Pular para o conteúdo principal

A Segunda Revolução Industrial - Tecnologia, Geopolítica e Contradições

   Hoje o blog vai abordar um tema tanto histórico quanto geopolítico para sua época: a Segunda Revolução Industrial. Ela foi predominante no século XIX, anos de 1800 , onde houve grande avanços na tecnologia, ciência, comunicações e energia. Todas essas inovações causaram consequências significativas e duradouras em praticamente todas as sociedades globais como veremos, inclusive sociais e culturais.

Operários em uma fábrica- Cena de ''Tempos Modernos'' de Charles Chaplin


Uma era de inovações

    A Revolução Industrial é um marco na sociedade humana e não somente ocidental pois remodelou o mundo política ,social ,econômica e culturalmente. A partir do momento em que os seres humanos deixaram de fabricar produtos manualmente para aderir às máquinas automatizando o trabalho, nada mais seria como antes. O foco principal da Revolução foi o ganho em produtividade. Produzir mais usando menos. 

As Ferrovias

   Primeira grande inovação da época surgida em 1804  com o advento da necessidade de deslocar grandes quantidades de carvão das minas. O transporte por trilhos começou a ser aprimorado com o uso das locomotivas que 'puxavam' vários vagões facilitando o deslocamento das cargas e depois de passageiros. 

   Para se ter ideia da importância da façanha assuma-se que para viajar uma centena de quilômetros a pé ou por cavalos ,de uma cidade para outra, poderia levar dias. Essa mesma centena poderia ser vencida em horas usando uma locomotiva que não precisa parar para descansar.



Estação ferroviária na Inglaterra (século XIX),símbolo de avanço no transporte

   Assim as pessoas poderiam trabalhar e morar em cidades diferentes ao longo do dia e não mais precisar morar nas vizinhanças deste. Os negócios também eram facilitados assim tanto quanto o transporte de cargas que não dependiam mais de animais, ganhando em volume e rapidez. 

O Petróleo

   Energia fundamental da indústria que superou o carvão em produtividade embora não o substituindo por completo. Ainda hoje (2025) existem normalmente usinas que geram energia queimando carvão mineral como nos EUA. A questão é que o petróleo tinha vantagens incríveis em relação ao carvão mineral.

Henry Ford, magnata americano símbolo da indústria de automóveis da época
 


    Ele poderia ser convertido em diversos produtos diferentes e muito úteis para a indústria como os lubrificantes, gasolina, querosene, diesel, piche e mais tarde no plástico. Todos eles,elementos fundamentais para o funcionamento de qualquer indústria até os dias de hoje. Os carros e o motor de quatro tempos serão o auge do uso da gasolina em finais do século XIX trazendo os transportes para as pessoas individualmente.

   Ponto tão importante quanto esse é a 'extensão da noite'  ou do dia de trabalho. Até a descoberta e uso do petróleo a iluminação era a gás ou óleo que eram de difícil acesso à população que parava o trabalho quando chegava a noite. A partir do momento que a querosene foi popularizada por grandes industriais como Rockefeller o dia de trabalho poderia ser ampliado naqueles tempos até a chegada da eletricidade.

 



Antes da eletricidade eram os lampiões a gás ou óleo que iluminavam as rua do mundo 

A Energia Elétrica

   Fruto das inovações da época a eletricidade foi um golpe na maior parte dos trabalhos manuais na indústria. Poderíamos produzir mais produtos ou mercadorias usando menos força física em muitos casos. A iluminação pública e diversos outros avanços tecnológicos vieram decorrentes de seu uso como os rádios, TVs,cinema e as telecomunicações.




A lâmpada elétrica inventada por Thomas Edison, símbolo da tecnologia do século XIX



O Neocolonialismo

  Por outro lado temos a influência das grandes nações industriais sobre os continentes africano e asiático para conquistar mais mercados consumidores e matérias-primas para seus produtos. Um exemplo para ilustrar a circulação de mercadorias dessa época pode ser feita utilizando o caso brasileiro. Vejamos:

↳   Brasil x Inglaterra

 '' Em 1808 , a Família Real Portuguesa fugiu para o Brasil sob escolta da Marinha inglesa,a mais poderosa da época. Em troca e pela gratidão da proteção Dom João VI, governante do Brasil naquela ocasião, faz um vantajoso acordo permitindo a entrada sem impostos de produtos ingleses aos portos do país. A Inglaterra por ser um país de clima mais frio vendia produtos como aquecedores ,banheiras vitorianas assim como esquis e patins de gelo mesmo completamente inadequados para nossa geografia ou clima. ''


Charge criticando o neocolonialismo,potências europeias,EUA e Japão dividindo a China.



    Em resumo ,havia grande produção industrial inglesa que exigia pessoas que consumissem, comprassem seus produtos. Por outro lado era necessária a obtenção de matérias-primas para fabricá-los. Como fazer tecidos sem lã ou algodão? Como fazer navios sem metais? Tanto a Inglaterra quanto os demais países industriais europeus, não tinham recursos em seus territórios precisando invadir aqueles que tinham. É aí que entra o neocolonialismo também conhecido como Partilha da África e Ásia.

   Os países europeus entravam nesses continentes dominando as populações locais através da força bruta com apoio ''moral'' de teorias raciais como o darwinismo social e a missão civilizadora defendida por uma grande parcela de intelectuais do século XIX como Herbert Spencer e John Stuart Mill. Eles viam os povos nativos africanos e asiáticos como 'atrasados' e que portanto mereciam ser civilizados pelo europeu , que se considerava,  moral e tecnologicamente mais ''avançado''.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...