Hoje o site vai tratar de um tema muito atual sobretudo com as questões envolvendo a Guerra da Ucrânia,o Programa Nuclear Iraniano, a defesa de Taiwan. Esse tema é o BRICS, o grupo de países emergentes que estão desafiando a antiga ordem global pós-Guerra Fria. Entre esses países estão desde China e Rússia até Irã e Brasil. Todos os eventos acima relacionados tem uma conexão com as grandes potências dos BRICS como poderemos ver nessa pequena análise.
![]() |
| O presidente russo Vladimir Putin, uma das maiores lideranças dos BRICS |
Quem são os BRICS?
Para começar BRICS significa Brasil-Rússia,Índia,China e África do Sul na sigla em inglês embora em 2026 outros membros já tenham sido admitidos como Etiópia,Arábia Saudita e Irã tornando-se o BRICS+. O objetivo principal e original dos BRICS é reformar as instituições ocidentais do pós guerra como ONU,Banco Mundial e FMI distribuindo melhor o poder.
Afinal esses países já têm uma participação relevante em questões econômicas, políticas, militares e populacionais rivalizando em muito com americanos,europeus e japoneses. Mas por que isso é importante?
![]() |
| Cena da Queda do Muro de Berlim em 1989, um dos símbolos do fim da União Soviética |
Instituições como as Nações Unidas tem um Conselho de Segurança extremamente seleto com França, EUA, Rússia, Reino e China que decide sobre problemas de emergência global que pode afetar o mundo controlando até o envio das forças de paz,os capacetes azuis, em guerras e conflitos mundo afora. Os BRICS têm a proposta de tornar esse Conselho mais democrático admitindo outros membros.
Outra questão é o Banco Mundial que é controlado pelos EUA e o dólar regulando o sistema bancário global. Tudo que envolve economia envolve política também e afeta vários países do mundo. A circulação de mercadorias tanto quanto seu consumo e produção são regulados pelo mercado internacional e o dólar. A Rússia que tem uma série de sanções econômicas como punição pela invasão da Ucrânia tenta fazer seu comércio internacional com os rublos ao invés dos dólares por exemplo que lhe daria mais lucros.
![]() |
| Os BRICS têm sido liderados pela China |
Alguns estudiosos também acreditam que os BRICS sejam uma forma de enfrentar a velha ordem americana. Nações milenares como Índia e China que crescem com suas economias em grandes taxas exigem maior participação nas decisões políticas globais sendo esse grupo uma forma de obter reconhecimento e legitimidade internacional.
Rússia , envolvida na Guerra contra a Ucrânia, tenta recuperar o seu brilho militar da Era Soviética e uma certa influência regional dela. Por outro lado como afirma o professor Oliver Stuenkel da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, pouco em comum as potências dos BRICS compartilham de modo prático.Isso significa que mesmo tendo adotado uma postura defensiva em relação aos EUA ainda assim eles não têm agendas em comum.
China e Índia disputam influência na Ásia, Brasil e África do Sul praticamente não compartilham nada nem mesmo tem um comércio expressivo entre si e por aí vai. Somente o Gigante Asiático - China , tem ganhos lucrativos com o grupo seja comprando e vendendo produtos. Muito embora esse fenômeno seja mais amplo comercializando com a maior parte dos países do mundo.
![]() |
| Cena da Guerra d Ucrânia |
⇨ Desde o fim da União Soviética em 1991 o mundo passou a ser liderado pelos EUA e seus satálites como a União Europeia e o Japão vindo a prosperar, depois, oa chamados Tigres Asiáticos e sobretudo a China que durante a década de 1980 tinha a economia crescendo até 10% ao ano. Isso significa salários subindo , mais qualidade de vida para as pessoas e infraestrutura.
Logo, em termos práticos os BRICS são um grupo de países unidos por ser emergentes- com um crescimento econômico notável e grandes populações- que têm requerido maior visibilidade política em assuntos globais como os descritos acima. Por ser um tema sensível desperta atenção dos EUA que os enxerga como antiamericanos ao estilo Guerra Fria. Disputas globais por áreas de influência como o fornecimento massivo de armamentos à Ucrânia por parte de americanos para usar contra a Rússia ou as promessas de defesa da Ilha de Taiwan contra uma possível invasão chinesa também fazem parte desse contexto.
LEIA TAMBÉM:
● O ''Fim da História'' de Francis Fukuyama , uma breve Análise da Obra
● Uma Análise Geopolítica do Fim da União Soviética
● Por que o Inglês é uma Língua tão conhecida e falada no Mundo?Uma Breve História

.jpeg)


Comentários
Postar um comentário