terça-feira, 16 de junho de 2020

O Mistério das pirâmides: entre a realidade e a ficção

Esse foi um assunto que despertou a curiosidade do público a partir de programas de tv a cabo e certos filmes que abordam temas envolvendo uma suposta vinda de extraterrestres ajudando na construção dessas obras arquitetônicas banalizando a história por trás delas.Embora haja um caráter lúdico em interpretar as pirâmides como obras de extraterrestres,existem estudos muito sérios que abordam o tema.


O mistério das pirâmides 


    Os povos da Antiguidade,notadamente os egípcios e mesopotâmicos e depois maias,astecas e cambojanos em tempos medievais construíam pirâmides. O significado dessas obras arquitetônicas demorou para ser decifrado mas tudo sempre esteve muito claro:templos ou túmulos sofisticados.

   Hoje as pirâmides tem uma forte conotação mística nas pessoas que as consideram como fontes de "energia" e esoterismo.Existe uma grande associação delas com positividade e o lado oculto da natureza explorado por ciganas,new ages e hippies que buscam estilos de vida alternativos.

   Contudo os antigos egípcios por exemplo utilizavam a figura da pirâmide como um túmulo sagrado para sepultar seus faraós,seu Deus vivo enquanto os astecas,no México,utilizavam-na como templo religioso para seus sacrifícios humanos.

    Mas eis uma pergunta sobre tudo isso:como povos tão distantes no tempo e espaço como egípcios e astecas conseguiam construir a mesma forma geométrica sem nunca terem se conhecido?

Por que tantas pirâmides?

   Passando pela teoria dos deuses astronautas que sugerem a assessoria de seres de outros planetas ajudando-os a construí-las existe uma teoria mais realista e científica chamada de difusionismo na história e arqueologia.Ela orienta que os antigos povos do mundo podiam construir formas geométricas semelhantes devido à difusão delas seja através da arte,comércio,guerras e qualquer que seja que eles trocavam entre si.

  Muitos historiadores e arqueólogos que são os especialistas que estudam mais a fundo este fenômeno argumentam também que uma das razões que os egípcios escolheram fazer pirâmides foi devido à evolução das mastabas,túmulos superficiais, para as pirâmides escalonadas. Esses tipos de pirâmides eram construídas em degraus como se fosse uma escada simbolizando a ascensão do faraó ao céu.

Exemplo de uma pirâmide de degraus


   A arqueóloga britânica Kathryn Bard argumenta também que os egípcios se baseavam nos raios solares para fazer as linhas das suas pirâmides.Até mesmo os antigos babilônios construíam pirâmides,a bíblica Torre de Babel era uma delas.Na tradição de sua cultura,um templo dedicado ao deus Marduk,o Todo-Poderoso da Babilônia ficava no seu ápice.

    Para todos os efeitos,as pirâmides se tornaram uma referência simbólica dos povos antigos,principalmente egípcios, já que são as únicas maravilhas da Antiguidade ainda existentes. São também um objeto de pesquisa atraente para arqueólogos e historiadores que continuam despertando curiosidade e fascínio.


Leituras adicionais 
   Para entender mais o que é a teoria dos deuses astronautas, clique aqui para acessar sua explicação e uma análise dela pelo blog.

  Para saber mais sobre ufologia,clique aqui para ler uma postagem que explica esse assunto.

   Entenda mais sobre o movimento hippie clicando num artigo do blog sobre ele bem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário