terça-feira, 13 de julho de 2021

Como aconteceu o povoamento do Continente Americano?Uma breve História

 Se existe um tema de controvérsia dentro da história esse tema tem sido o povoamento do continente americano.Um assunto que evoca questões delicadas como a tradição dos povos indígenas já estabelecidos e a colonização européia muito posterior.Temas sempre suscetíveis de acalorados e polêmicos debates.Hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse fascinante assunto que tem muito a ver com a nossa própria história!



A Era Glacial

Embora seja um tema explorado por negacionistas do aquecimento global que insistem em admitir que tudo não passa de um processo natural a Era Glacial é um evento fundamental para entendermos a ocupação das Américas.Foi justamente com ela que os povos nativos da Ásia puderam chegar até aqui.

Passagem pelo Estreito de Bering


Durante a Era Glacial,de acordo com pesquisas na área, o mar estava 120 metros abaixo do que é hoje facilitando o povoamento de ilhas tanto por animais quanto pessoas. Uma ponte de gelo ligava o continente asiático à América pelo Estreito de Bering no Alasca, uma passagem que ficou conhecida como Beríngia justamente por causa deste estreito.

👉 Já foi escrito no site um artigo sobre os primeiros americanos,clique aqui para ler.

A Teoria do Clóvis First

Supostamente as primeiras civilizações registradas na história e confirmadas pela arqueologia que estuda os vestígios do homem do passado,seria nos EUA.Seu nome seria os Clóvis por isso a teoria do Clóvis First-os primeiros Clóvis em inglês.Eles tem esse nome devido a cidade em que os restos humanos foram encontrados pela primeira vez em Clóvis no estado americano do Novo México.

Foram encontrados de esqueletos e artefatos que dentro do registro arqueológico são verdadeiros guias da vida do passado.Eles datam de cerca de 12,5 mil anos atrás.Por muito tempo a hipótese dos Clóvis como o povo mais antigo das Américas não foi contestada já que a academia americana exercia grande influência na área.

Contudo novas descobertas entre os anos 1970 foram fundamentais para quebrar ou repartir o mérito da ocupação do continente entre outras culturas e pessoas.É uma longa conversa.

O Brasil entra em cena..

Embora pouco conhecido e às vezes sequer estudado é no Brasil que novas evidências de ocupação antiga do continente tomam forma.No Brasil temos provas da ocupação de seres humanos no Nordeste datando de mais de 40 mil anos atrás,um dos maiores recordes de datação encontrados até agora.Há vestígios de presença de pessoas através de restos de fogueiras e artefatos como pontas de lanças,flechas e pedras lascadas.

Embora a datação de 40 mil anos seja contestada por evidências técnicas outros indícios de 11 mil anos são amplamente conhecidas na arqueologia brasileira.

Pinturas rupestres na Serra da Capivara


O Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato no estado do Piauí guarda todas essas provas e indícios da vida no passado brasileiro muito anterior aos portugueses.Aqui estariam os primeiros americanos e a primeira civilização?

Isso já é um tema de controvérsia pois em outros locais do continente sítios arqueológicos,que guardam esses vestígios,também foram encontrados como no Chile em Monte Verde.Em Lagoa Santa ,estado de Minas Gerais,foi encontrada a brasileira mais antiga que se tem notícia: Luzia.Seu fóssil muito bem preservado foi estudado pelo antropólogo brasileiro Walter Neves da Universidade de São Paulo.

Fóssil e reconstrução de Luzia com 11 mil anos de idade


'Descobrimento' do continente

Se uma palavra ficou famosa  quando do aniversário de 500 anos da chegada de Colombo,essa foi 'descobrimento'.Até mesmo nas salas de aula de escolas primárias do Brasil e do mundo ela já não é mais encarada como uma realidade tornando-se cada vez mais desusada.

Descobrimento implica em encontrar alguma coisa que não conhecíamos porém o continente já era conhecido e habitado por povos indígenas.Até épocas recentes as escolas americanas ensinavam que quando os europeus chegaram ao continente haviam somente 1 milhão de indígenas dando a sensação de um continente abandonado.

Esta proposta facilitava a missão civilizatória que o colonizador estava planejando para aqueles que habitavam o continente.

As Múltiplas Entradas

Outro ponto importante desta pesquisa são as datas que desviam muito do Clóvis de 12,5 anos atrás se afastando para 13 mil anos e mais antigo bem ao Sul do continente,bem distante da região(Alasca)onde os primeiros nativos penetraram.Como poderiam ser mais antigos do que aqueles mais próximos da entrada principal ao Norte?

É justamente por essas questões e evidências que hoje a arqueologia considera a hipótese das múltiplas entradas entendendo que não houve somente aquela pelo Estreito de Bering.

LEIA TAMBÉM

É Verdade que os Vikings chegaram na América antes de Cristovão Colombo?

Se haviam tantos índios na América,por que os europeus escolheram os Africanos para serem Escravos?

Neolítico e o Nascimento das Sociedades

domingo, 11 de julho de 2021

O 'Admirável Mundo Novo' de Aldous Huxley-Considerações sobre essa Marcante Obra Literária,conheça mais!

 Hoje o site vai começar a abordar uma importante obra de ficção que entrou para a cultura pop com muita força sendo uma grande influência em vários ramos das artes.Ela é considerada revolucionária por uns enquanto criava um mundo novo, diferente de tudo que existia e se conhecia na época de sua publicação em 1932.

Temas polêmicos para a época como a eugenia,bebês de proveta,escravidão,cárcere e uma lavagem cerebral que alcance um nível de loucura estão bem presentes nesta obra.O objetivo da postagem não é revelar o conteúdo do livro com spoilers e sim entender seu significado.Leitura recomendada!



Saiba o que é a Distopia

O mundo da época deste livro é um mundo de um futuro distante imaginado pelo autor,o inglês Aldous Huxley.O termo distopia surge neste contexto e o que ela seria?Uma realidade diferente da que vivemos onde o mundo é diferente e não reconheceríamos seus costumes e pensamentos,um futuro distante.A distopia do 'Mundo Novo' seria do futuro dominada por uma liberdade sexual avançada pra o mundo dos anos 1930,que é de onde vem a obra. 

As pessoas passam por grandes lavagens cerebrais para produzir escravos que não protestem sobre sua condição evitando a educação escolar que é privilegiada por algumas pessoas escolhidas.Há uma forte influência social sobre a obra que enfoca uma hierarquia entre as pessoas que é definida desde o nascimento delas.

O bebê de proveta-Todas as pessoas da sociedade do 'Mundo Novo' são escolhidas e programadas para obedecerem o projeto de dominação.Ainda bebês são produzidas por métodos artificias de proveta sem contato físico e já nessa fase são ensinadas e escolhidas para serem cidadãos com ou sem status social.

Linha de produção de Fábrica no filme 'Tempos Modernos' de Charles Chaplin (1936)


Fábrica de bebês-Como numa linha de produção numa fábrica,os bebês são deslocados por uma esteira e induzidos a tocarem livros eletrificados e assim se traumatizarem a usá-los por toda a vida tornando-se somente dominados do sistema maior dessa sociedade futurista. O sentido desta situação é claro:ao tocarem e tomar choque esses bebês são induzidos a não ter educação por temerem os livros e aceitarem serem somente escravos.

Metáforas como essas são comuns em distopias que geralmente carregam críticas sociais severas contra o domínio de uma classe,governo ou elite política sobre o conjunto social mais pobre ou menos favorecido.

Tecnologia,uma vilã do futuro?

De modo geral podemos interpretar um tom de crítica,afinal sempre se fazem leituras assim:a tecnologia destruindo a vida dos seres humanos,desumanizando-os.Contudo também existe uma visão cruel do que seria o futuro dentro desse contexto.Fatos parecidos aconteceram durante a Revolução Industrial quando a tecnologia destruiu o trabalho manual das pessoas levando-as à miséria.Na época surgiu um movimento de protesto chamado Ludismo que pretendia destruir,quebrar as máquinas e recuperar o senso de humanidade que elas haviam tirado das pessoas.

Bebês sendo incubados um por um num processo seletivo para escolher os 'melhores' e descartando os 'piores' como se faria com ovos numa granja,uma prática irreal e imoral. A prática de dar choques com livros em bebês para desestimulá-los a estudarem tornando-se fáceis de controlar.

As pessoas ,como descrito acima,não nascem à moda antiga com sexo e sim 'fabricadas' em laboratórios como shampoos e remédios e todas as pessoas que ainda mantiveram o modo de vida 'normal' são mantidas confinadas.Elas vivem num mundo distante da sociedade tecnológica e científica que predomina.



Tudo se perde portanto numa mistura de práticas e ideias que deixam o ser humano menos humano desmoralizando-o ou rebaixando-o.A ideia de eugenia que cria pessoas com características escolhidas em laboratório ou a prática de prender e confinar as pessoas que não compartilham dessas ideias.É justamente nos anos 1930 que as ideias eugenistas usadas por nazistas começam a entrar em vigor na Alemanha sobretudo contra judeus.

As pessoas são separadas por sua origem como ricos e pobres numa metáfora atual.Quando o personagem John conhece esse 'Admirável Mundo Novo' diferente daquele ao qual estava acostumado descobre o absurdo que a sociedade se tornou.A tecnologia controla a vida e morte das pessoas insensibilizando-as e mantendo uma hierarquia social onde os 'melhores' dominam os 'piores'.

LEIA TAMBÉM

A Violência pode ser Aprendida?A Experiência do boneco João-Bobo

Qual o destino da Humanidade?Estamos predestinados a evoluir ou se Destruir?

A Popularidade do gênero de terror na Cultura-Sua História e Repercussão na sociedade

terça-feira, 6 de julho de 2021

Considerações sobre o antigo Império Asteca-Revoluções que vieram antes de Cristovão Colombo

Bem antes da chegada dos europeus ao continente americano já haviam muitas pessoas habitando-o,a maioria de nós conhece-os como índios ou nativos que foram os termos recorrentes. No entanto além dos índios que conhecemos por seu modo de vida tradicional haviam civilizações que formavam grandes cidades e impérios.

Alguns desses impérios se destacaram como os maias,teotihuacanos e os astecas.O calendário maia por exemplo foi objeto de intensa pesquisa e fascínio em 2012 devido ao presságio do fim do mundo que estava programado,segundo ele,para aquele ano.Esses impérios antigos do continente formaram uma parte importante da história.

Os astecas tem uma importância cultural fundamental no México pois foi lá que sua ascensão e destruição ocorreram com a chegada do conquistador europeu.



Para início de conversa..

1-Os astecas tem esse nome devido à cidade lendária de Aztlán que estava localizada no Norte do país,os primeiros astecas eram de origem olmeca,uma outra tribo indígena de agricultores que habitavam essa área até Utah nos Estados Unidos.

2-A alimentação dos astecas eram baseada sobretudo no plantio do milho,tomates,cacau e até feijão.Itens de culinária que ainda hoje sobrevivem na gastronomia mexicana com tortillas e tacos feitos à base de milho.

3-Por questões de necessidade a engenharia asteca se desenvolveu em grandes construções como canais e templos.A capital do império foi construída sobre o lago Texcoco que foi sendo aterrado aos poucos para receber as grandes construções públicas.Ainda hoje o terreno onde está a Cidade do México,que foi a capital asteca,padece com afundamentos esporádicos de algumas construções modernas devido ao antigo aterro.



4-O chocolate como conhecemos hoje veio de uma bebida usada em rituais.Era feita à base de cacau e sem açúcar que foi tardiamente adoçada pelos europeus que levaram a receita para a Europa.

5-Montezuma ,o último imperador asteca,no ano da chegada dos europeus viu no céu um cometa passando,um fenômeno astronômico com significado simbólico profundo na cultura asteca interpretado como a volta do deus Quetzalcóalt,uma impressionante coincidência.

Em livros e trabalhos acadêmicos dos anos 1990 sobretudo com o 500º aniversário da 'descoberta' das Américas muitas novas visões sobre a civilização asteca foram sendo divulgadas. Grande parte dos conteúdos escritos foram destruídos pela Inquisição espanhola na época que os considerava pagãos e não reconheciam a religião asteca.



Por outro lado muitos dados foram recuperados por trabalhos de campo em arqueologia,ao estilo Indiana Jones,já que os dados documentados pelos próprios astecas haviam sido destruídos restando a versão européia.Quando os primeiros templos maias foram descobertos por aventureiros americanos no final do século XIX as suas pirâmides se tornaram uma grande atração nos salões de classe alta européia como uma curiosidade.Os astecas vieram logo em seguida.

A controversa Conquista e o Drama dos Sacrifícios Humanos

Foi durante a guerra de conquista que os espanhóis usaram de um artifício há muito tempo usado nas guerras européias:a biológica.Foi com a introdução da varíola-o mal dos franceses-que Hernan Cortez conseguiu reduzir drasticamente os efetivos militares astecas durante o cerco da capital.

Os nativos não tinham a imunidade contra a doença do modo como os europeus tinham e essa fraqueza foi explorada durante os ataques envenenando a água consumida na cidade.Somado ao fato de milhares de guerreiros nativos rivais dos astecas que se juntaram aos poucos espanhóis.

'O historiador Eduardo Galeano confirma que mais de 1/3 da população nativa já estava morta menos de 100 depois da conquista espanhola'

Também comum na cultura dos povos mesoamericanos são os sacrifícios humanos.Os deuses do panteão asteca eram sedentos do sangue para manter a ordem no mundo e a fartura nas colheitas.A morte era uma situação comum e naturalizada dentro da cultura asteca.E não somente prisioneiros de guerra eram sacrificados mas muitos voluntários se ofereciam como vítimas do sangrento ritual.

Tenochtitlán-O último lar dos Astecas

Há quase 500 anos um dos impérios mais disseminados e prósperos da América encontrava seu fim na mão do conquistador europeu liderado na figura de Hernán Cortez.Os astecas que haviam migrado do Norte do México pra Iucatán no Sul durante a Idade Média ainda,se fixaram e prosperaram construindo uma das maiores cidades de todo o planeta na época.

Ela foi maior até que as cidades européias, soterrando um lago para formar uma ilha artificial.Isso mesmo uma ilha artificial que seria a capital do império usando ferramentas simples de pedra para isso já que os metais não eram tão difundidos entre eles,até que se prove o contrário.

Tenochtitlán,'a cidade do cacto sagrado' na tradução original,era uma cidade grande com complexo sistema de ruas e construções,não havia a roda e nem mulas de carga sendo assim o transporte de pesos eram feitoS pelos próprios moradores além das balsas pois a cidade era cheia de canais que serviam como ruas em si como Veneza e suas gôndolas.

A queda da cidade é uma mistura de fatos e mitos com um tom dramático envolvendo traição,guerra biológica,uso de armas de fogo,cavalos e cães além de armaduras de aço,fome e cansaço que por fim minou a resistência da cidade diante do ataque espanhol.


Indicação de filme: Apocalypto de Mel Gibson(2006) Mostrando a civilização maia até a chegada dos primeiros europeus.

Referências:

Jacques Soutelle-A Civilização Asteca

Roy Willis-Mitologias:Deuses,Heróis e Xamãs nas Tradições e lendas de Todo o Mundo


LEIA TAMBÉM 

É Verdade que os Vikings chegaram na América antes de Cristovão Colombo?

Quais povos praticavam o Sacrifício humano?

Por que afinal Portugal e Espanha foram os países pioneiros nas Descobertas Marítimas?

domingo, 4 de julho de 2021

O Mistério do Rei-Rato-Você conhece esse raro Fenômeno?

A postagem de hoje pode ser sensível para algumas pessoas com musofobia que é o nome técnico para o medo e repugnância aos ratos.Eles são animais que desempenham uma função dentro da cadeia alimentar quando estão na Natureza que ajudam no equilíbrio ecológico.Por outro lado quando entram nas casas de seres humanos e se alimentam do que encontram deixando vestígios de sua passagem como fezes e urina a situação se complica. São capazes de destruir móveis,aparelhos elétricos,roupas além de causar graves doenças em seres humanos.



Homem e rato-Velhos inimigos

Os ratos tem uma longa história de convivência forçada com os seres humanos.Tudo começou há cerca de 12 mil anos,no período histórico conhecido como Neolítico, quando estávamos deixando o modo vida nômade caçador-coletor para o de agricultor. Agora estávamos estabelecendo um local fixo para morar e ter filhos então passamos a domesticar animais e plantas e guardar os excedentes alimentares para épocas de seca e fome.

É exatamente dentro desse contexto histórico que surge a figura do rato que se infiltrava nos depósitos e armazéns de grãos para comê-los deixando vestígios de sua passagem.Fezes e urina além da devastação causada pela perda dos alimentos produziram uma péssima impressão nesses intrusos que a partir daquele momento se tornaram constantes em nossas vidas.

O Rei-Rato

O tempo passou e os ratos continuaram sendo intrusos indesejados em despensas,armazéns e qualquer lugar onde se guarda comida.A Idade Média européia conhecida pelos precários hábitos de higiene e saneamento básico foi um dos maiores focos de proliferação de doenças causadas por roedores.

Colônias de milhares desses roedores se espalhavam pelas cidades grandes se alimentando de dejetos humanos além de restos de comida que eram mal descartados devido à falta de coleta de lixo.Ainda hoje essas mesmas circunstâncias continuam facilitando a propagação dos ratos em nossas casas,jardins,garagens e etc.



Surge então um fenômeno muito raro que entrou para a história com o nome de rei-rato.Quando uma certa quantidade de ratos numa colônia entrelaçavam suas caudas umas nas outras misturando-as à sujeira,fezes,gelo ou qualquer outro detrito físico formava-se o rei-rato.Seria como um animal maior formado por vários outros.

Na história o rei-rato é um fenômeno biológico muito raro documentado cerca de 30 à 50 vezes,variando conforme as fontes estudadas, sendo o mais antigo de 1564.Quando descoberto o rei-rato era incinerado como medida de segurança devido às doenças produzidas em sua passagem.Ele indicava um mau presságio justamente por esse fato.Sua forma assustadora unindo vários roedores em um só amarrados em suas caudas contribuíam ainda mais para a má-fama desses bichos.

Múmia real de um rei-rato encontrado na Alemanha em 1828 e exibido num museu do país


Um dos mais famosos casos de rei-rato conhecidos e que se tornou um achado arqueológico de importância foi na Alemanha em 1828.Ele foi encontrado mumificado em um antigo moinho,aparelho movido a vento ou água usado para moer grãos,contendo 32 ratos amarrados pelas caudas sendo sua grande maioria formada por indivíduos adultos.

Este fato também demonstra que mesmo unidos por suas caudas o rei-rato foi capaz de sobreviver por um grande período de tempo se alimentando e talvez se deslocando já que não existe relato viável sobre esse tema.

Casos de rei-rato também foram noticiados na Nova Zelândia em 1930 cujo espécime está armazenado em um museu como curiosidade local.Alguns casos dos poucos conhecidos são relatados na Alemanha enquanto ainda em 2005 um caso foi visto na Estônia cujos animais ainda estariam vivos no momento do avistamento.

O Exército de ratos Indianos

Como já visto os ratos tem uma tendência natural a se proliferarem em grandes quantidades e em algumas cidades grandes como São Paulo e Nova Iorque chegam aos milhões se escondendo em tubulações,esgotos e túneis do metrô.

Rei-rato encontrado na França


Na Índia e Sudeste da Ásia um fenômeno natural também assustador envolvendo esses roedores acontece de tempos em tempos e ficou conhecido na língua local como Mautam.Uma grande 'inundação' de ratos desce das montanhas devastando plantações completas causando fome em cidades da região.O fenômeno por ser muito raro acontecendo cerca de 50 em 50 anos se tornou lendário nas áreas em que acontecem.

Uma grande quantidade de sementes de bambu cobre a região durante a floração alimentando os ratos que em busca de mais alimentos descem às culturas de grãos e plantações de seres humanos.

Tanto quanto o Mautam quanto o rei-rato demonstram o poder de adaptação desses roedores ao longo da história e sua capacidade de se proliferarem em grandes quantidades produzindo fenômenos biológicos incomuns.

LEIA TAMBÉM

Neolítico e o Nascimento das Sociedades

A Verdadeira história dos Leões de Tsavo-Os devoradores de Pessoas

O Problema da Poluição