Hoje vamos abordar um tema fascinante e lendário que provoca a imaginação. A lenda de uma estátua que teria sido descoberta em uma ilha isolada no meio do oceano pelos navegadores portugueses em 1427. A história é repleta de reviravoltas e várias lacunas que não podem ser preenchidas reforçando o mistério em volta da construção. Mas vamos analisar os indícios deixados pela história ao longo dos 500 anos desde sua revelação. Para aqueles que nunca ouviram falar no assunto , muita atenção! Vamos lá!
Estátua Equestre?
Em primeiro lugar precisamos saber o que é uma estátua equestre. Basicamente é uma estátua- como na figuras acima e abaixo- que mostra um homem montado em seu cavalo. Existem várias maneiras de construí-las , com o cavalo com as duas patas no chão, com uma das patas, o braço estendido e etc, cada posição dessas tem um significado diferente. Estátuas equestres existem desde a Antiguidade, da época do Império Romano e até mesmo da Grécia Antiga.
.jpg) |
| Estátua Equestre de Marco Aurélio, 174 d.C. Única estátua do gênero que sobreviveu até os dias de hoje vinda do Império Romano |
.jpg) |
| Primeira estátua equestre conhecida na História, o ''Cavaleiro Rampin'' feito em 550 a. C |
A Ilha do Corvo nos Açores
Os portugueses vão chegar ao arquipélago dos Açores no Atlântico em 1492 , lá entre as várias ilhas que o compõem, existe a Ilha do Corvo(mapa ) onde uma estátua equestre teria sido descoberta em um grande rochedo isolado e sozinho. O que torna essa história surpreendente é o fato de que eles a teriam encontrado em um local completamente inóspito e isolado no meio do oceano. Esse fato em si já desperta desconfiança aliado à outras questões.
1- A estátua tinha em seu pedestal inscrições em um idioma incompreensível.
2- O braço do homem apontava justamente para o Oeste , ou seja, a América que só seria alcançada pelos portugueses em 1500.
3- Os principais cronistas, que recolheram a história e a relataram, foram Damião de Góis (1502-1574) e Gaspar Frutuoso (1522-1591) mais de 50 anos depois de sua descoberta.
 |
| Localização da Ilha do Corvo no arquipélago de Açores |
A Estátua teria sido construída em basalto sólido e único. Os portugueses logo que chegaram na ilha a avistaram de longe pois havia sido construída no local mais alto para ser vista. De acordo com a lenda, o rei
Dom Manuel mandou que fosse trazida para Portugal porém com problemas de transporte somente seus pedaços chegaram à
Lisboa, depois disso a história se perde definitivamente no tempo. Os cronistas Damião e Gaspar foram os primeiros a relatar sobre a 'existência' de tal estátua embora tenham 'pego' a história de
segunda mão pois não viram-na pessoalmente. Eles somente contaram o que tinham ouvido falar.
Outro ponto importante é que a estátua levantou a discurssão e suspeita de que outros povos visitaram os Açores antes dos portugueses como os
cartagineses. Esses realmente têm provas de sua colonização em partes do Marrocos e em algumas ilhas do Atlântico,não nos Açores.
Fenícios e Romanos na América? Os portugueses vão iniciar as
Grandes Navegações se atirando ao Oceano em grandes caravelas percorrendo e descobrindo grande parte do mundo daquela época. A primeira conquista é
Ceuta em 1415, uma pequena cidade no Norte da África que vão dar confiança à Portugal até sua maior conquista, o Brasil. No entanto em relação à América houve relatos sempre injustificados de viagens de fenícios e romanos ao continente na Antiguidade.
Os barcos fenícios e romanos não eram feitos para realizar travessias oceânicas embora pudessem resistir a uma. Romanos chegaram até a Inglaterra e os cartagineses até à costa ocidental da África. Eram povos que entendiam e sabiam navegar e certamente sofreram com grandes ondas e tempestades.
Ambos produziram uma quantidade de frota naval que em algum momento, um deles, pode ter se desviado do rumo e ,à deriva e por muita sorte, ter chegado à América. Porém nenhum rastro foi deixado. Embora até mesmo jangadas e canoas possam ter sido usadas para povoar ilhas isoladas no Pacífico com confirmação arqueológica , a visita é injustificada somente contando com teorias da conspiração.
É possível que barcos romanos e fenícios tenham chegado à América antes dos vikings e de Colombo? As provas ,até o momento, tem sido contrárias embora não seja impossível como descrito acima. A questão é que a Estátua Equestre permanece como uma lenda viva que justifica o heroísmo português nas Descobertas marítimas do século XV servindo de inspiração para seu passado.
LEIA TAMBÉM:
Comentários
Postar um comentário