Pular para o conteúdo principal

4 Lugares Incríveis e Reais onde a Natureza 'Venceu' o Homem e Reconquistou seu Espaço

    De acordo com as Ciências Humanas a cultura é toda 'intervenção' humana feita no ambiente natural. Isso vale para as cidades,automóveis, estradas, tecnologia. Uma cidade modifica a Natureza introduzindo prédios, ruas, iluminação,lojas e toda uma rede de serviços e construções que não estavam ali quando chegamos no planeta,tudo precisou ser construído ao longo de milhares de anos. No entanto a Natureza tem a capacidade de retomar para ela o seu espaço físico quando objetos,casas ou qualquer outra coisa feita pelo homem é abandonada,perdida ou destruída.

    Aqui vamos ver como a Natureza age nesses casos onde o ser humano deixa para trás aquilo que ele fez e foi abandonado ou perdido por vários motivos, alguns bem trágicos e outros bem inusitados.

Para abrir essa postagem vemos o que Natureza pode fazer conosco..


1-A Bicicleta na Árvore de Vashon Island em Washinston (Estados Unidos)

    A imagem da bicicleta que foi 'engolida' pela árvore e se tornou um ícone da força da Natureza é real e está em Washington nos EUA. Pelo fato da foto ter viralizado há alguns anos muitas histórias tem sido contadas sobre ela. Uma que se tornou a mais conhecida é justamente sobre a 1ª Guerra Mundial. Segundo essa versão um rapaz em 1914,início da 1ª Guerra, teria deixado a bicicleta para lutar no conflito onde veio morrer. Com o passar dos anos a árvore cresceu 'engolindo' a bicicleta já que o rapaz nunca mais voltou.

    Essa dramática e heróica história é a versão mais conhecida e por isso mesmo a mais difundida em diversos sites que divulgam a imagem dando um ar de filme. No entanto a história real é menos emocionante já que o dono da bicicleta ao ganhá-la de presente não teria gostado pois era pequena e de pneus sólidos que dificultavam os movimentos e por isso a abandonou ao pé da árvore que cresceu ao ponto de absorvê-la. Essa versão foi divulgada pelo jornal da cidade o Vashon Beachcomber em dezembro de 2009 que investigou o caso. O menino na época Don Puz a abandonou e nunca mais voltou ao local.

A Bicicleta de Vashon Island em Washington

A árvore 'engoliu' a bicicleta numa cena bem inusitada



2- A cidade-fantasma de Pripyat na Ucrânia

    Em 1986,ainda no território da União Soviética, o maior acidente nuclear da história acontecia na central de Chernobil,reator número 4. A emissão de radiação contaminou uma grande área da Europa Oriental causando mortes diretas e indiretas por seus efeitos. Historiadores comentam que o desastre de Chernobil ajudou a potencializar o fim da União Soviética em 1991. A cidade de Pripyat era dormitório dos funcionários da Usina e suas famílias. Com o desastre um plano de evacuação monumental conseguiu retirar em cerca de 1 semana dezenas de milhares de pessoas. O que sobrou da cidade,que ficará desabitada por no mínimo 400 anos, podemos ver nas imagens abaixo.





Em primeiro plano o shopping da cidade com arredores abandonados e sem presença humana





A evacuação total da cidade criou um 'clima' desolado onde as pessoas tiveram de abandonar suas vidas literalmente de uma hora para outra.




O parque de diversões da cidade mal chegou a ser inaugurado. A vegetação vai tomando conta do local com os brinquedos enferrujados aos poucos.
 


  ●  Uma postagem técnica completa sobre o Desastre de Chernobil já foi publicado no blog, aproveite e clique aqui para lê-la.




3- A Lagoa Truk- Naufrágio da 2ª Guerra Mundial 

    A lagoa Truk na Micronésia,uma região isolada do Oceano Pacífico,é cercada de belas águas e uma visão paradisíaca da Natureza. A região ficou até mesmo conhecida por conta dos programas de TV do lendário mergulhador francês Jacques Cousteau nos anos 1970. No entanto mesmo nesse cenário de férias tropicais durante a 2ª Guerra Mundial(1939-1945) a área foi ocupada pelas forças militares do Japão. A região era excelente para a estratégia de guerra pois servia de porto para seus navios, além de oficinas de reparos,armazéns de combustível e recursos para suas forças. Era uma base militar avançada.

    Porém o maior inimigo dos japoneses na área ,os EUA, efetivou um grande ataque contra essas instalações japonesas em 1944 destruindo-as quase por completo na guerra.A história desta operação é longa e não será contada aqui mas pode ser encontrada em pesquisa na internet como Operação Hailstone.  Parte do que sobrou hoje descansa no fundo do mar e vêm sendo reivindicado pela Natureza. 

Nem mesmo os tanques de guerra são fortes o suficiente para sobreviver décadas submersos no leito do oceano. Vida marinha se fixa em sua superfície consumindo-os aos poucos.


Peça de artilharia






Os efeitos do tempo sobre os veículos construídos pelo ser humano



Veículo japonês dos anos 1930 submerso e sofrendo as avarias da água do mar



4-Cinema no Deserto

    O Egito é conhecido como a Terra dos Faraós desde o famoso Tutancâmon quanto Ramsés II-O Grande.Seus tesouros e histórias são um prato cheio para historiadores,arqueólogos e roteiristas de cinema. O Egito também é conhecido por ser um local árido e quente devido ao Deserto do Saara. Porém mesmo nesse ambiente e ao ar livre foi construído um cinema.

    Localizado na Península do Sinai,local de graves conflitos entre árabes e israelenses,um francês teve a ideia de construí-lo pagando o negócio. Os geradores foram enviados do Cairo mas foram sabotados pela população local que não reagiu bem à chegada desse cinema na região. 

    Nunca nenhum filme chegou a ser exibido no cinema sendo somente um elefante branco  situado em um lugar inóspito enfeitando a paisagem. As poltronas à céu aberto marcam estranhamente onde deveria funcionar uma diversão para os corajosos e aventureiros que se arriscassem no deserto.Hoje tudo está à própria sorte nas areias do Saara.

Fileiras 


Localização do cinema no Google Maps, notável o isolamento do lugar!





Visão dos assentos com as montanhas ao fundo tomadas pelas areias do deserto





Bônus- Casa Abandonada na Mata

    O objetivo de exibir esta última foto é justamente por sua simplicidade e principalmente pelo seu anonimato. De acordo com uma pesquisa ela ficaria no estado do Paraná e somente isso. Seus moradores e o motivo do abandono permanecem um mistério que a pesquisa não foi capaz de revelar devido a falta de informação.

    Com o passar dos anos o mato vai tomando conta na construção penetrando nas paredes,telhado enfraquecendo ainda mais a estrutura sem manutenção levando ao desabamento. Pelo Brasil e até ao longo das estradas é possível ver muitas construções e casas abandonadas como essa onde aos poucos a Natureza retoma seu lugar...





LEIA TAMBÉM:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

Se haviam tantos índios na América,por que os europeus escolheram os africanos para serem escravos?

  Com a 'descoberta' da América,todo um sistema de colonização e ocupação do território precisou ser posto em prática pelos europeus.Era necessário impor um sistema produtivo para enriquecer o mercado europeu que ambicionava o ouro e prata em seu início,depois aos poucos foi sendo criado o plantation  ,sistema econômico que predominaria durante a maior parte do período colonial na América Latina.    Era baseado no latifúndio que exigia grandes extensões de terra cultivável para o plantio de uma única cultura como foi com a cana-de-açúcar,outra marca desse sistema junto com o trabalho compulsório ou escravo. Navio negreiro por Rugendas 1835 Segundo o historiador Bóris Fausto não havia somente um motivo específico para explicar a opção dos europeus pelos africanos como escravos ao invés dos índios,chamados na época como negros da terra ,mas um conjunto deles: 1-A quantidade de europeus disponíveis para aceitar trabalhar em terras desconhecidas e selvagens, ...