Hoje o blog vai abordar um tema tanto histórico quanto geopolítico para sua época: a Segunda Revolução Industrial. Ela foi predominante no século XIX, anos de 1800 , onde houve grande avanços na tecnologia, ciência, comunicações e energia. Todas essas inovações causaram consequências significativas e duradouras em praticamente todas as sociedades globais como veremos, inclusive sociais e culturais.
Operários em uma fábrica- Cena de ''Tempos Modernos'' de Charles Chaplin |
Uma era de inovações
A Revolução Industrial é um marco na sociedade humana e não somente ocidental pois remodelou o mundo política ,social ,econômica e culturalmente. A partir do momento em que os seres humanos deixaram de fabricar produtos manualmente para aderir às máquinas automatizando o trabalho, nada mais seria como antes. O foco principal da Revolução foi o ganho em produtividade. Produzir mais usando menos.
➔As Ferrovias
Primeira grande inovação da época surgida em 1804 com o advento da necessidade de deslocar grandes quantidades de carvão das minas. O transporte por trilhos começou a ser aprimorado com o uso das locomotivas que 'puxavam' vários vagões facilitando o deslocamento das cargas e depois de passageiros.
Para se ter ideia da importância da façanha assuma-se que para viajar uma centena de quilômetros a pé ou por cavalos ,de uma cidade para outra, poderia levar dias. Essa mesma centena poderia ser vencida em horas usando uma locomotiva que não precisa parar para descansar.
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Estação ferroviária na Inglaterra (século XIX),símbolo de avanço no transporte |
Assim as pessoas poderiam trabalhar e morar em cidades diferentes ao longo do dia e não mais precisar morar nas vizinhanças deste. Os negócios também eram facilitados assim tanto quanto o transporte de cargas que não dependiam mais de animais, ganhando em volume e rapidez.
➔ O Petróleo
Energia fundamental da indústria que superou o carvão em produtividade embora não o substituindo por completo. Ainda hoje (2025) existem normalmente usinas que geram energia queimando carvão mineral como nos EUA. A questão é que o petróleo tinha vantagens incríveis em relação ao carvão mineral.
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Henry Ford, magnata americano símbolo da indústria de automóveis da época |
Ponto tão importante quanto esse é a 'extensão da noite' ou do dia de trabalho. Até a descoberta e uso do petróleo a iluminação era a gás ou óleo que eram de difícil acesso à população que parava o trabalho quando chegava a noite. A partir do momento que a querosene foi popularizada por grandes industriais como Rockefeller o dia de trabalho poderia ser ampliado naqueles tempos até a chegada da eletricidade.
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Antes da eletricidade eram os lampiões a gás ou óleo que iluminavam as rua do mundo |
➔ A Energia Elétrica
Fruto das inovações da época a eletricidade foi um golpe na maior parte dos trabalhos manuais na indústria. Poderíamos produzir mais produtos ou mercadorias usando menos força física em muitos casos. A iluminação pública e diversos outros avanços tecnológicos vieram decorrentes de seu uso como os rádios, TVs,cinema e as telecomunicações.
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A lâmpada elétrica inventada por Thomas Edison, símbolo da tecnologia do século XIX |
➔ O Neocolonialismo
Por outro lado temos a influência das grandes nações industriais sobre os continentes africano e asiático para conquistar mais mercados consumidores e matérias-primas para seus produtos. Um exemplo para ilustrar a circulação de mercadorias dessa época pode ser feita utilizando o caso brasileiro. Vejamos:
↳ Brasil x Inglaterra
'' Em 1808 , a Família Real Portuguesa fugiu para o Brasil sob escolta da Marinha inglesa,a mais poderosa da época. Em troca e pela gratidão da proteção Dom João VI, governante do Brasil naquela ocasião, faz um vantajoso acordo permitindo a entrada sem impostos de produtos ingleses aos portos do país. A Inglaterra por ser um país de clima mais frio vendia produtos como aquecedores ,banheiras vitorianas assim como esquis e patins de gelo mesmo completamente inadequados para nossa geografia ou clima. ''
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Charge criticando o neocolonialismo,potências europeias,EUA e Japão dividindo a China. |
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