Pular para o conteúdo principal

Como era o Brasil antes dos 'Brasileiros'? A Saga Indígena (Parte 1)

   O ano era 1500,o mês era abril. Uma frota com pouco mais de uma dezena de caravelas chegam ao que hoje é o estado da Bahia dando início ao que seria o Brasil. A história de descoberta do Brasil é sabida da maioria dos brasileiros e portugueses que frequentaram a escola na infância e adolescência. Mesmo que o básico. 

   O líder da frota era o fidalgo e militar português Pedro Álvares Cabral ainda na casa dos 30 e poucos anos. As impressões inicias de europeus com índios foi pacífica na maioria dos documentos daquela época, principalmente a Carta de Pero Vaz de Caminha. Esse documento, sendo considerado uma 'certidão de nascimento' do Brasil por historiadores como Darcy Ribeiro, importante educador.  

Mas vamos entender como o Novo Mundo representado por aqueles gentios depois chamados de índios mudaria para sempre a história.

Xilogravura de 1557 retratando um ritual de canibalismo dos índios tupinambás


Contexto

    A chegada dos portugueses no Brasil faz parte do período no qual os europeus se fixam no continente americano de modo definitivo para expandir seus territórios além de buscar mais riquezas e espalhar a fé cristã-abalada pela Reforma Protestante. A ideia de Novo Mundo muito difundida naquela época vem justamente do fato de que aquele continente com aquelas pessoas, os índios como sabemos hoje,era desconhecido e estranho.

   A palavra exótico até hoje descreve os índios com seus penachos na cabeça,cocares e enfeites pessoais que os europeus jamais haviam visto antes. Fenômeno igual aconteceria no México e Peru com a conquista espanhola embora muito mais sangrenta a curto prazo. Era comum naquela época a representação dos hábitos mais estranhos como o canibalismo ritual,a nudez naturalizada ou a poligamia por exemplo.O canibalismo era uma prática comum entre os índios da época e não era realizado por questões alimentares. O nome técnico é conhecido como antropofagia pois a carne humana somente é consumida após longo ritual que poderia levar anos para acontecer (figura acima).

Arte Rupestre dos primeiros habitantes do Brasil realizadas no Parque Nacional Serra da Capivara no Nordeste


   O aventureiro alemão Hans Staden esteve no Brasil por 9 meses como prisioneiro dos índios tupinambás aguardando sua morte.Devido a seu medo e súplicas incessantes de libertação foi considerado indigno de ser devorado e foi libertado. Assim ao voltar para a Europa ,escreve o livro Viagem ao Brasil contando suas aventuras e as tradições que presenciara .O olhar do europeu da época observava o índio como uma parte da paisagem , um 'animal' em alguns casos já que eram descritos como selvagens

     A Cia de Jesus criada por Santo Ignácio de Loyola foi uma das instituições mais importantes da época. Era ela a responsável pela educação dos índios com o objetivo de trazer ''civilização'' àqueles homens e mulheres selvagens. A Igreja Católica preocupada com o avanço da Reforma resolve investir em evangelização além-mar nas terras recém-descobertas da América. Vai ser contra, inclusive , a escravização dos índios. Assim os jesuítas, os padres da Cia de Jesus como eram conhecidos, converteriam e adaptariam ao máximo os índios à cultura europeia fazendo-os abdicarem de seus costumes e religião considerados pagãos e bárbaros. Abaixo vemos uma pintura muito famosa mostrando o contato entre índios e a frota portuguesa de Cabral.





Questão para refletir:

Qual o nome do importante caminho ,que funcionava como uma série de trilhas, utilizado por populações indígenas e depois de tropeiros e bandeirantes , que ligava o interior do Brasil ao litoral passando por São Paulo e Paraná principalmente?

a) Pindorama
b) Peabiru
c) Muiraquitã
d) Quarup




Referências do texto:

  
→ Lilia Moritz e Heloísa Starling- Brasil,uma Biografia
→ Eduardo Bueno- A Viagem do Descobrimento
→ Hans Staden-Viagem ao Brasil


LEIA TAMBÉM:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Trilha Ho Chi Minh-O Maior desafio americano na Guerra do Vietnã

 A Guerra do Vietnã foi e continua sendo um dos maiores conflitos bélicos do século XX.Milhões de pessoas morreram durante este conflito que durou de 1954 até 1975 entre idas e vindas.De acordo com historiadores da área mais de 1 milhão de toneladas de bombas foram lançadas por forças americanas direcionadas para esta trilha.Por que ela em particular foi visada e mereceu tanta atenção? O Vietnã representou um retrocesso político,social e até histórico para os EUA pois mobilizou sua força militar máxima de encontro a um pequeno país costeiro nos confins da Ásia destruindo uma boa parte do território local.As técnicas de guerrilha empregadas pelo exército do Vietnã do Norte ou vietcong de tendência comunista apoiado pela China e URSS representaram outro desafio ao avanço americano. A importância da trilha Ho Chi Minh no campo de batalha do Vietnã reside no fato que grande parte da estrategia de defesa e ataque do exército comunista passava por ela.Transporte de equipamentos e tropas,...