terça-feira, 18 de junho de 2019

Explicando o bitcoin,a moeda virtual.Como funciona?Entenda mais.

Hoje vamos falar sobre um assunto muito comentado e que desperta a curiosidade das pessoas:o bitcoin,a criptomoeda que está atraindo a atenção de pessoas e demais investidores no mundo e muitas delas nem sabem do que se trata.Termos como criptomoeda tem se tornado comuns mas você,sabe o que é?



O 'berço' do bitcoin
Tudo começou com a crise financeira de 2008-2009,período conhecido como recessão econômica,um fenômeno de menor impacto que a depressão financeira.Na época 2 bancos foram responsabilizados pela baixa na bolsa de valores de Nova Iorque nos EUA uma das mais importantes e influentes do mundo que desvalorizou muitas empresas e ações ali investidas.

Diante de um cenário econômico tão caótico,alguém teve a brilhante ideia de desenvolver uma moeda forte que trabalhasse em favor de seu dono e não dependesse de um banco ou governo para existir como aquelas que estavam nas bolsas de valores.
Era uma invenção que despertava muitas desconfianças pois ninguém estava preparado para os seus resultados,se é que eles seriam úteis a longo prazo para seu investidor.
Como então colocar para frente uma ideia tão inovadora quanto a de uma moeda que só existe no mundo digital e não em um meio físico,como as notas e moedas, como estamos acostumados há muitos milênios?

Aproveite também para descobrir como a internet nasceu lendo o artigo publicado aqui.

bitcoin surgiu como alternativa para salvar os investimentos de alguns empreendedores que estavam com medo de perdê-los em seu mercado de ações que estava desvalorizado com a recessão econômica americana.
Isso não era fácil pois era 'atirar no escuro' ou seja um investimento que não poderia dar em nada no futuro e ser somente um fenômeno de passagem que esvaneceria com o fim da crise e retomada na economia mundial.No entanto para todas as desconfianças e com o aumento do uso da internet e transações bancárias cada vez mais correntes pelo internet banking (o sistema bancário digital que o cliente de uma agência possui)a novidade se alastrou e aos poucos foi conquistando a confiança de cada vez mais investidores mundo agora embora no início tenha sido usada na clandestinidade.



O bitcoin funciona exatamente como uma moeda física mas que existe somente no mundo digital,embora pareça uma afirmação contraditória e estranha ela já é uma realidade há cerca de 10 anos desde a crise econômica de 2008.

1-O bitcoin é descentralizado,ou seja,não depende de nenhum banco,empresa ou governo para existir.Não é emitida por nenhum banco central como o real por exemplo.Ela funciona numa rede ponto-a-ponto.Isso significa que quando uma transação é realizada usando o bitcoin,esse dado é repassado para outros nós (computadores)que fazem parte da rede conhecida como blockchain.

2-Ela foi criada em 2008 por um usuário anônimo identificado apenas por um pseudônimo de origem japonesa chamado Satoshi Nakamoto,embora hoje se considere que pode ter sido mais de uma pessoa a responsável pela programação inicial do bitcoin em um fórum na internet com várias pessoas ao longo dos anos se apresentando como o real programador do bitcoin.

3-O bitcoin faz parte de uma rede aberta e descentralizada de computadores chamada de blockchain,não existe um servidor ou computador central que armazena seus dados como nas grandes corporações como Google,Yahoo ou Microsoft.Isso significa na prática que qualquer pessoa em qualquer lugar pode fazer qualquer operação financeira usando o bitcoin sem depender de um banco para isso e assim evitar tarifas cobradas por estes e a inflação comum nas moedas convencionais embora hoje,com a sua popularização e aplicação nas bolsas,ela já comece a sofrer as flutuações do câmbio mantendo-se ainda assim muito valorizada como a grama do ouro.

4-O bitcoin é uma criptomoeda ou seja,além de não existir em um meio físico como as cédulas por exemplo ela opera suas transações em computadores interligados numa rede ponto-a-ponto onde essas são registradas no sistema que não é unificado num servidor central.Essas informações são criptografadas,em um código, do início ao fim da transmissão,por isso são muito seguras.Existem outras criptomoedas além do bitcoin.Embora ele tenha sido o primeiro a ser registrado como tal houve outras propostas de moeda eletrônica que não vingaram e que eram anteriores a ele.

5-O sistema de blockchain funciona enviando um bloco,que no caso é do dado da transação usando o bitcoin,que é transmitido para os demais computadores da rede ponto-a-ponto que validam a transação e adicionam o bloco na rede concluindo-a.Por isso mesmo blockchain significa em inglês corrente de blocos.

6-Com a popularização deste inovador sistema financeiro através da circulação da moeda digital,muitas pessoas veem-na como um atrativo para enriquecer e circular o dinheiro.Uma maneira ainda comum de conseguir os bitcoins é mediante a mineração,o exchange(sites especializados) e a compra de pessoa para pessoa.

7-Minerar bitcoins no início da moda desta novidade era mais simples do que hoje passados mais de 10 anos da recessão econômica.O processo consiste em 'minerar' que no caso trata-se de procurar na rede as hash,códigos de blocos que combinem com um bloco anterior.Na prática é procurar rastros deixados por uma transação que na rede tem o nome de bloco e assim ser recompensado ganhando os preciosos bitcoins.Isso também ajuda a aprimorar a blockchain.Se você pensa que seu computador pessoal ou celular é capaz de minerar bitcoins está enganado,pois o processamento dos dados precisa ser extremamente acelerado exigindo uma máquina especial cuja função é exclusivamente minerá-los.

Mineração de bitcoins

Assim,o bitcoin se tornou uma moeda popular e muito valorizada no mercado mundial continuando a ajudar economias cuja moeda esteja se desvalorizando.Outras pessoas veem o investimento em minerar ou comprar bitcoins como um próspero negócio.E você:gostaria de ter seu salário pago em bitcoins?

Um comentário: