As Teorias do Comportamento Humano- Podemos ser Influenciados pelo meio no qual Vivemos ou nascemos Assim?
Hoje o blog vai abordar a psicologia do desenvolvimento das pessoas. Como o comportamento delas funciona e como ele é influenciado. A educação que as pessoas têm realmente molda o seu comportamento? Vamos nos debruçar tanto sobre alguns psicólogos quanto educadores para entender melhor essa questão tão interessante.
A Função social da Educação
Primeiro vamos começar a refletir sobre o papel da educação na sociedade que é justamente fazer com que as pessoas conheçam, entendam e respeitem aos outros e a sua cultura. A função social da educação é prover os indivíduos de conhecimentos e competências para o convívio entre seus semelhantes de modo sempre respeitoso. Mas como alcançamos essas competências e o que nos faz tê-las?
Muitos psicólogos e educadores passaram tempo pensando sobre o tema para entendê-lo melhor e aqui vamos trabalhar 3 deles, a princípio: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Skinner. Cada um deles tem uma teoria que explica como o comportamento funciona.
Piaget (1896-1980)
Psicólogo suíço , renomado e muito estudado, observava o comportamento de seus próprios filhos para tirar conclusões mais amplas sobre o desenvolvimento do aprendizado nas crianças. Aprender é adquirir mais conhecimento tanto de si quanto do mundo que o circunda. Duas ideias importantes foram criadas por ele: a acomodação e assimilação.
Acomodação quando uma pessoa recebe uma informação nova que ela ainda não tinha em sua mente. Por exemplo, quando uma criança é ensinada que o sinal vermelho de uma rua é permitido que ela atravesse-a enquanto o sinal verde é para os carros trafegarem e ela pode se machucar. A criança NÃO tinha essa informação até alguém ensiná-la ou ela ver acontecendo.
Assimilação é quando essa nova informação já está disponível, foi assimilada, em sua mente e ela usa a seu favor. Agora a criança já SABE que só pode atravessar no sinal vermelho a rua, assim quando ela faz essa ação ela está utilizando uma informação nova- saber que sinal vermelho é permitido atravessar.
Piaget acreditava que essa educação acima descrita era de origem genética. As pessoas por questões biológicas se desenvolviam e interagiam com o meio, o mundo onde vivem influenciando-o e sendo influenciadas por ele. Ele ignorava , até certo ponto, as interações sociais como forma de aprendizado entre os seres humanos atribuindo suas causas principalmente às questões genéticas. É o que veremos no próximo pesquisador.
Vygotsky (1896-1936)
Educador russo que reforçava o papel das interações sociais no aprendizado dos seres humanos. O que isso significava?
Basicamente ele declarava que o conhecimento , o aprendizado entre as pessoas, precisava passar pela interação entre elas. Uma criança por exemplo só aprenderia mais a partir do momento que fosse instruída por um adulto ou uma criança mais 'experiente' que lhe explicasse como o mundo funciona. Esse é um conceito básico de educação e teoria do aprendizado humano.
Diferente de Piaget ,que acreditava no papel predominante da biologia sobre o comportamento, Vygotsky acreditava que ele podia ser condicionado pelo ambiente social que a pessoa convive. Um ambiente violento pode gerar pessoas violentas por exemplo.
B.P. Skinner (1904-1990)
Conhecido somente como Skinner :foi um psicólogo americano que estudou com métodos experimentais o comportamento dos seres humanos chegando em conclusões reveladoras. Mediante os estímulos certos somos condicionados a fazer uma coisa e deixar de fazer outra. Vamos entender melhor como podemos chegar a isso.
Skinner acreditava que as pessoas podem ser condicionadas de acordo com estímulos certos e para testar essa hipótese fez uma engenhosa experiência em laboratório.
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Esquema da 'caixa' |
A Caixa de Skinner
O cientista colocou um rato de laboratório ,como da figura acima, em uma caixa fechada. Dentro dela havia uma alavanca que se girada corretamente liberava comida para o animal. Porém caso fosse girada incorretamente ele recebia um pequeno choque elétrico. De acordo com a ideia, quando o rato recebia comida ele passava a escolher a alavanca correta para ser 'recompensado' pela ação evitando a alavanca que o punia.
Isso era o condicionamento ou seja o rato passava a ser estimulado a escolher a comida ou o reforço positivo por sua ação enquanto negava o castigo de levar choque puxando a alavanca errada. Desse modo Skinner concluiu que estímulos corretos em ambientes controlados influenciam as capacidades e habilidades das pessoas. Se uma atitude é vista como positiva as pessoas tendem a repeti-la enquanto se é algo ruim , as pessoas tendem a não fazer.
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