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Quem foi Lampião,conhecido como o Rei do Cangaço?

Conhecido em todo o Brasil como rei do cangaço,Virgulino Ferreira da Silva,o Lampião,entrou para a história por ser líder de uma quadrilha de assaltantes que assolou o Nordeste brasileiro nas décadas de 20 e 30,até sua morte numa emboscada preparada pela polícia.Hoje,entre historiadores e na cultura popular Lampião divide opiniões situando-se entre um cruel marginal e/ou como um anti-herói,produto das injustiças sociais que perturbavam a época agindo um Robin Hood roubando dos ricos e dando aos pobres vindo daí parte de sua fama.
As raízes do cangaço estão nos problemas que assolavam a região como a miséria,a seca ou os desmandos de coronéis(ricos e influentes fazendeiros) e da polícia que controlavam os recursos disponíveis ao povo sempre injustiçado.


No Brasil poucos são os que ainda não conhecem Lampião,sua fama atravessou gerações e ganhou a cultura popular como entidade folclórica,principalmente no Nordeste sendo tema de cantigas,histórias de cordel,filmes,séries e etc.Conta-se que Lampião era órfão e sua família havia sido eliminada pela polícia o que teria gerado um forte sentimento de vingança e rancor no então menino Virgulino Ferreira,nascido em Pernambuco.É ainda na juventude que se une a grupos de cangaceiros e adquire experiência no crime até assumir a liderança de seu próprio bando.

Durante os anos 1920 e 1930 passa a percorrer o interior nordestino atrás de saques cada vez maiores.Durante suas abordagens nos povoados conta com a ajuda dos coiteiros,pessoas que ajudavam os cangaceiros prestando socorro médico durante os confrontos com a polícia,abrigando e/ou doando comida e água durante suas passagens em troca de proteção ou parte do saque ou mesmo sob grave ameaça.Os historiadores concordam que os coiteiros tiveram importante papel na longevidade do fenômeno do cangaço.

No auge de sua vida criminosa Lampião chegou a contar com 100 homens em sua quadrilha,despistando a polícia usando táticas de guerrilha.

Lampião e seu bando


O fenômeno Lampião
Como citado,Lampião ainda divide opiniões quanto a natureza de suas ações.De acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm em sua obra Bandidos,Virgulino estaria inserido na categoria do banditismo social,vindo de uma parcela marginalizada da sociedade sem acesso à educação,emprego ou condições satisfatórias de saneamento ou moradia restritas à elite nordestina e que vinha de um lar dissolvido pela tragédia da morte de sua família.

Importante ressaltar neste debate que Lampião contava com a fundamental ajuda da população local que simpatizava com algumas de suas ações como Hobsbawm destaca já que em muitos casos haviam abusos de autoridade por parte da polícia contra a população.

Lampião e outros cangaceiros até arbitravam sobre crimes e problemas ocorridos dentro de povoados devido a descredibilidade e desconfiança que a polícia havia adquirido junto a eles.É neste ponto que o banditismo social se separaria do banditismo comum cujos marginais agem indistintamente contra a população e que portanto não contam com sua simpatia,identificação e ajuda,dado importante para a compreensão do fenômeno Lampião.
Por outro lado,Lampião também é identificado somente como um perigoso bandido que aterrorizava o interior nordestino inclusive aplicando justiça contra todos aqueles que contrariavam suas ideias além de punir mulheres adúlteras e outros criminosos,executando com requintes de crueldade seus rivais.

A fama de Lampião em seu auge o fez se oferecer para barrar e destruir o avanço da Coluna Prestes,um movimento de jovens oficiais do exército que pretendiam incentivar uma revolução socialista,em troca de anistia por seus crimes e pelo título formal e reconhecido de capitão.Cumpre ainda citar a participação do comerciante árabe Benjamin Abraão,que ao documentar minuciosamente os hábitos da quadrilha,ganhou seu respeito e admiração,tendo suas fotos e filmes sobre o bando o glamourizando.Isso o reforçou como um grande mito popular já que Lampião não consentia que outro fotógrafo lhe fizesse tais registros desde então.

Lampião na cultura popular
Lampião se situa como um dos personagens mais controversos do folclore popular brasileiro porém ainda dos mais conhecidos.Embora desmentido por descendentes há registros que Lampião tinha um gosto exigente e até mesmo consumista para os padrões da época usando perfume francês importado,óculos alemães e bebendo uísque importado como publicado em edição especial do jornal O Globo 2000.Foi transformado em peças de teatro,séries,filmes,teses de mestrado,músicas e etc,que ajudam a manter o mito vivo apesar de todas as contradições e polêmicas sobre sua vida.

Lampião em literatura de cordel,comum no Nordeste do Brasil

Comentários

  1. O que será que dirão em algumas décadas depois sobre os traficantes no Rio de Janeiro? Podem acabar ainda idealizados como heróis tais como os cangaceiros ou mesmo outros criminosos como o colombiano Pablo Escobar visto como herói hoje em novela (Pablo Escobar: el patron del mal) e até seriado de TV (Narcos)?

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