.

Para contornar esse problema ficou muito tempo em seu laboratório testando diferentes dosagens e ingredientes para tirar o gosto margo da nova bebida e assim agradar o paladar do público.A fórmula surgia.

Vendida a princípio em sua própria farmácia a Coca-Cola passou a ser comercializada em outras como o remédio que prometia ser desde o início.Embora seja estranho nos dias de hoje,a Coca-Cola era misturada na hora em que era comprada geralmente à água de torneira em balcões luxuosos das farmácias em estilo Art Noveau.

A água com gás que também era um remédio na época teria sido misturada por acaso quando um cliente precisava se curar de uma triste ressaca.
Pemberton vendeu a fórmula para o também farmacêutico Asa Griggs após patenteá-la que a lançou no mercado em uma incrível e inédita campanha publicitária que a tornou uma marca mais valiosa.


Campanha publicitária 

Poucas marcas foram tendo tanto impacto financeiro e cultural como a Coca-Cola que durante a 2º Guerra expandiu ainda mais seu já grande mercado consumidor.A bebida era vendida a preço de custo para soldados em qualquer país em que estivessem lotados como forma de manter as fábricas no fim da guerra.A partir dessa época uma campanha ainda mais agressiva de marketing passou a fazer parte da empresa ligando-a à cultura jovem e ao American Way of Life como nas propagandas de cigarro.

No decorrer do século XX e com a Guerra Fria,a imagem da Coca-Cola foi inexoravelmente ligada ao consumismo americano sendo embargada em alguns países que discordavam da política externa dos EUA.




Nos anos 1980 a direção da empresa anunciou uma grande mudança na fórmula do refrigerante que prometia revolucionar o mercado de bebidas como havia sido no lançamento original do produto.
A ideia era deixar a Coca mais doce de acordo com uma pesquisa de qualidade feita com mais de 200 consumidores fiéis da bebida.Foi o maior fracasso da Coca-Cola em 100 anos de vida.
A direção da empresa rapidamente precisou mudar para a fórmula original acrescentando a palavra ''Classic'' ao rótulo para mostrar que tudo era como antes.

A fórmula aliás é o segredo industrial mais bem guardado do mundo do qual somente altos químicos e diretores da empresa sabem e são passados sempre oralmente sem nada ficar registrado,lenda ou não assim é divulgado já que poucos tem acesso.Somente um documento com a  receita é guardado no cofre da sede geral da empresa em Atlanta.Os ingredientes e as dosagens são um mistério que a Coca-Cola não revela.

Sabe-se que no início de sua produção a cocaína fazia parte da fórmula mas com as leis mais rígidas sobre o controle de substâncias psicoativas ela foi eliminada.Por hora a empresa se mantem como uma das mais ricas e influentes do mundo símbolo de toda uma cultura de consumo maior que alguns PIBs de países pobres.


LEIA TAMBÉM



quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Você sabe o que são os snuff videos?Conheça mais sobre essa perturbadora lenda urbana

Hoje o tema será polêmico e até perturbador:os snuff videos que são uma controversa lenda urbana conhecida no mundo da internet e do cinema há décadas.Muito se fala sobre a veracidade dessas horríveis produções.Mas o que é verdade e mentira?




A Origem dos snuffs

Snuff videos são em linhas gerais filmes curtos ou longas em que crimes e assassinatos reais acontecem e depois lançados para distribuição.Pode parecer absurdo mas,de acordo com essa lenda, haveria um público consumidor desse tipo de gênero.

A palavra snuff que designa esses filmes geralmente se refere ao pavio queimado das velas mas o seu verbo significa cortar fora e matar por isso serviu e foi usada para qualificar esses supostos filmes.A própria palavra snuff é usada também em gírias sempre em sentido mórbido e já é conhecida há muito tempo na língua inglesa.

Já a relação da palavra com esse tipo de filme vêm dos anos 1970 de um livro chamado The Family:The Story of Charles Manson's Dune Buggy Attack Batallion de Ed Sanders, onde esse autor,afirma que o notório assassino Charles Manson teria gravado seus crimes e ocultado suas fitas que nunca teriam sido reveladas em seu julgamento.

A partir daí algumas produções passaram a ser feitas com base nessa proposta.


O Polêmico Holocausto Canibal

No mundo das lendas urbanas interpretadas como reais poucos são os filmes que se destacam como Holocausto Canibal do diretor italiano Ruggero Deodato.Lançado no início dos anos 1980 causou um profundo impacto que até hoje deixa muitas pessoas enjoadas de frente para as telas.
Cenas cruéis de mortes com mutilações graves e até canibalismo são mostrados na tela de modo muito convincente inclusive no relato jornalístico exibido no filme.


Pôster de Holocausto Canibal

A história de jovens americanos desaparecidos na selva da América do Sul e dizimados por tribos indígenas de canibais teria ganhado as manchetes dos jornais americanos na época como mostra o filme.
Durante o lançamento oficial do filme os atores não compareceram o que levantou suspeitas de que as cenas mostradas no filme seriam de assassinatos reais e o diretor foi preso.Sua libertação só aconteceu quando provou que o elenco estava vivo.
No caso tudo não passava de um golpe de marketing,muito bem orquestrado e bem-sucedido.

Na esteira de sucessos como esse outros filmes também foram lançados.Outro muito polêmico foi o japonês Guineas Pig um estranho filme amador sem trilha sonora ou efeitos com cenas brutais da morte de uma mulher.O ator americano Charles Sheen ,da série Dois homens e Meio,ao assistir um dos filmes desta franquia teria se convencido de sua realidade e acionado o FBI para investigar.

Em tempos mais modernos um grande sucesso de bilheteria foi a Bruxa de Blair de 1999.Rodeado de grande expectativa de lançamento e marketing em torno de uma suposta história de 3 jovens desaparecidos misteriosamente numa floresta.Um filme também amador sem nenhum tipo de trilha sonora ou efeitos especiais somente uma gravação mostrando a filmagem caseira dos personagens.

Hoje devido ao sucesso desses pioneiros ''snuff videos'' já existe um gênero cinematrográfico com base nesses filmes caseiros,os hand cam onde os próprios atores filmam as cenas em tempo real em que acontecem e vivem a história.

Os snuff videos da vida real

Embora uma indústria de cinema baseada em snuff videos seja impossível, de fato filmes de assassinatos e suicídios reais existem.

Alguns casos:

1-Os Maníacos de Dnepropetrovsk :Foram 2 jovens ucranianos que filmaram o momento em que assassinavam um morador de rua com golpes de martelo e facadas.Também fotografavam e filmavam tortura e morte contra animais.Foram presos e cumprem pena sendo seus vídeos usados como prova no tribunal.

2-Robert Budd Dwyer :O surpreendente caso real do político americano acusado de corrupção e à beira da prisão que convoca uma grande coletiva de imprensa com os principais canais de TV americana.Após ler uma extensa carta escrita a próprio punho se suicida de frente para as câmeras para surpresa e terror da platéia.

3-Ricardo Lopez : O tenebroso caso do rapaz que filma suas perturbações mentais em longas fitas VHS nos anos 1990 ainda antes do advento da internet.Suas tristes e estranhas fitas se tornaram famosas nos ambientes cults mundo afora e a cena final onde se suicida se tornou sinônimo de loucura.

Ricardo Lopez antes do suicídio


Como conclusão,vimos que os filmes onde assassinatos realmente acontecem existem e são obras de criminosos e sádicos que são levados a julgamento ou não.Porém toda uma indústria de cinema que funciona com filmes de assassinatos de pessoas é um exagero que serviu para polemizar essa lenda urbana.


LEIA TAMBÉM

A Verdadeira história de Amityville

O gênero de Terror do gosto popular

A violência pode ser Aprendida?O experimento do boneco joão-bobo