Pular para o conteúdo principal

Considerações sobre ''O Fim da História'' de Francis Fukuyama- Uma Análise Livre (Parte 1)

   O 'Fim da História' eis a declaração controversa porém factível do cientista e filósofo Francis Fukuyama quando acontece a queda do regime soviético em 1991. Sua declaração ecoa até hoje como um dos maiores marcos daquele momento histórico. Vamos entender mais do assunto e do seu desenrolar geopolítico.

  

O filósofo e autor Francis Fukuyama

   Embora fosse e continua sendo polêmica no sentido de que a História independente do que aconteça continuará desde que haja homens,  assim dizia o influente historiador Eric Hobsbawm. O Fim da História de acordo com o autor ,em seu livro publicado em 1992, representara o fim da bipolaridade global, a disputa entre EUA e União Soviética,e o início da influência regional da Rússia e China,os principais países comunistas do mundo. O predomínio estadunidense sobre o restante do globo permanecia inalterado com sua liderança política, militar, econômica, social e tecnológica.

    Organizações como a OTAN, FMI, Banco Mundial e até a União Europeia permaneciam sob sua influência onde nada acontecia sem sua consulta final. Os EUA são os maiores doadores dos 3 primeiros ou seja, financeiramente as doações americanas são as maiores encaminhadas para esses órgãos que vivem do que os países do mundo doam. 

Bandeira da OTAN,organização criada em 1949


    A Europa Ocidental e OTAN pairam sob sua liderança. Os EUA porém expandiram sua influência para as antigas áreas comunistas da Europa como Hungria, Bulgária, Romênia e Polônia tentando agora a Ucrânia.

   No entanto sua liderança global deixou de ser uníssona e sem paralelo passando a ser contestada : sobretudo pela China. É importante ressaltar que a liderança global continua sendo americana todavia foi 'enfraquecida' com o Fim da História. A Rússia manteve debilmente seu poder regional na Ásia central e parte do leste europeu como Ucrânia, Bielorússia ou Belarus, Transnístria (uma região da Moldávia) e Síria porém é a China o maior destaque geopolítico do século XXI. 

Mapa da antiga União Soviética com destaque para suas repúblicas da Ásia Central e os países da Europa sob seu domínio

     

Deng Xiaoping- O chinês que trouxe a China para a Modernidade

     Desconhecido do grande público : Deng Xiaoping foi braço-direito do ditador Mao Tsé que implantou o comunismo na China em 1949.As reformas de Deng Xiaoping colocaram o 'capitalismo de modo chinês' entre as primeiras economias do mundo com intensa influência global, bem maior que a Rússia atual e comparável à ex-URSS só que com maior qualidade vida à população.  

Deng Xiaoping, reformador da economia chinesa


   A China exporta e importa a maior parte das mercadorias do mundo em um grande fluxo com mão-de-obra barata e balança comercial sempre favorável nas últimas décadas passando dos 7% anuais dos anos 80 e 90. 

    O poder cultural e financeiro dos EUA e Europa também permaneceram com uma rica indústria de filmes,marketing e as artes. Os principais bancos do mundo continuam lá: assim como as operadoras de cartão de crédito que movimentam trilhões de dólares por ano. O dólar e euro continuam como moedas fortes e referências para qualquer transação financeira internacional.

O presidente chinês Xi Jinping ,ao centro, durante anúncio dos planos da Nova Rota da Seda


Poder contestado

     A queda da URSS em 1991 representou o início de uma nova ordem mundial onde o predomínio quase absoluto dos EUA é contestado.Um novo arranjo político,militar,econômico e até social se formou naturalmente sobre os restos deixados pela desintegração do mundo soviético. China, Tigres Asiáticos ascenderam como nunca,  junto à Índia que além de potência nuclear tem a 2ª maior população do mundo concorrente direta da China pela influência na Ásia e Oceano Índico. 

    Esses países cresceram em importância com o fim soviético e dependem e fazem depender-se do comércio com os EUA. Este mantém uma rica troca que foi alvo de críticas do presidente Donald Trump . A influência americana direta na Ásia se solidifica na Coreia do Sul,Filipinas, Japão onde mantém bases militares. A ilha de Taiwan é um ponto crítico pois é defendida ferozmente como território chinês enquanto americanos defendem sua independência tal como acontece na Ucrânia contra os russos.

Cena da Guerra na Ucrânia em 2022


 As reformas econômicas de Deng Xiaoping garantiram à China a concorrência ideal contra os EUA e UE no pós-Guerra Fria com índices de crescimento anual sempre progressivos acima dos 7%. Politicamente: a China manteve e mantém uma ordem independente não-alinhada com o Ocidente e seus valores. 

    A Rússia seguiu um alinhamento independente no governo Bóris Yeltsin até a eleição de Vladimir Putin e sua crescente influência. A economia mundial passou a depender cada vez mais da China e não somente dos EUA e União Europeia. O Mundo passou a ser multipolar. O Fim da História representou o início de uma era mais independente dos valores e tradições ocidentais dos séculos anteriores.


Questão para responder:

Qual o nome do movimento político que tomou o controle da China em 1949 sob a liderança de Mao Tsé Tung ?

a) Primavera dos Povos

b) Revolução Cultural

c) Grande Salto

d) Grande Marcha


Gabarito na parte 2 desta postagem.


LEIA TAMBÉM:

A Guerra Científica entre Estados Unidos e União Soviética pelo Espaço Sideral

O Desmoronamento do Comunismo no mundo, uma Breve Análise do Fim da URSS

A Conquista da Lua pelo Homem- Uma Breve Análise Política e Histórica

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...