domingo, 13 de março de 2022

O Triste e Surpreendente Ataque do Chimpanzé Domesticado que era Ator de TV

Era o dia 16 de fevereiro de 2009 quando a polícia de Stamford em Connecticut nos EUA recebeu um estranho e desesperado pedido de ajuda de uma mulher chamada Sandra.Entre súplicas e gritos apavorados se ouvia ao fundo da ligação os sons de um macaco em fúria que gritava histericamente.Sem entender a gravidade da situação o atendente da polícia tergiversava a conversa.

Um dos casos mais surpreendentes de ataques de animais contra seres humanos estava acontecendo naquele momento cujo desfecho foi perturbador tanto para as pessoas e o próprio animal em questão.Um caso de repercussão devido a ser extraordinário e que levantou um debate: é certo ter animais selvagens no ambiente familiar?

Travis em sua jaula



Travis era um chimpanzé de cerca de 90 quilos nascido em 1995 num santuário de primatas e pelo seu comportamento dócil e fácil aprendizado acabou encantando a produção de filmes e comerciais de TV.Sua participação na Televisão incluia desde comercias do refrigerante Pepsi  até programas de TV. Travis era muito conhecido no meio midiático como um dos animais mais versáteis para os papéis em que era selecionado.Seus tutores eram o casal Herold que criaram laços profundos com o animal tratando-o como membro da família.

Conteúdo pode Chocar-Cuidado em Continuar!


O macaco sabia se vestir sozinho,abria portas usando chaves,regava plantas e até mesmo brincava com crianças da vizinhança sendo elogiado pelos pais destes.Após o ataque que mutilou uma mulher essas pessoas disseram que 'ele era mais obediente que meus sobrinhos e não entendo como foi capaz de fazer aquilo!'.

O Dia do Ataque

Charla Nash era uma vizinha e amiga do casal Herold de longa data,morava numa casa próxima e sempre estava visitando Sandra que agora morava com Travis após o falecimento do marido e da filha.Charla sabia como lidar com o animal devido aos anos de convivência com este já tendo trabalhado com eles em sua empresa de reboques.
Tinha conhecimentos de como não irritá-lo e o que fazer para que isso não acontecesse.O chimpanzé tinha brinquedos preferidos e no dia do fato havia sido medicado com Xanax um potente remédio contra ansiedade. Durante as investigações do incidente se comprovou que o estopim do ataque teriam sido exatamente esses fatores.

Charla a vítima com o primata ainda filhote



Os primatas maiores como chimpanzés,gorilas e orangotangos desenvolveram esquemas de aprendizado durante seu processo evolutivo e naturalmente guardam semelhanças anatômicas com os seres humanos deste processo de evolução.A inteligência de primatas é estudada há mais de um século por biólogos e primatologistas como Jane Goodal.Assim Travis era considerado um chimpanzé socializado.

Por volta de 15:40 Charla foi buscar Travis no lado de fora da casa pois este havia saído com as chaves do carro de Sandra,Charla segurava o brinquedo favorito do macaco,um boneco do personagem Elmo da série Vila Sésamo.Ao se deparar com isso o animal repentinamente foi tomado de uma fúria incontrolável atacando brutalmente a mulher.

A ligação da dona para a polícia pedindo ajuda é dramática e de domínio público facilmente encontrada em busca na internet.Enquanto relatava desesperada o que acontecia os gritos do animal devorando sua vizinha eram claramente ouvidos ao fundo. Sem compreender de fato o que estava acontecendo o atendente da polícia repetia as mesmas perguntas.Sandra suplicava pela chegada de um policial armado para por fim ao ataque.

Ela munida de uma pá batia contra o animal depois apunhalando-o nas costas com uma faca de cozinha.Mais tarde ela afirmou que 'fazer aquilo era como esfaquear a si própria' enquanto o animal olhava-a pronto a atacá-la também o que não aconteceu.Com a chegada da primeira viatura ao local o macaco ainda em fúria nocauteou as portas e o retrovisor do veículo.O policial disparou algumas vezes.

Sandra,a dona do macaco,com este



A gravidade dos ferimentos foram impressionantes e descritos como horrendos pela primeira equipe de paramédicos que chegou ao local.As mãos,olhos,mandíbula,nariz e toda a pele do rosto haviam sido gravemente dilaceradas.4 equipes de cirurgiões foram responsáveis por tratar os ferimentos nas primeiras 72 horas.Foi um milagre Charla ter sobrevivido embora fosse ficar cega pelo resto da vida.

Baleado pelo policial e fugindo para dentro da casa Travis morreu próximo a sua jaula.

Depois do Incidente e a Polêmica do Transplante de Rosto

Devido à gravidade do caso este ganhou fama internacional chamando a atenção de Oprah Winfrey magnata das comunicações nos EUA e dona de um influente programa de entrevistas.Em novembro do mesmo ano ela apareceu no programa mostrando seus ferimentos.

Até aquele época os transplantes de rosto eram polêmicos e experimentais sendo uma novidade na medicina ainda rodeada de dúvidas sobre seus resultados.Em maio de 2009 ela recebeu um rosto de um doador além de mãos que foram rejeitadas a princípio e depois reimplantadas.

A família de Nash exigiu de Sandra uma indenização de 50 milhões de dólares cujos advogadas desta recorreram.Os bens dela foram bloqueados pela justiça todos avaliados em 10 milhões e uma indenização de 4 milhões foi liberada para a vítima que continuou recorrendo por um valor maior.Nash acreditava que a responsabilidade do ataque também era do estado de Connecticut por permitir que primatas pudessem ser animais de estimação.

O rosto transplantado da vítima do ataque



O ataque levantou muitos debates inclusive a legitimidade de manter animais selvagens como pets na justiça.Na época da aquisição de Travis leis contra animais grandes em casas era ineficaz e vários petições para impedir que animais selvagens exóticos fossem criados em cativeiro domiciliar embora com poucos resultados.

O corpo do chimpamzé foi cremado num cemitério veterinário.

LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário