quinta-feira, 29 de outubro de 2020

A Misteriosa vida e obra de Edgar Allan Poe além dos Livros

 Edgar Allan Poe,mais conhecido somente como Allan Poe foi um dos maiores autores de terror e de fantasia do século XIX.Responsável por influenciar escritores e o próprio cinema do século seguinte ele segue sendo um nome de respeito dentro da literatura embora pouco conhecido no Brasil.

Suas obras são cheias de suspense e mistério com assassinos cruéis,loucos,incesto,anomalias humanas,animais ferozes e fenômenos estranhos da natureza.

Mas enquanto vivo,Allan Poe acumulou desavenças profissionais e pessoais além de uma estranha fama de homem mundano difícil de tolerar na sociedade certinha americana.Sua obra a partir de certo ponto de sua vida se confundem.

Até mesmo um crime real que foi usado em sua obra poderia indicar um comportamento doentio no autor-um dos suspeitos do crime.

Tudo isso vamos descobrir agora no artigo abaixo.



Amantes,rixas e livros

Allan Poe foi um escritor,poeta e jornalista americano com uma vida muito movimentada tanto no lado sentimental quanto profissional.Teve muitas amantes e noivas inclusive uma de suas primas que na época do casamento tinha 13 anos enquanto ele 27.Durante seu casamento se apaixonou por outras mulheres e se envolveu em muitos casos.

A morte prematura de algumas delas inclusive de sua prima que morreu com tuberculose uma doença  mortal no século XIX também serviram de inspiração em seus livros.Eles sempre tiveram muita nostalgia e lamentos sobre a morte e o sofrimento que ela causa quando a pessoa amada parte.

Poe também foi um alcoólatra e usuário de ópio constante e é sabido que muitos de seus livros de fantasia foram escritos sob a inspiração das drogas a exemplo de Lewis Caroll o criador de Alice no País das maravilhas.

👉 O Gênero de Terror no Gosto Popular


Pioneiro da Neurologia e Psicologia

Na época de Poe havia a chamada frenologia e o mesmerismo,duas teorias filosóficas já esquecidas e que a maioria das pessoas hoje em dia jamais ouviu falar.Frenologia dizia que cada parte do cérebro é responsável por uma emoção diferente nas pessoas enquanto mesmerismo acreditava no poder da mente sobre o corpo.


Os personagens de Poe tinham forte psicologia mostrando em detalhes o que sentiam e pensavam no momento em que se passavam as cenas.A Queda da Casa de Usher e O Poço e o Pêndulo são livros que demonstram o absurdo da mente humana diante da tortura mental que seus personagens passam.

Embora os estudos avançados de psicologia e neurologia tenham ficado famosos a partir de cientistas como Pavlov e Freud,pais da psicologia moderna,Allan Poe foi um dos primeiros a abordar o assunto em seus livros.




Sherlock Holmes 

Não,Allan Poe não criou Sherlock Holmes o detetive mais famoso do mundo ''elementar meu caro Watson!'' mas criou um personagem que inaugurou o gênero policial.Embora muito menos conhecido do mundo Dupin foi um detetive fictício muito inteligente assim como Sherlock Holmes.

Holmes foi estudado por historiadores e cientistas devido ao uso do método científico em suas brilhantes deduções.Com a Revolução Científica do século XVI o método científico foi intensamente explorado nas descobertas da física e química e até mesmo na filosofia.Em finais do século XIX o método dedutivo usado por Dupin e Holmes também influenciou trabalhos sérios de ciência criminal como de Césare Lombroso-pai da criminologia.



Carlo Ginzburg,historiador italiano em sua obra Paradigmas Indiciários comenta afirmativamente o método científico usado por Holmes em desvendar crimes através de detalhes imperceptíveis às pessoas comuns nas cenas do crime assim como Dupin de Poe fazia décadas antes.


Um chocante Crime

O Mistério de Maria Roget é mais um de seus curtíssimos livros escritos em momento de grande emoção.Ele narra a localização do corpo de uma bela jovem em um rio de Paris após ser brutalmente morta estrangulada por um lenço.

Esse crime realmente havia acontecido só que na cidade de Nova Iorque tendo uma bela jovem também como vítima.A moça era uma balconista de uma tabacaria muito frequentada por Poe e existem fortes indícios que ambos se conheciam e tinham algum tipo de relação.



A moça por sua vez tinha uma vida promíscua e já havia desaparecido sem deixar aviso outras vezes tanto para família quanto amigos.Por isso mesmo quando desapareceu demoraram a dar sua falta.Seu corpo foi achado boiando num rio do mesmo modo como foi descrito no livro de Poe.

Vários suspeitos foram interrogados e embora Poe nunca ter sido indiciado ou interrogado uma testemunha afirmou ter visto a moça na companhia de um homem com a mesma característica física de Poe um pouco antes de seu desaparecimento.Conspiração contra Poe ou não é mais uma curiosidade sobre sua vida.

Morreu como escreveu...

Poe teve uma vida agitada e problemática como muitos de seus personagens e ainda hoje as circunstâncias de sua morte permanecem um mistério.Consta que foi encontrado delirando na beira da rua sem saber explicar o que havia acontecido.No hospital agonizou por 4 dias antes de falecer sem recobrar a consciência.

O laudo final de sua morte foi uma grave fratura na cabeça que nunca foi explicada.Por isso mesmo as teorias sobre a sua morte pipocam.Há historiadores que afirmam ele ter sido espancado durante um assalto,suicídio e até overdose por drogas e álcool já que era um usuário.

Suas roupas estavam sujas e gastas e pareciam não pertencer a ele dado o tamanho delas em seu corpo.Por muito pouco Poe poderia ter sido sepultado como indigente.Passados séculos desde sua morte: sua vida e morte além de sua brilhante obra continuam sendo muito estudadas e despertando grande curiosidade.


LEIA TAMBÉM

Já ouviu falar em Circo dos Horrores?Conheça mais sobre esse Antigo Show de Aberrações

4 Histórias reais de Navios-fantasma

A Violência pode ser aprendida?A Experiência do boneco João-Bobo

domingo, 25 de outubro de 2020

O mistério dos Zumbis: Verdade ou Mito?

 Zumbis são um assunto recorrente em filmes de terror há mais 80 anos.Pode parecer muito mas foi em 1932 que o primeiro filme do gênero foi lançado num formato diferente dos filmes modernos.Aproveitando antigas tradições e crenças dos povos do Haiti,o zumbi se tornou um ícone do folclore mundial.

Seu mistério foi cultuado por séculos e impressionava até mesmo os europeus que olhavam com medo e fascínio para essa tradição.

Explorando a fantasia,a feitiçaria e a medicina-a reanimação de mortos é uma tradição antiga que vai além do Haiti e entra em diversas culturas no mundo.Muitos povos realmente acreditam que podem ter seus entes queridos pela eternidade mesmo apelando para uma suposta reanimação.




Um antigo mistério

Vamos entender o fenômeno dos zumbis a partir da ótica científica.

Como referido acima a reanimação de mortos é uma tradição comum em diferentes civilizações até mesmo na Bíblia cristã no episódio da ressurreição de Lázaro por Jesus ela aparece.Em termos médicos a partir do momento da morte cerebral ser confirmada a morte propriamente dita acontece,não apenas quando o coração para.Povos antigos tentavam de diversas maneiras reanimar ou seja trazer de volta à vida seus mortos.



Perder um ente querido ou um líder importante como rei ou sacerdote representava grandes problemas para uma comunidade.O zumbi então seria o meio-termo entre uma pessoa viva e morta mas com um comportamento diferente daquele que tinha em vida como demonstra muitos relatos europeus no Haiti.

Na crença do Haiti-sua principal fonte- os zumbis eram pessoas sem vontade própria que viviam como escravas do feiticeiro que as dominava.Assim o zumbi era uma pessoa em estado alterado de consciência sob efeito de algum tipo de psicoativo.

Os zumbis eram, e em alguns casos ainda são, usados como escravos,trabalhadores braçais em plantações de cana-de-açúcar principalmente.

Um misterioso transe induzido por drogas

A feitiçaria é muito presente no Haiti e vem do Vodu,um culto de origem africana como a umbanda brasileira.Devido à religião ser um tabu que não se contesta no país os feiticeiros exercem grande influência e status social.Os zumbis então proliferam e eram usados até mesmo pelo ditador haitiano Papa Doc que no auge de seu poder os usava até na polícia.

Os missionários católicos se recusavam a tocar no assunto e preferiam se abster de emitir alguma opinião sobre os zumbis mesmo sendo comuns no país.Alguns deles atribuíam ao demônio o triste estado físico que as pessoas zumbis estavam presas.

Porém estudos mais profundos foram sendo realizados justamente para entender por que essas pessoas agiam dessa forma.As investigações metódicas de Oscar Quevedo conduzidas em entrevistas e pesquisas de campo concluíram informações alarmantes.

Aproveitando-se do medo e do tabu imposto pelas superstições do Vodu,os feiticeiros induziam de alguma forma uma vítima a tomar uma poção secreta.


A "poção secreta"

É importante esclarecer que entende-se de poção secreta não um líquido mágico sobrenatural mas uma mistura de ervas e toxinas conhecidas do feiticeiro que vão induzir a vítima a um estado de aparente morte.

Morte aparente é um estado médico de coma onde os sinais vitais como respiração e batimentos cardíacos são tão fracos que não são detectados por médicos que enfim confirmam a morte da pessoa.Existe até mesmo a famosa rigidez cadavérica. Esta é sepultada e então desenterrada durante à noite por ordem do feiticeiro que volta ao cemitério com ajuda de alguém do local,geralmente o próprio coveiro que a enterrou.

Batimento cardíaco muito lento comum no coma


Esses dados foram recolhidos em entrevistas esparsas com feiticeiros e também por médicos do Hospital Governamental do Haiti visitado por Quevedo. Informações sobre as ervas usadas na poção também foram levantadas embora algumas ainda permaneçam desconhecidas.

São elas:a beladona,a papoula(planta usada na heroína-uma potente droga),a datura,bois enivré e o TTX que é uma toxina encontrada num sapo e causa grave paralisia.Resumindo:um potente coquetel de drogas que deixa a pessoa em grave estado vegetativo é induzida à ela para assim dominá-la.

👉 O Ritual do Santo Daime

Na maioria dos casos para manter a pessoa zumbi,essa poção é diariamente servida  para mantê-la escrava com o intuito de fazê-la trabalhar sem descanso.O torpor em muitos casos é tão grande que até mesmo para comer a pessoa precisa obedecer à voz do feiticeiro.

Em épocas modernas o filho do ditador Papa Doc ajudou nas investigações sobre o fenômeno dos zumbis apoiando pesquisas na Universidade do Haiti também visitada por Quevedo.Médicos locais e também o pesquisador de Harvard Wade Davis corroboram a investigação das plantas usadas para sedar as vítimas e torná-las escravas dependentes de um amo feiticeiro.

Zumbi folclórico no Haiti


Conclusão final

Não há nenhum tipo de intervenção sobrenatural ou poderes mágicos de um homem sobre outra pessoa no fenômeno dos zumbis.O que existe,de fato, é um coma induzido uma condição médica incomum que foi introduzida criminosamente com a ajuda de uma mistura de potentes drogas que ''sequestrariam'' o corpo e a mente da vítima.A pessoa não está morta como mostram os filmes ou infectada por um vírus.

Em muitos casos com sequelas graves como problemas físicos e mentais para aqueles que têm a sorte de fugirem os zumbis se firmaram como uma entidade folclórica mundial.

Referência:  Antes que os Demônios Voltem-Padre Quevedo


LEIA TAMBÉM

● Corpos incorruptos de Santos:Milagres ou Farsas?

● Quando surgiu o Consumo de Drogas?

A Mutilação de Gado-Você conhece esse estranho Fenômeno Moderno?

sábado, 24 de outubro de 2020

Já ouviu falar em Circo dos Horrores?Conheça mais sobre esse antigo Show de Aberrações Humanas

 Embora hoje os circos com palhaços,mágicos e animais adestrados fazendo malabarismos tenham se tornado cada vez menos comuns houve num passado distante um tipo de show mais polêmico.Ficaram conhecidos na história como circo dos horrores e não para menos já que suas atrações eram perturbadoras.

A história não poupou detalhes sobre aquelas pessoas que foram exploradas por esse tipo de espetáculo e assim vamos conhecer mais sobre esses antigos circos andarilhos.

Mirtle Corblin-A menina de 4 pernas


A história das anomalias humanas e o homem mais mentiroso do mundo

A tradição dos circos tem se perdido dia após dia mas em seus melhores momentos atraíam grandes multidões e o antigo pensamento de circo com palhaços e malabaristas não era o caso.Pessoas com deformidades físicas e anomalias humanas eram expostas ao público já que atraíam curiosidade e espanto.

O circo dos horrores não tinha esse nome por acaso.Fenômenos como gêmeos siameses,anões,pessoas com um membro a mais constrangiam as pessoas 'normais' e logo eram tratadas como marginais na sociedade.No entanto devido à raridade do seu fenômeno alguns donos de circo viam um bom negócio em mostrar essas pessoas ao público e ganhar muito dinheiro.

Lionel-O homem leão


Contrariando a antiga crença de que pessoas nascidas deformadas eram um mal presságio tendas eram montadas como feiras onde essas pessoas eram exibidas ao ridículo e absurdo tanto nos EUA quanto Europa.Despertavam também um horror incrível já que havia muito preconceito devido às suas aberrações.

Nas côrtes de reis e imperadores europeus anomalias humanas ficaram conhecidas por causa de seu exotismo e horror que divertiam e espantavam.Havia uma superstição que aberrações humanas traziam má-sorte e agouro por isso um grande preconceito.

O grande empresário americano e um dos criadores do Show Business dos EUA-P.T.Barnum foi um dos maiores agentes do ramo.Enriqueceu mostrando gêmeos siameses com 2 cabeças e até mesmo gigantes.Ele foi chamado de o maior mentiroso do mundo devido às fraudes confirmadas que exibia em seus shows enganando o público.Alguns dos casos mostrados aqui foram exibidos em seus shows.

As Irmãs Sutherland

Eram sete irmãs americanas que ficaram famosas nos circos dos horrores por uma estranha característica física.Todas elas tinham incríveis cabeleiras gigantes que iam até o chão.Por serem irmãs inseparáveis e cultivarem cabelos tão grandes despertaram a atenção de empresários que as levaram ao circo.Eram apresentadas ao público com seus cabelos em coques que eram soltos para o espanto da platéia.Suas apresentações datam do século XIX.




O Triste caso de Júlia Pastrana

Júlia foi uma mulher mexicana nascida com uma rara deformidade física que recobria todo seu corpo com grossos pêlos além de hipertrofiar(inchar) sua mandíbula dando-lhe um aspecto simiesco.Júlia na época foi considerada o elo perdido entre os seres humanos e os primatas por um médico que a analisou com base na Teoria da Seleção Natural de Charles Darwin.

Devido aos graves preconceitos que sofria foi acolhida por um circo dos horrores e logo adotada por um empresário que lucrava com suas apresentações.Morreu no parto de seu único filho que nasceu com a mesma deformidade que ela (foto abaixo).




👉 O Gênero de Terror no Gosto Popular


A família Lucasie

Eram uma família de holandeses imigrados para os EUA do século XIX.Ficaram conhecidos por serem albinos,o que na época era uma grande curiosidade médica.Em seus shows os cartazes anunciavam-nos como albinos com olhos vermelhos fulminantes para causar ainda mais espanto no público.

Após algumas temporadas trabalhando se exibindo em espetáculos desse tipo abandonaram o ramo abrindo um negócio de restaurantes.



Os circos dos horrores despertaram no público o gosto pelo medo e o incomum que estava sendo explorado por histórias em livros de terror naquele distante século XIX.Isso ajudou muito a fixar no imaginário popular figuras estranhas e curiosas que assustavam mas atraíam o público em seus shows.

Por outro lado também expunha pessoas com graves doenças e deficiências físicas e mentais ora ao ridículo ora a um sofrimento ainda mais pesado daquele que já sofriam em seu cotidiano.Hoje um espetáculo condenável e de extremo mal gosto no passado foi visto como uma alternativa àquelas pessoas discriminadas que não conseguiriam emprego de outra forma.

Por isso mesmo se tornou tema de um filme de terror conhecido como Freaks de Todd Browning lançado em 1932.Narra um pouco da vida e do cotidiano dessas 'aberrações' humanas em um circo entre as demais pessoas.O filme se tornou um clássico aclamado e figura como uma das grandes produções da época sem deixar de despertar horror e espanto.




LEIA TAMBÉM

Os Assassinatos Ratcliff Highway-Um Misterioso e Não solucionado crime que Abalou o Mundo há quase 200 anos

Entenda o que é um Poltergeist e por que ele assusta Tanto.

4 Histórias reais de Navios-Fantasma

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Por que o inglês é um idioma tão conhecido e falado no mundo?Uma breve História

 Hoje a língua inglesa está muito difundida no mundo e está presente em praticamente qualquer aspecto da vida das pessoas como a música,mídia,comida e etc.Não importa o que seja mas em algum momento de nossas vidas vamos entrar em contato com o inglês.

A influência é tão grande que até mesmo na língua portuguesa já existem palavras de origem inglesa infiltradas e adaptadas ao nosso dicionário.Bacon,Blecaute(Black-out),internet,live ou smartphone são exemplos diários.

Mas o que faz o inglês ser um idioma tão reconhecido e importante no mundo?




Um pé na Revolução Industrial

A Inglaterra foi o país pioneiro da Revolução Industrial e o maior império colonial do século XIX.Sua área e alcance foi tão grande que foi considerado o império onde o Sol não se põe.Suas conquistas coloniais incluíam Austrália,Nova Zelândia e algumas ilhas do Oceano Pacífico assim como partes da África,Américas e Ásia.

Não seria de se espantar que grande parte de suas ex-colônias herdariam costumes e tradições inglesas incluindo o idioma.Considerando os avanços econômicos trazidos pela Revolução Industrial e o mundo colonial: o Império Britânico se consolidou como super-potência.

👉 O Lado Obscuro da Revolução Industrial


E chega o Tio Sam...

Ao mesmo tempo já existe um grande êxodo populacional para os EUA no século XIX.Nesta época se começava a assistir a prosperidade do país que havia realizado com sucesso sua revolução industrial.

Pessoas de diversos países e principalmente da Europa, conflagrada pelas guerras,se transferiam por melhores condições de vida.A importância política e econômica que os EUA demonstrariam na virada do século acompanhariam a difusão de sua língua.

Com as guerras mundiais e o lançamento definitivo dos EUA como potência mundial sua língua também se globalizou.

O inglês passou a ser visto como um idioma necessário e de status pois os países ricos falavam-no.Até mesmo os países europeus onde o inglês não é nativo passaram a adotá-lo como segunda língua nacional como é ensinado em escolas alemãs por exemplo.

No Brasil com a expansão do ensino particular e os cursos de inglês na década de 1960 a língua também passou a fazer parte do currículo das escolas públicas tendo sua importância reconhecida.

O inglês hoje é uma das línguas mais faladas do mundo junto com o mandarim na China e o espanhol nas Américas e exerce forte influência cultural nos diversos aspectos da vida.

É reconhecido como a língua dos negócios e presente como idioma oficial em todos os grandes órgãos mundiais como a FIFA,ONU,Comitê Olímpico Internacional e etc.

LEIA TAMBÉM

Um dos Segredos mais bem Guardados do Mundo:A Fórmula da Coca-Cola

O Glamour de Wall Street-Entre a Prosperidade e o Exagero

Algumas curiosidades do famoso edifício Empire State Building,um dos Símbolos de Nova Iorque


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

4 Histórias reais de Navios-fantasma

Navios-fantasma são um termo muito comum em histórias de filmes de terror e lendas urbanas.Despertam curiosidade e medo nas pessoas por conta do mistério em que se envolvem.No entanto vão além do fator sobrenatural que provocam.

Em muitos casos foram naufrágios que dizimaram a tripulação,tentativas de golpe no seguro,ataques de piratas e causas que desafiam a explicação mais racional.São casos como esse onde o navio é encontrado sem ninguém a bordo que atrai tanto a atenção do público.

Abaixo vamos conhecer 4 casos famosos de navios-fantasma que se tornaram parte da cultura popular e causam grande curiosidade.


Foto real do Mary Celeste


Maria Celeste (Mary Celeste)

Caso clássico dos navios-fantasma é um dos maiores mistérios envolvendo embarcações abandonadas.Trata-se de um navio mercante que zarpou da cidade Nova Iorque nos EUA em 1872 com destino à Itália.A bordo havia 10 pessoas incluindo uma mulher com uma criança de 2 anos.Ele foi encontrado cerca de um mês depois de partir ao longo das ilhas Açores no Oceano Atlântico.

O barco estava completamente abandonado sem sinais da tripulação ou vestígios de violência,havia também água acumulada no porão do navio e o barco salva-vidas havia desaparecido.Uma investigação foi aberta para tentar apurar as causas do sumiço da tripulação em circunstâncias misteriosas já que as bagagens e a carga permaneceram intactas. O navio ainda apresentava boas condições de navegação e pode ser vendido novamente para outro proprietário que tentou fazer o chamado golpe do seguro.Ele havia tentado encalhar de propósito a embarcação.

Ao longo das décadas, e com a investigação em curso, teorias absurdas que tentavam explicar o desaparecimento da tripulação começaram surgir como piratas,golpe do seguro,monstros marinhos e até atividade paranormal.A tripulação desaparecida jamais foi encontrada e hoje se acredita que abandonara o barco prematuramente e morrido em alto-mar no pequeno bote durante a tempestade.


Lady Lovibond

Uma superstição muito comum entre os marinheiros diz respeito às mulheres a bordo que trariam má-sorte para o barco.No entanto,coincidência ou não,e contrariando a crença em 1748 o capitão do navio Lady Lovibond, na Inglaterra, trouxe a bordo sua noiva para uma viagem de lua-de-mel.Havia muito festa e os noivos estavam muito felizes com a recente união.



Conta-se que durante a viagem um dos marinheiros teria se apaixonado pela moça.Enquanto os noivos e seus convidados estavam celebrando o casamento no piso inferior do navio num ataque de ciúmes  teria arremessado o navio contra os rochedos.No naufrágio que se seguiu ninguém sobrevivera e uma lenda de que este navio apareceria de 50 em 50 anos começou a circular no condado de Kent no litoral inglês.

Não existem registros da veracidade do naufrágio mas o Lady Lovibond se mantem no imaginário popular dos marinheiros como uma lenda assombrada.


Caleuche

Foi um navio chileno que se tornou uma lenda urbana comum no país devido a repercussão da história cheia de fantasia e que contêm mitos dos povos locais da cidade de Chiloé,no sul do país.O Caleuche apareceria sempre à noite surgindo da neblina ou emergindo do oceano como um submarino.As pessoas que afirmam tê-lo visto relatam que existe muito barulho de vozes e festa a bordo antes deste desaparecer.



Este navio é cheio de teorias e segundo uma delas também teria vida própria e atrairia pessoas para ele que se afogariam no mar e se tornariam espíritos na tripulação.Entidades espirituais da crença indígena local chilena convocariam essas pessoas que confusas caíam ao mar.

Não existem documentos que confirmem que o Caleuche existiu como um navio real somente resistindo no folclore popular.Recentemente sua história se tornou um filme de suspense.



Holandês Voador

Este é um navio-fantasma famoso por conta das repetidas aparições em filmes,literatura,pintura e até ópera.É uma das estrelas do filme Piratas do Caribe e uma incrível história.Foi um navio holandês,como sugere o nome.Pertencente à Compainha Holandesa das Índias Orientais,uma importante empresa comercial do século XVII.Na época a Holanda estava em plena expansão na África do Sul estabelecendo colônias e o navio estava em rota quando foi surpreendido por grande tempestade.

O capitão do navio que estava irredutível se recusou a obedecer a prudência de voltar além das súplicas dos marinheiros.Estes ,conta-se a histórias,rezavam para Deus que os ajudassem que por fim atendeu aparecendo para o capitão que num acesso de fúria e teimosia O teria ofendido e insistido em seguir viagem.

Em consequência o navio naufragou matando todos a bordo e foi amaldiçoado por Deus a vagar para sempre como um navio-fantasma.O Holandês Voador teria sido avistado até mesmo em tempos modernos durante a Segunda Guerra por marinheiros nazistas no canal de Suez no Egito.


Navios-fantasma no Brasil

Existe uma região do mundo conhecida pela alta concentração de naufrágios aparentemente ''inexplicáveis'' chamada de Triângulo das Bermudas no Caribe.Mas o que poucas pessoas sabem é que no Brasil também temos um ''Triângulo'' como esse. 

Há uma área do litoral maranhense no Nordeste conhecida como Triângulo das Bermudas brasileiro ou o cemitério de navios de Parcel.De acordo com registros da Marinha do Brasil há cerca de 200 navios naufragados na área desde navios históricos da época do descobrimento até na era moderna como escunas e barcos de pesca.

Pelo fato de existir no local uma dos maiores bancos de corais da América do Sul e fortes correntes marinhas que os arrastam ao local ele permanece como um perigo aos navegantes.


LEIA TAMBÉM

⚫  Conheça as teorias da conspiração sobre o Afundamento do Titanic!

⚫  Guia Rápido:Como era a vida a bordo de uma Caravela da época dos Descobrimentos?

⚫  Os Verdadeiros Piratas-O Terror dos Mares além do Romantismo

domingo, 11 de outubro de 2020

Por que o 12 de outubro é considerado o dia das Crianças?

No Brasil o dia 12 de outubro que segue o calendário gregoriano são comemorados 2 datas importantes para o país:o dia de Nossa Senhora Aparecida e o das crianças.É uma dupla festividade que coincidentemente termina em um feriado nacional.Embora outros países tenham datas diferentes para as crianças.

Além do significado religioso do dia ele também é uma importante data comercial esperada pelo comércio movimentando a economia em torno de artigos infantis e atividades relacionadas às crianças.Mas por que então o 12 de outubro passou a ser o dia delas?




História das crianças

Tudo começou na então capital do Brasil em 1923,o Rio de Janeiro. Neste ano havia ocorrido um importante evento de valorização das criança chamado de 3º Congresso Sul-Americano da Criança.
Para marcar o evento e a data um deputado federal chamado Galdino do Valle enviou um projeto de lei ao congresso que previa a criação do dia das crianças em 1924 o que foi prontamente aceito.

Embora o dia 12 de outubro já fosse considerado o dia das crianças a partir desse ano ele de fato só foi comemorado a partir de 1955 por conta de uma curiosa campanha publicitária.
A marca Estrela, famosa fabricante de brinquedos nacionais, promoveu uma campanha chamada de Semana do Bebê Robusto para aproveitar a ocasião.Apresentou brinquedos variados chamando a atenção para os pais e seus filhos. 

Assim suas vendas subiram vertiginosamente fazendo com que outras marcas lançassem suas semanas da criança para promover suas vendas.

Logo a data se tornou importante no calendário nacional do comércio e passou a ser lembrada como nunca.

domingo, 4 de outubro de 2020

A Verdadeira história das Crianças criadas por Animais

É um tema polêmico cujas histórias serviram de inspiração para filmes e desenhos da Disney com personagens marcantes como Mogli ou Tarzan dos macacos.Mas o que existe de verdade nessas histórias?Realmente é possível um ser humano ser criado por um animal como um 'filhote' deste?Vamos entender mais desse assunto a partir de agora.




Tudo é história...

Histórias de crianças criadas por animais são muito antigas e remontam ao passado distante.No antigo império romano já haviam histórias de seres humanos criados por animais.Os próprios fundadores de Roma ,Rômulo e Remo,foram criados e amamentados por uma loba,a Capitolina,no Monte Paladino.Seu leite e sua proteção teriam feitos ambos irmãos fortes e valentes e essa história virou uma lenda poderosa que explica a fundação da cidade.

Casos de crianças selvagens também enchem os livros de história e filosofia quando estas se tornavam de conhecimento público.Há casos relatados por toda a Europa da Idade Média e moderna como de meninos Victor de Aveyron na França e Kasper Hauser na Alemanha. Geralmente eles encontrados vagando na natureza e agindo de modo peculiar como animais.


O Triste caso das irmãs Indianas

As chamadas irmãs Amala e Kamala são um dos casos mais conhecidos e estudados de crianças selvagens no mundo.Descobertas na Índia em 1920 elas representavam o que as pessoas pensam de uma história assim.

Suposta foto de uma das meninas


Não andavam bípedes,em duas pernas,como a maioria das pessoas e sim em 4 apoios como animais que acompanhavam.Comiam somente carne estragada ou crua dormindo entre as feras e não sabiam pronunciar uma só palavra com sentido.Foram descobertas por um religioso hindu e levadas a um orfanato onde foram abrigadas e receberam seus primeiros cuidados médicos e psicológicos.

Depois disso foi constatado que não tinham linguagem e dificilmente conseguiam ficar de pé.Uma delas morreu 1 ano após ser encontrada o que despertou a primeira reação emotiva da irmã ao lamentar sua morte.O caso se tornou célebre e ainda hoje são estudadas em faculdades de psicologia.

Recentemente e com novas pesquisas de arquivos na Índia,historiadores teriam descoberto que o caso das meninas-lobo seria uma farsa inventada com motivo financeiro.O religioso hindu que as descobriu usava as meninas para atrair público e ganhar dinheiro com sua exposição.Cartas foram reveladas onde a fraude era planejada.


No folclore

Devido aos casos acima terem se tornado públicos alguns escritores se apropriaram da história para criar personagens iguais ou similares com toques de poesia e romantismo.Desenhos da Disney como Mogli-O Menino Lobo é um dos maiores exemplos desse tipo de narração.Um menino que viveu entre os animais desde bebê que aprendeu por imitação todos os comportamentos animais podendo inclusive se comunicar com eles.

Tarzan também é outro exemplo clássico de criança selvagem tornada celebridade com o cinema na cultura pop.Uma criança rica de origem européia sendo criada por macacos no interior da África criou um mito fantástico em torno da figura valente do herói.Seus filmes ainda hoje fazem sucesso.

A Lenda de Tarzan,filme mais recente do personagem


Existe explicação na Psicologia e Sociologia?

Casos de crianças selvagens embora raros são o reflexo,em sua maioria, de uma triste realidade:o abandono de crianças.Crianças rejeitadas por suas mães e pais que são abandonadas ao relento para morrerem são realidades comuns mundo afora.

A antiga prática do infanticídio,que consistia em matar o recém-nascido,se converteu em deixá-lo para morrer à própria sorte.

Casos extra-conjugais,heranças,deficiências físicas são motivos comuns utilizados por esses pais para abandonarem seus filhos que quando não perecem na natureza podem se tornar crianças selvagens.

Muitos trabalhos de psicólogos e sociólogos como Vygotysk e Émile Durkheim argumentam a necessidade de estímulos externos para moldar a personalidade e o desenvolvimento mental dos seres humanos como a linguagem e o raciocínio lógico.Em outras palavras:as pessoas precisam de outras para moldar sua personalidade e sua consciência moral e social por isso a maioria delas tem graves dificuldades em se readaptar à sociedade após descobertas.

Crianças entre macacos- Pesquisas mais polêmicas com base nesse tipo de situação já foram até testadas.Uma criança humana já foi colocada com um chimpanzé enquanto este foi colocado entre humanos.O objetivo era testar o aprendizado de um com o outro,o que a criança humana aprenderia com o chimpanzé e vice-versa.

Como era de se esperar a experiência foi um fracasso e se verificou que o desenvolvimento mental da criança estava sofrendo graves problemas inclusive dificuldades de falar,fazer a própria higiene,comer e etc.



LEIA TAMBÉM

4 Teorias absurdas que um dia a Ciência Apoiou

Os Mistérios e Revelações da Ilha de Páscoa

O Homem veio do Macaco?Desconstruindo um Mito ,uma pesquisa referenciada sobre essa antiga pergunta.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Por que afinal Portugal e Espanha foram os países pioneiros nas descobertas marítimas?

Essa é uma pergunta muito comum nas salas de aula quando o assunto são as Grandes Navegações. O mundo nunca mais seria o mesmo depois das aventuras de portugueses e espanhóis pelo Oceano Atlântico rumo às Américas.Hoje muito se debate sobre a legitimidade das conquistas e as motivações que levaram esses povos a serem os primeiros a alcançar a glória.



A Escola de Sagres

A lendária Escola de Sagres foi uma das maiores instituições da época e responsável pela reunião de todo material técnico e teórico que levou os portugueses ao ultramar.Mas o que sabemos dessa escola é que ela não era uma escola no sentido que conhecemos hoje.

Não havia um prédio ou casa onde ela funcionasse e recebesse seus alunos e professores como se possa imaginar. Tudo não passou de uma série de dados,reuniões,ideias e estaleiros dispersos sobretudo na famosa Ribeira das Naus em Portugal onde os projetos de navegação circulavam.

Estátua de Dom Henrique em local público




O Navegador

O Infante Dom Henrique-O Navegador foi um dos primeiros governantes de Portugal a querer dar início às aventuras marítimas.Era um homem culto e audacioso que aprendeu sobre técnicas de navegação com sábios italianos envolvidos nas cruzadas assim como os islâmicos.Foi durante seu reinado que houve a lendária conquista da cidade de Ceuta no Norte da África,uma das maiores vitórias do império português contra os muçulmanos.

As ilhas do Atlântico como a Madeira e os Açores foram ocupadas por suas caravelas assim como o financiamento de longas viagens até o Sul do continente africano rodeado de histórias de monstros marinhos e naufrágios.





O Conhecimento Árabe e Chinês

A península Ibérica,que compreende Portugal e Espanha,ficou ocupada por mais de 700 anos pelos muçulmanos durante seu processo de expansão pela Europa.Com a chegada destes seu conhecimento próprio e também invenções chinesas foram sendo aperfeiçoadas por sábios europeus como a bússola,o astrolábio e as caravelas.As técnicas de navegação sofreram um salto para frente sem precedentes na história.

Com o aprimoramento do uso da pólvora de invenção chinesa e dos instrumentos de navegação em alto-mar assim como as embarcações para transportar portugueses e espanhóis adquiriram notável vantagem.

Embora houvesse na Europa povos de tradição marítima como os nórdicos ,descendentes dos vikings ,que construíram barcos comprovadamente capazes de chegar às Américas as caravelas eram mais eficientes em travessias oceânicas em mar aberto.



A localização Geográfica

Esse também é um dos motivos apontados por historiadores para explicar o pioneirismo ibérico. A proximidade dos portos espanhóis e portugueses com a borda do Oceano Atlântico e a ocupação das ilhas que serviam de apoio logístico facilitaram as conquistas de ambos os lados.


O Gosto pela Aventura

As aventuras de conquista são conhecidas até mesmo no mundo da literatura como no épico poema de Luís Vaz de Camões-Os Lusíadas.E de fato havia um espírito de conquista que dominava os povos ibéricos.Estes estavam animados com as conquistas marítimas na África,nas ilhas do Atlântico e na própria Europa pois estava em curso a desocupação muçulmana,sendo expulsos aos poucos.


LEIA TAMBÉM