Hoje o blog vai abordar o tema clássico dos vampiros. Os seres noturnos, mortos-vivos que sugam o sangue dos vivos. É um assunto recorrente em filmes e história de terror no cinema e se mantém vivo no imaginário das pessoas ao redor do mundo. Mas de onde vem e como alcançou tamanha fama? Vamos descobrir um pouco mais hoje.
Boa leitura!
![]() |
| Imagem produzida por IA |
Para começar..
A palavra vampiro pode ser rastreada no turco ubyr que significa 'bruxa'. O império Turco-Otomano dominou uma parte da Europa Oriental durante a Idade Média exercendo grande influência cultural desde a Romênia até a Áustria. As próprias histórias de vampiros vêm desta parte do mundo onde pessoas recém-sepultadas tinham a pele e cabelo intactos quando expostos. Isso despertava grande mistério e até preocupação entre os vivos que não compreendiam como esse fenômeno acontecia.
Depois essa mesma palavra vai aparecer em idiomas como russo,búlgaro e sérvio ( upír). Assim podemos concluir que parte da história do vampirismo teve origem na Europa do Leste entendendo-o como uma forma de sugar o sangue dos vivos. Mas é importante ressaltar que a ideia de mortos sugando o sangue dos vivos é mais antiga, o termo vampiro que é mais 'recente' como veremos abaixo.
E qual foi o primeiro caso de vampirismo na era moderna?
Em 1728 um homem chamado Peter Plogojowitz na Sérvia contava seus 62 anos de idade quando faleceu. De acordo com os relatos das pessoas do seu vilarejo, Peter teria voltado dos mortos e pedido comida pra seu filho no dia seguinte ao seu sepultamento. No outro dia teria feito o mesmo que foi negado. A partir daí as pessoas de sua aldeia começaram a passar mal e sonhar que ele havia sugado seu sangue durante a noite.
Essa história explicaria a popularização da ideia de vampirismo como conhecemos hoje entre as pessoas como uma lenda ou superstição comum nessa região da Europa.
Mas é fato também que os vampiros vão se tornar populares no gosto do público quando for publicado o livro máximo do tema: Drácula do jornalista irlandês Bram Stoker em 1897. Ele havia estudado durante anos acerca das lendas envolvendo homens que 'voltam' dos mortos para prejudicar e sugar o sangue dos vivos.
![]() |
| Pôster do clássico 'Drácula' de 1931 |


Comentários
Postar um comentário